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- Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discentePublication . Pereira, Jasete Maria da Silva; Nobre, Ana; Pinto, AnameleaNo presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didático- pedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.
- Actas do Primeiro Encontro de Arqueologia de LisboaPublication . Cardoso, João LuísNo dia 24 de Novembro de 2017, teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, integrada no II Congresso de Arqueologia da Associação dos Arqueólogos Portugueses, a apresentação das Actas do 1.º Encontro de Arqueologia de Lisboa, promovido pelo Centro de Arqueologia de Lisboa (Câmara Municipal de Lisboa). Tendo o signatário sido convidado pelo Coordenador do referido Centro, Dr. António Marques, para apresentar as actas daquele encontro, foi elaborado o texto que agora se publica.
- Património da cultura da vinha do PicoPublication . Nicolau, Paula Bacelar; Pereira, PedroDocumento audiovisual, sobre o valor patrimonial - biológico, geológico, e social - associado à cultura da Vinha na Ilha do Pico, Açores. Documento preparado no âmbito do “Seminário "Ilha do Pico: Ambiente, Património, smo Sustentável; Madalena, Açores 24-25 março 2017”, Coleção Ciência e Cultura nº 3, Edições Universidade Aberta, ISBN 978-972-674-823-6 (https://indd.adobe.com/view/106e7a23-2450-4b52-bf84-6872d2101712).
- 6º Retiro Doutoral em Média-Arte DigitalPublication . Marcos, Adérito; Tavares, Mirian; Bidarra, José; Martins, Amílcar; Coelho, José; Carvalho, Elizabeth; Saldanha, Ângela; Mucheroni, MarcosLivro de bordo do 6º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Ad Astra Per Aspera”, Centro Cultural Magalhães Lima, Alfama, Lisboa, 21-27 julho de 2018.
- Caetobriga: o sítio arqueológico da Casa dos Mosaicos: recensão de uma obra fundamentalPublication . Cardoso, João LuísO volume 17 (2018) da revista Setúbal Arqueológica, editada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal / Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) é obra exemplar. Nela se evidencia o compromisso do MAEDS com a memória da cidade de Setúbal – ou o compromisso difícil entre a preservação da Memória e as exigências da moderna vida citadina dos setubalenses –, o qual se assume como sua preocupação prioritária, expressando-se pelas múltiplas escavações no domínio urbano por si conduzidas.
- Observe as raízes das suas orquídeas!Publication . Nicolau, Paula BacelarRaízes das orquídeas: caracteríticas estruturais, funções, e evolução.
- Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania globalPublication . Sequeira, Rosa MariaA leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos.
- Education for sustainable development in Portuguese universitiesPublication . Farinha, Carla; Azeiteiro, Ulisses; Caeiro, SandraPurpose – This paper aims to determine, from key actors’ perspective, how sustainability has been integrated into the policies and strategies of higher education institutions (HEIs), particularly Portuguese public universities, within the framework of the United Nations Decade of Education for Sustainable Development (UN DESD) 2005-2014. Design/methodology/approach – Semi-structured exploratory interviews were conducted after gathering a sample of 15 key actors in decision-making processes who designed and implemented Portuguese education for sustainable development (ESD). Seven interviews with the key actors were undertaken and analyzed, leading to other plans, policies and programs that were not publicly accessible. Findings – The main findings are the lack of commitment from governmental institutions to implementing ESD at the university level and how few documents are partially linked to sustainable development, according to the key actors’ opinions. Nevertheless, Portuguese universities’ autonomy and their social responsibility have lead them to develop several initiatives and policies toward ESD. Research limitations/implications – Convenience sample does not allow results to be generalized to all Portuguese HEIs. Future investigation will be undertaken, including the analysis of plans, policies and strategies at university level, and a questionnaire survey will be applied to those responsible for implementing sustainability in Portuguese universities. Practical implications – This study provides findings, conclusions and recommendations that ultimately motivate HEIs to achieve sustainable development and to be more effective in integrating sustainability into their policies and strategies. Originality/value – The paper contributes to the literature by reflecting the lack of integration of policies and strategies in HEIs in a southern European country (Portugal), within the framework and goals of the UN DESD 2005-2014, and by explaining similar patterns probably existing in other countries
