Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
capítulo | 4.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto, resultando do recorte do projeto de investigação em andamento para os estudos avançados
de pós-doutoramento, centra sua a abordagem num Referencial de Qualidade para os Modelos de
Educação a Distância e eLearning. Traz uma abordagem do cunho qualitativo operacionalizado pela
revisão e análise bibliográfica com a intenção de diagnosticar o panorama da Educação a Distância
(EaD) e eLearning para, seguidamente, sugerir um referencial de qualidade que poderá orientar a
conceção, governação, práticas e (auto) avaliação dos programas de educação e formação em EaD e
eLearning em IES moçambicanas. Entendemos que se trata de um tema bastante pertinente e
instigante, pois a experiência que se tem, é que os docentes e investigadores desta modalidade são
imigrantes, vindo com suas “trouxas”: teoria e prática de educação presencial, que nestes tempos
pandémicos de SARS COV 2, associados aos tempos de cibercultura, começam já a perder sentido.
Assim, esperamos apresentar e descrever as principais categorias, em termos de: Perfil dos atores
educativos; Organização de cursos de Educação a Distância (EaD) e eLearning; Orientações
pedagógicas; Tecnologias de comunicação; Distribuição e mediatização dos conteúdos; Infraestruturas
tecnológicas de suporte. Estas tem sido comumente abordadas em vários referenciais de qualidade
que tendem inspirar a conceção, acreditação e avaliação prévia e em funcionamento dos cursos e
programas oferecidos em EaD e eLearning na Educação Superior.
Description
Keywords
Educação a distância eLearning Qualidade Moçambique
Citation
Tumbo, D., Morgado, L. (2022). Educação a Distância e eLearning em instituições de Ensino Superior em Moçambique: construindo Referenciais de Qualidade, Morgado, L., Aires, M.L., Seabra, F., Paz, J. Rocha, A. (Eds). Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022, pp. 18-23, LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5
Research Projects
Research Project
Organizational Units
Journal Issue
Publisher
LE@D, Universidade Aberta