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  • Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.
  • DK eLearning-TPCK na língua e cultura espanhola na educação a distância
    Publication . Setién, Ana; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O Modelo DK eLearning baseado num poliedro composto por quatro faces triangulares , destaca-se principalmente dos outros modelos pelo vértice/círculo central (DK eLearning – sala de aula virtual).
  • Design of a learning framework for open mobile applications
    Publication . Filipe, Ana; Nobre, Ana
    Através da metodologia de pesquisa baseada em design, está sendo conduzida uma investigação sobre o desenho de uma estrutura de aprendizado sobre a utilização e desenvolvimento de recursos educacionais abertos, com foco em aplicativos abertos para dispositivos Smartphone. Como resultado da investigação, espera-se que seja projetado e implantado um curso aberto, disponível para qualquer pessoa que queira aprender sobre integração de tecnologia aberta na educação, sobre como usar e construir, no contexto educacional específico de cada pessoa, aplicativos para Smartphone. Os conteúdos deste curso são eles próprios Recursos Educacionais Abertos, assim como a linguagem de programação selecionada para promover o desenvolvimento de aplicativos é também uma linguagem de programação aberta. As etapas tomadas desde o início da investigação até a interação do terceiro design de curso são descritas neste artigo, juntamente com alguns raciocínios sobre os dados coletados.
  • Tecnologias digitais abertas para dinamização da leitura no 1º ciclo
    Publication . Caparica, Joana; Nobre, Ana
    Num contexto de desenvolvimento rápido das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e da revolução ocasionada pela Internet, os vários setores da sociedade sofreram uma transformação profunda. A informação veicula na Internet fomentando assim a construção de conhecimento assente na partilha e na colaboração, numa dinâmica de Educação Aberta e em rede. A Educação Aberta, a proliferação de Recursos Educacionais Abertos e das Tecnologias Digitais Abertas, ao serviço de professores e alunos, vêm agora ampliar todas as formas de aprendizagem, tornando-se um desafio acompanhar esta evolução no espaço da sala de aula. Neste artigo é apresentado o processo de criação de um REA (Recurso Educacional Aberto), dirigido sobretudo a professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, que lhes possibilite a dinamização da leitura, dentro e fora da sala de aula, assente nas tecnologias digitais abertas e ferramentas da Web.
  • Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
    Publication . Pereira, Jasete Maria da Silva; Nobre, Ana; Pinto, Anamelea
    No presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didático- pedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.
  • Educação aberta e tecnologia aberta na formação de professores
    Publication . Filipe, Ana; Nobre, Ana
    A investigação tem demonstrado a importância da utilização de tecnologias no ensino. No entanto, verifica-se que estas nem sempre são utilizadas de forma efetiva. Uma das justificações apontadas para esta lacuna entre as tecnologias e a sua integração no ensino é a falta de formação dos professores. A Educação Aberta, onde se inserem os Recursos Educacionais Abertos, tem como objetivo a diminuição de barreiras no acesso à educação e fornece um espaço para formação de professores no uso de tecnologias no ensino. Neste artigo apresentamos o trabalho desenvolvido no desenho de um curso de formação, a disponibilizar de forma aberta, relativo ao desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para Smartphone. Pretende-se assim estudar de que modo o mesmo pode contribuir para a mudança do paradigma de ensino tradicional, para um outro, mais centrado no estudante e promover uma atualização dos conhecimentos tecnológicos dos professores. Uma das atividades de aprendizagem incluída na formação é o desenvolvimento de uma app educacional através da linguagem de programação App Inventor. Este artigo descreve a investigação em curso, apresentando algumas conclusões preliminares resultantes dos dados reunidos até ao momento.
  • O presente digital: o uso de podcasts e de showcasts
    Publication . Marmeleira, Ana; Nobre, Ana
    Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade tanto no ensino online (mas garantindo a não presencialidade e a flexibilidade de horário) como no ensino presencial (contornando o constrangimento que muitos alunos sentem em expor-se oralmente, o imediatismo e a efemeridade da oralidade, e as limitações resultantes do número de alunos por turma). Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usados podcasts e showcasts para praticar e avaliar a oralidade dos estudantes. Fez-se, então, uma aplicação dessa metodologia a uma turma do ensino secundário presencial, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os alunos
  • Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
    Publication . Nobre, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes.
  • Inovação mediada por Recursos Educacionais Abertos(REA): o caso da Universidade Aberta
    Publication . Mallmann, Elena Maria; Mendes, António Quintas; Nobre, Ana; Jacques, Juliana Sales
    O foco central é analisar o potencial da integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no design pedagógico em cursos de formação inicial e continuada na modalidade online enquanto expressão didático-pedagógica inovadora. Assim, na primeira parte abordam-se os conceitos relacionados aos REA. Na segunda parte explicitam-se mecanismos metodológicos de pesquisa no âmbito da proposta de comunidades de investigação na Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se exemplares de recursos e actividades de design pedagógico de duas unidades curriculares (UC) de um curso de mestrado online. Seguindo, destacam-se as análises e as conclusões referenciando a necessidade de desenvolver práticas escolares inovadoras.
  • Dos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais (abertos)
    Publication . Mallmann, Elena Maria; Nobre, Ana
    Analisa-se conceitos da didática e definições sobre recursos educacionais, objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos. Os resultados, oriundos da revisão bibliográfica, evidenciam: a) publicação acentuada a partir da proposição do conceito objetos de aprendizagem; b) terminologia dispersa para tratar do mesmo assunto; c) influência das tecnologias digitais na evolução dos recursos tecnicamente mais fechados para opções de acesso livre; d) publicações com formatos em sites e blogs para além dos artigos em periódicos e capítulos de livros; e) a produção conceitual sobre objetos de aprendizagem digitais impulsionou a criação de repositórios digitais; f) pouca evidência de aplicações práticas. Como conclusão, destaca-se que princípios de acesso, reutilização, remixagem e recompartilhamento resultam da história educacional caracterizada pela natureza teórico-prática dos recursos disponíveis. Sua consolidação implica análise efetiva sobre o potencial prático de implementação.