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- Metodologias estatísticas na avaliação da qualidade da prestação de serviços no ensino superior aplicando modelo SERVQUAL: perceção dos estudantes do Instituto Superior Dom BoscoPublication . Parruque, Castigo Jossefa; Ferreira, Dário Jorge; Oliveira, TeresaEste estudo tem como objetivo investigar a qualidade dos serviços educacionais no Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), em Maputo, Moçambique, utilizando questionário na Escala de Likert e, como ferramenta de avaliação, o modelo SERVQUAL. Ao analisarmos as dimensões do modelo SERVQUAL individualmente na avaliação da qualidade de serviços de ensino superior pelo ISDB, verificamos que as áreas de Tangibilidade, Confiabilidade, Presteza e Empatia obtiveram pontuações iguais ou superiores a 3.88. Isto reflete a perceção dos estudantes sobre a qualidade dos serviços prestados pelo ISDB, em comparação com as suas expectativas. A qualidade da educação superior é um fator determinante para a formação e o sucesso dos estudantes, e a utilização do modelo SERVQUAL, que engloba as dimensões tangibilidade (a aparência física das instalações, equipamentos e pessoal), confiabilidade (a capacidade de prestar o serviço prometido de forma confiável e precisa), capacidade de resposta (a vontade de ajudar os estudantes e fornecer um serviço rápido), segurança (o conhecimento e a cortesia dos funcionários e sua capacidade de transmitir confiança e credibilidade) e empatia (a atenção individualizada fornecida aos estudantes e a disposição para entender suas necessidades), oferece uma estrutura abrangente para a análise. Uma amostra de 288 estudantes de diferentes cursos, onde foram considerados género, ano, regime e grau de frequência no ISDB, foi selecionada para participar da pesquisa. Os participantes responderam a um questionário baseado na Escala de Likert de 5 pontos, avaliando sua perceção em relação a cada item das cinco dimensões do modelo SERVQUAL. Os dados recolhidos foram submetidos a análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados apontaram para uma avaliação positiva da qualidade dos serviços educacionais no geral, com médias de concordância próximas de 4 em todas as dimensões: Tangibilidade, confiabilidade, presteza e empatia. Estas dimensões obtiveram a maior pontuação média no desempenho do ISDB na prestação de serviços com qualidade segundo os padrões do modelo SERVQUAL, em comparação com a pontuação média obtida segundo as expetativas dos estudantes, isto é, os estudantes percebem o serviço a um nível satisfatório na aparência física das instalações, nos equipamentos, funcionários da instituição, na capacidade e na vontade de ajudar que o ISDB tem, de prestar o serviço prometido de forma confiável, precisa e rápida e na disposição com que o ISDB dá atenção individualizada e procura atender as necessidades dos estudantes. A dimensão "Segurança" apresentou a menor pontuação média no desempenho do ISDB, em comparação com a pontuação média obtida na avaliação de qualidade de serviços segundo as expetativas dos estudantes, indicando possíveis oportunidades de melhoria em relação ao conhecimento e à cortesia dos funcionários e sua capacidade de transmitir confiança e credibilidade nos estudantes. Na inferência estatística, com uma significância de 5%, os resultados indicaram que a satisfação global em relação ao serviços educacionais, segundo as expetativas e o desempenho nas dimensões do modelo SERVQUAL, não variou de acordo com a faixa etária, o curso, a frequência e o regime dos estudantes. No entanto, variou significativamente segundo o ano de frequência. As expetativas dos estudantes e o desempenho do ISDB na prestação de serviços de qualidade, segundo a perceção dos estudantes, influenciaram positivamente e negativamente, respetivamente, na satisfação global. Os dados foram provenientes das expetativas e do desempenho do ISDB foram adequados (KMO acima de 0.9) para análise fatorial (AF). A fiabilidade e consistência interna dos fatores retidos na AF revelaram-se excelentes, com um valor do coeficiente alfa de Cronbach superior a 0.9. A pesquisa enfatiza a relevância de avaliar constantemente a qualidade da educação superior para garantir aprimoramentos contínuos. A combinação da Escala de Likert com o modelo SERVQUAL proporciona uma abordagem completa para a avaliação da qualidade, permitindo que as instituições de ensino identifiquem pontos fortes e áreas de desenvolvimento. Compreender as perceções dos estudantes é crucial para aprimorar a experiência académica e garantir que os serviços educacionais atendam às necessidades e expetativas dos estudantes.
- eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): protótipo de curso baseado num jogo abertoPublication . Santiago, Lucas Ferreira; Souza, Flávio; Morgado, LinaEsta dissertação que se apresenta está dividida em duas partes: a primeira, focase no Enquadramento teórico e a segunda parte, apresenta e descreve o Estudo Empírico. Encontra-se estruturada em quadro capítulos se apresentam em seguida. A Introdução descreve o enquadramento geral do trabalho, apresenta o problema, as motivações para a escolha do tema, as questões de investigação, bem como os objetivos do estudo. O capítulo 1 intitulado eLearning para a Formação Técnica do Profissional de Vinhos – o Escanção faz-se o enquadramento teórico que integra a problemática no contexto da formação a distância e da formação profissional fundamenta da formação a propor. O capítulo 2 descreve a metodologia do estudo, apresenta os aspetos metodológicos, identifica os instrumentos de recolha de dados, a população e a amostra, bem como as técnicas de análise e os métodos utilizados. O capítulo 3 corresponde à apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos a partir dos dados recolhidos no estudo bem como a sua argumentação a partirdos autores mencionados na fundamentação teórica. Finalmente, no capítulo 4 corresponde à apresentação da proposta do curso online aberto baseado num jogo e, um capítulo final, dedicado às considerações finais.