LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologiaPublication . Garcia, JardelO objetivo deste trabalho é demonstrar uma experiência desenvolvida no ensino superior brasileiro, para aprendizagem de tecnologias de bancos de dados relacionais, na qual foi utilizada a plataforma Pluto para criar um mundo digital virtual 3D gamificado. O Pluto implementa características de um metaverso que foram combinadas com elementos de jogos digitais do estilo escape room para criar um jogo de exploração cujo objetivo é a aprendizagem de parte da linguagem de consulta estruturada (SQL) de bancos de dados em sistemas informatizados. A experiência foi bem recebida pelos estudantes que destacaram pontos positivos tanto sobre suas aprendizagens quanto sobre o Pluto, o que serve de base para entender melhor a plataforma e pensar o seu uso para experiências futuras.
- A competencia escrita en español como lingua extranjera en el contexto digital: propusta de invetestigación en una universidad portuguesaPublication . Navas de Pereira, Grauben Helena; Morgado, Lina; Chenoll, AntonioSe presenta un proyecto doctoral circunscrito al área de didáctica de lenguas extranjeras que busca profundizar en la investigación sobre las herramientas digitales utilizadas por estudiantes universitarios de español como lengua extranjera (ELE) en el contexto universitario portugués. Se plantea explorar cómo los estudiantes integran (o no) los recursos lingüísticos digitales al escribir en un contexto digital para mejorar sus textos en el nivel lingüístico. Se propone trabajar con un diseño de investigación cuasiexperimental que proporcionará datos cuantitativos y cualitativos sobre la influencia del uso de tales recursos digitales en sus textos escritos. Esta propuesta de investigación se nutre de los aportes de disciplinas como la lingüística aplicada y análisis de errores e interlengua con el fin de ofrecer un aporte a la didáctica de lenguas extranjeras, particularmente a la promoción de la competencia escrita en español como lengua extranjera en el contexto universitario.
- A contribuição das abordagens do design educacional para a pesquisa-formação de professoresPublication . Carolei, Paula; Morgado, LinaEsse trabalho investiga a contribuição das abordagens do Design Educacional para a pesquisaformação de educadores a partir da criação e adaptação de artefactos a partir das metodologias do design que podem tornar-se dispositivos formativos e ajudar a desenvolver uma postura mais reflexiva, projetural e protagonista em educadores, apoiando a concretização de ações educacionais. O Design, como campo de conhecimento, que estuda a concretização de projetos, pode dispor de artefactos como frameworks, canvas, personas, cards ou jogos que têm a intenção de dar visibilidade ao pensamento e à complexidade dos processos ajudando a promover a consciência e concretude do que é abstrato e intuitivo, apoiando assim, ações mais estratégicas e viáveis. Apresentamos um quadro relacionando as abordagens do Design e os desafios da pesquisa formação de professores e a proposta de alguns frameworks que estão em desenvolvimento aprimoramento, prototipagem, validação como artefactos de apoio para lidar com esses desafios.
- Creative framework methodologies: application and improvement of teacher authorshipPublication . Carolei, PaulaA principle that enables creative practice is the action of designing, which goes beyond planning, since the artifacts and processes that support projects usually help to make it concrete and tangible. This framework was written and validated by peers and published in its first version. According to recommenda tions, the framework was improved theoretically and turned into a gamified interaction, in which people can explore the various tracks with examples and answer reflective questions about their practice. This chapter describes the application, improvement, and refining of the creative methodologies framework with the intention of supporting reflection and transforming teaching practice, making teachers more creative and improve teacher authorship. This chapter presents a second iteration of the artifact, in which it was deepened in terms of theoretical reflection and used in a teacher training course in which teachers should explore the artifact and propose a pedagogical action plan with the support of this framework.
- Creative methodologies: designing a framework for teacher reflection and authorshipPublication . Carolei, PaulaThis research has as its main objective to create, test and improve methodologies and artefacts that help teachers to reflect to transform their practices, making them more creative. Actions are expected that go beyond envisioned planning, but that the teacher is able to concretize, evaluate and continuously improve his/her pedagogical actions. This paper describes the creation of a framework that aims to promote reflection on creative methodologies by teachers, helping them to make explicit the creative movements they already make highlighting their authorial moments, their limits, challenges and difficulties, as well as getting to know new creative possibilities. The data used for the initial construction of this framework was collected in two online courses on Design of Pedagogical Strategies, in which the participating teachers had to describe their teaching practices. From the qualitative analysis of this data, we mapped the challenges and strains in the construction of pedagogical strategies, as well as the fashions and trends that appeared in the discourses. An analysis of formative needs was made and a categorization was created based on a theoretical reflection and critical analysis of the trends presented in the teachers' data, emphasizing the importance of teachers' authorial and creative stances in their methodological construction. In this article, we will describe the mapped data, the categorization and the theoretical foundations that supported the construction of this framework. We will also describe the categories and the first validation phase already carried out as well as the next steps for a large-scale application.
