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- Competências digitais na área da segurança digital: percepção dos docentes do ensino superior à distância do BrasilPublication . Pimentel, Luciana Robaina; Morgado, LinaEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes do ensino superior à distância do Brasil em relação às competências digitais da área da segurança digital estabelecidas no DigComp 2.2. A utilização imersiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e as transformações que a sociedade vem atravessando nos últimos anos requerem, em especial dos docentes, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que são denominadas competências digitais (CD). As CD são essenciais para o uso das tecnologias digitais (TD), e a resolução de problemas complexos, em especial no que diz respeito à área da Segurança Digital (cibersegurança). Essas competências específicas são transversais e imprescindíveis para utilização crítica e segura no ciberespaço. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Foi realizada uma Revisão de Literatura sobre a área das Competências Digitais da área da Segurança Digital, em seguida, a coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com 14 docentes especialistas doutores em competências digitais do Brasil. A partir da análise dos dados, foi possível inferir da percepção dos docentes: eles possuem níveis intermediários, em relação à área da segurança digital para proteção dos: dispositivos, dados, identidade digital, saúde e bem-estar. Porém, possuem níveis mais baixos na dimensão das competências digitais para diminuição dos impactos das tecnologias para proteção ao meio ambiente, o que denota proficiência básica nesta última. Constatou-se a necessidade de mais formações iniciais de professores na área da segurança digital, assim como, a promoção da formação continuada ao longo da vida para os docentes, e a inclusão desses conteúdos nos currículos acadêmicos. Pois, o crescente aumento dos riscos e ameaças cibernéticas impacta as esferas mentais, físicas e legais de docentes e estudantes.