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: o 1.º Programa Wikipédia na Universidade em PortugalPublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como Recurso Educacional Aberto (REA). No nosso enquadramento teórico, convocamos o conceito de Educação Aberta explorando-o quer nos seus conceitos fundadores, quer nas práticas e desafios que apresenta, dos quais fazem parte os REA e a Wikipédia. A investigação traduz a primeira parceria entre uma Universidade Portuguesa e o capítulo português da Wikimedia Foundation no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade (PWU); concretamente, teve lugar numa Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta. Esta parceira tem o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção e potenciando benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a sua integração curricular. Metodologicamente, assenta no estudo de caso e em diversas estratégias para a recolha de dados (inquérito por questionário, inquérito por entrevista e observação). À semelhança de iniciativas congéneres, noutros países, trouxe vantagens para todos os intervenientes envolvidos no processo. Mais especificamente, os resultados obtidos salientam o reconhecimento por parte da docente coordenadora das vantagens de participar no PWU. Por parte dos estudantes, foi possível constatar que partindo de perceções e utilizações que traduzem envolvimentos diferentes, quer no projeto Wikipédia, quer no PWU, todos revelaram uma evolução bastante positiva. Constatamos, portanto, que a integração curricular da Wikipédia através do PWU teve impacte real na unidade curricular em que foi implementada, em particular nas conceções e práticas dos estudantes que a frequentaram. Assim, desejamos que possa ser mantida e alargada a outras unidades curriculares, na mesma ou noutras instituições de ensino superior, nomeadamente em Portugal.
- O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distânciaPublication . Oliveira, Ricardo; Pereira, AldaO presente trabalho desenvolveu-se com base na aplicação de um modelo que apresenta um quadro concetual que procura enquadrar em quatro dimensões as práticas de avaliação e contribuir para a sustentabilidade dessas mesmas práticas, em contextos de aprendizagem digital – modelo PrACT (Praticabilidade, Consistência, Autenticidade e Transparência). Num contexto de Educação Superior a Distância, concretamente no 2.º Ciclo, o estudo tratou de aplicar a Dimensão «Transparência», na qual a estratégia de avaliação deve ser visível e compreensível por todos os intervenientes, evidenciando os estudantes. Assim sendo, o estudo foi orientado tendo como base quatro questões de investigação: (1) Que estratégias e instrumentos de avaliação digital são utilizados no Ensino Superior a Distância?; (2) Quais as formas de participação dos estudantes na sua própria avaliação?; (3) Qual o impacto das tecnologias digitais na apresentação e partilha dos processos e produtos de avaliação?; e (4) Qual a importância das tecnologias digitais na avaliação das competências a desenvolver? A investigação enquadrou-se, assim, no campo de estudo de múltiplos casos, de natureza qualitativa e descritiva. Numa perspetiva holística, a investigação focou cinco casos particulares, cada um deles correspondendo a uma Unidade Curricular de Mestrados. Os dados da investigação foram recolhidos por via de: entrevistas semiestruturadas; inquéritos por questionário (docentes e estudantes) e análise documental específica de cada Unidade Curricular em estudo. Para uma melhor apreciação dos parâmetros da dimensão «Transparência» foi desenvolvido um guião de análise. Embora a metodologia aplicada não permita generalizações, constatou-se que as tecnologias digitais: facilitaram a realização das tarefas de avaliação; facilitaram a partilha dos produtos e originaram maior interesse na realização das tarefas de avaliação. Perante os dados recolhidos, e considerando a dimensão da «Transparência», verificou-se que: o parâmetro mais frágil foi o da «Visibilidade» e o mais fortalecido o do «Impacto».