- Digital identity of researchers 2.0: the case of their personal learning networkPublication . Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, LinaThis chapter results from an investigation into the digital identity of a community of researchers, part of a PhD study on Education focused on Personal Learning Networks (PLN). Today the social web is a massive reality in academic research, which leads to question the importance of the digital presence of researchers in these informal contexts and how they relate to each other. With the evolution of the inter net, new challenges are posed to researchers, both socially (social web) and academically. Immersion in these digital environments promotes the development of open research practices, with evidence of interactions between group members, stressing the collaborative way we interact in the context of learning throughout life. Thus, the social web allows the researcher 2.0 to access the work of other researchers quickly and effectively, sharing content and collaborating with others through a PLN. This personal network requires a range of skills related to the digital identity of researchers, considering the environ ment in which they are operating.
- Educação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: construindo referenciais de qualidadePublication . Tumbo, Dionísio; Morgado, LinaEste texto, resultando do recorte do projeto de investigação em andamento para os estudos avançados de pós-doutoramento, centra sua a abordagem num Referencial de Qualidade para os Modelos de Educação a Distância e eLearning. Traz uma abordagem do cunho qualitativo operacionalizado pela revisão e análise bibliográfica com a intenção de diagnosticar o panorama da Educação a Distância (EaD) e eLearning para, seguidamente, sugerir um referencial de qualidade que poderá orientar a conceção, governação, práticas e (auto) avaliação dos programas de educação e formação em EaD e eLearning em IES moçambicanas. Entendemos que se trata de um tema bastante pertinente e instigante, pois a experiência que se tem, é que os docentes e investigadores desta modalidade são imigrantes, vindo com suas “trouxas”: teoria e prática de educação presencial, que nestes tempos pandémicos de SARS COV 2, associados aos tempos de cibercultura, começam já a perder sentido. Assim, esperamos apresentar e descrever as principais categorias, em termos de: Perfil dos atores educativos; Organização de cursos de Educação a Distância (EaD) e eLearning; Orientações pedagógicas; Tecnologias de comunicação; Distribuição e mediatização dos conteúdos; Infraestruturas tecnológicas de suporte. Estas tem sido comumente abordadas em vários referenciais de qualidade que tendem inspirar a conceção, acreditação e avaliação prévia e em funcionamento dos cursos e programas oferecidos em EaD e eLearning na Educação Superior.
- EDUTECH − Asistencia Tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior VirtualPublication . Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Francisco, ManuelaA promoção da acessibilidade e inclusão nas instituições de Ensino Superior (IES) é um desafio global, mas que é particularmente importante em regiões, como a América Latina. Nesta região, as IES demonstram dificuldades em enquadrar os estudantes com necessidades educativas especiais devido, fundamentalmente, aos diminutos recursos passíveis de ser alocados à implementação de estratégias institucionais visando esse objetivo. O projeto Asistencia tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior Virtual (EduTech), cofinanciado pelo programa Eramus+ da União Europeia, visa minorar o problema da acessibilidade tecnológica nessas instituições, auxiliando-as não apenas no estabelecimento de unidades assistenciais tecnológicas de acessibilidade, replicáveis e adaptáveis de acordo com as características das instituições, mas também a capacitar o pessoal envolvido nessas unidades assistenciais. Todavia, o projeto possui, ainda, uma visão mais holística, entendendo o processo de inclusão e participação dos estudantes do ensino superior de um modo mais abrangente, incluindo o apoio à respetiva inserção socioprofissional, a qual procura igualmente dinamizar.
- Exploring the impacts of distance higher education on adult learners' lives and reclaiming lifelong learning as a human development processPublication . Neves, Claudia; Henriques, SusanaThis article intends to launch discussion and reflection on two main themes: lifelong learning and digital literacy in nowadays societies. In looking for the intersections between these concepts to connote them with a more humanistic and holistic perspective, we explore the potentials of distance learning in the lives of adult learners. The empirical basis for this exploration is a survey applied to 706 (143 respondents) graduates in the education of the Portuguese Open University to know their future projects and the impact of this degree in the various dimensions of their personal, social and professional lives. The conclusions of this analysis point to recognition, by the respondents, of the positive impacts that distance higher education has in their personal and social lives. However, these impacts are not as visible in professional terms since the answers show little significant professional progressions. In this sense, the article concludes that it is important to rethink the founding ideas of the concept of lifelong learning from a humanistic perspective and to approach it with a holistic and transversal conception of what is now defined as digital literacy. Distance education, for adult learners, is a scenario that not only strengthens the personal, social and professional development of individuals, but also the development of competencies applied not only to the digital world but also to each person’s daily activities.
- Ferramentas de suporte ao mentoring onlinePublication . Rebordão, José Herculano; Morgado, LinaEsta comunicação apresenta uma síntese do projeto de desenvolvimento do protótipo da ferramenta Mentora, desde a justificação da ideia ao design do protótipo. Trata-se de uma nova ferramenta de mentoring desenvolvida para apoiar grupos em programas de mentoria nas organizações, quer sejam equipas de trabalho nas empresas ou em outro tipo de instituições, quer grupos de investigação, ou indivíduos que necessitam de ampliar conhecimentos em torno de temas ou desenvolvimento de competências. Apresenta-se um breve enquadramento teórico que contextualiza teoricamente o projeto as soluções tecnológicas de apoio à aprendizagem e à capacitação dos indivíduos com recurso ao mentoring. Finalmente apresenta-se uma breve visão do projeto, a metodologia de desenvolvimento do protótipo, as suas principais características e funcionalidades.