Publication
Educação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: construindo referenciais de qualidade
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 05:Igualdade de Género | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Tumbo, Dionísio | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T10:22:44Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T10:22:44Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Este texto, resultando do recorte do projeto de investigação em andamento para os estudos avançados de pós-doutoramento, centra sua a abordagem num Referencial de Qualidade para os Modelos de Educação a Distância e eLearning. Traz uma abordagem do cunho qualitativo operacionalizado pela revisão e análise bibliográfica com a intenção de diagnosticar o panorama da Educação a Distância (EaD) e eLearning para, seguidamente, sugerir um referencial de qualidade que poderá orientar a conceção, governação, práticas e (auto) avaliação dos programas de educação e formação em EaD e eLearning em IES moçambicanas. Entendemos que se trata de um tema bastante pertinente e instigante, pois a experiência que se tem, é que os docentes e investigadores desta modalidade são imigrantes, vindo com suas “trouxas”: teoria e prática de educação presencial, que nestes tempos pandémicos de SARS COV 2, associados aos tempos de cibercultura, começam já a perder sentido. Assim, esperamos apresentar e descrever as principais categorias, em termos de: Perfil dos atores educativos; Organização de cursos de Educação a Distância (EaD) e eLearning; Orientações pedagógicas; Tecnologias de comunicação; Distribuição e mediatização dos conteúdos; Infraestruturas tecnológicas de suporte. Estas tem sido comumente abordadas em vários referenciais de qualidade que tendem inspirar a conceção, acreditação e avaliação prévia e em funcionamento dos cursos e programas oferecidos em EaD e eLearning na Educação Superior. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Ação financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Tumbo, D., Morgado, L. (2022). Educação a Distância e eLearning em instituições de Ensino Superior em Moçambique: construindo Referenciais de Qualidade, Morgado, L., Aires, M.L., Seabra, F., Paz, J. Rocha, A. (Eds). Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022, pp. 18-23, LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-927-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13033 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.2/12061 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | eLearning | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Moçambique | pt_PT |
dc.title | Educação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: construindo referenciais de qualidade | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.title | Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Tumbo | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Dionísio | |
person.givenName | Lina | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8709-9952 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6b62c62f-48c9-4e17-bdab-419688021c7e | |
relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isProjectOfPublication | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- dtumbo_linamorgado_favançada_MeetUP22.pdf
- Size:
- 4.62 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- capítulo
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: