Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distânciaPublication . Oliveira, Ricardo; Pereira, AldaO presente trabalho desenvolveu-se com base na aplicação de um modelo que apresenta um quadro concetual que procura enquadrar em quatro dimensões as práticas de avaliação e contribuir para a sustentabilidade dessas mesmas práticas, em contextos de aprendizagem digital – modelo PrACT (Praticabilidade, Consistência, Autenticidade e Transparência). Num contexto de Educação Superior a Distância, concretamente no 2.º Ciclo, o estudo tratou de aplicar a Dimensão «Transparência», na qual a estratégia de avaliação deve ser visível e compreensível por todos os intervenientes, evidenciando os estudantes. Assim sendo, o estudo foi orientado tendo como base quatro questões de investigação: (1) Que estratégias e instrumentos de avaliação digital são utilizados no Ensino Superior a Distância?; (2) Quais as formas de participação dos estudantes na sua própria avaliação?; (3) Qual o impacto das tecnologias digitais na apresentação e partilha dos processos e produtos de avaliação?; e (4) Qual a importância das tecnologias digitais na avaliação das competências a desenvolver? A investigação enquadrou-se, assim, no campo de estudo de múltiplos casos, de natureza qualitativa e descritiva. Numa perspetiva holística, a investigação focou cinco casos particulares, cada um deles correspondendo a uma Unidade Curricular de Mestrados. Os dados da investigação foram recolhidos por via de: entrevistas semiestruturadas; inquéritos por questionário (docentes e estudantes) e análise documental específica de cada Unidade Curricular em estudo. Para uma melhor apreciação dos parâmetros da dimensão «Transparência» foi desenvolvido um guião de análise. Embora a metodologia aplicada não permita generalizações, constatou-se que as tecnologias digitais: facilitaram a realização das tarefas de avaliação; facilitaram a partilha dos produtos e originaram maior interesse na realização das tarefas de avaliação. Perante os dados recolhidos, e considerando a dimensão da «Transparência», verificou-se que: o parâmetro mais frágil foi o da «Visibilidade» e o mais fortalecido o do «Impacto».
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: o 1.º Programa Wikipédia na Universidade em PortugalPublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como Recurso Educacional Aberto (REA). No nosso enquadramento teórico, convocamos o conceito de Educação Aberta explorando-o quer nos seus conceitos fundadores, quer nas práticas e desafios que apresenta, dos quais fazem parte os REA e a Wikipédia. A investigação traduz a primeira parceria entre uma Universidade Portuguesa e o capítulo português da Wikimedia Foundation no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade (PWU); concretamente, teve lugar numa Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta. Esta parceira tem o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção e potenciando benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a sua integração curricular. Metodologicamente, assenta no estudo de caso e em diversas estratégias para a recolha de dados (inquérito por questionário, inquérito por entrevista e observação). À semelhança de iniciativas congéneres, noutros países, trouxe vantagens para todos os intervenientes envolvidos no processo. Mais especificamente, os resultados obtidos salientam o reconhecimento por parte da docente coordenadora das vantagens de participar no PWU. Por parte dos estudantes, foi possível constatar que partindo de perceções e utilizações que traduzem envolvimentos diferentes, quer no projeto Wikipédia, quer no PWU, todos revelaram uma evolução bastante positiva. Constatamos, portanto, que a integração curricular da Wikipédia através do PWU teve impacte real na unidade curricular em que foi implementada, em particular nas conceções e práticas dos estudantes que a frequentaram. Assim, desejamos que possa ser mantida e alargada a outras unidades curriculares, na mesma ou noutras instituições de ensino superior, nomeadamente em Portugal.
- O papel das autarquias na promoção da política local de educação na Região Autónoma dos Açores : o caso do município de Angra do HeroísmoPublication . Mateus, João Carlos Amador Lopes; Barreto, Maria AntóniaNuma ótica de descentralização e desenvolvimento integrado, a educação não pode estar desligada do poder local, quer no estrito cumprimento das suas atribuições e competências, quer extrapolando-as em margens de autonomia mais ou menos latas e intervenientes. Os municípios são órgãos importantes e insubstituíveis de administração educativa, uma vez que definem políticas locais mais ou menos explícitas, concebem ou facilitam a prossecução de projetos de parceria e apoio aos estabelecimentos de ensino, investem em infraestruturas de apoio à educação e cultura e, em vários casos, tentam suprir carências do sistema educativo. O objeto de estudo deste trabalho de investigação, centra-se na reflexão do papel das autarquias da Região Autónoma dos Açores na promoção de uma política educativa local. Partindo de uma abordagem à regulação das políticas educativas e à problemática do binómio centralização – descentralização da administração da educação no Arquipélago dos Açores, focámos o estudo num caso específico, o Município de Angra do Heroísmo. O estudo de caso foi a metodologia adotada e a entrevista semiestruturada a técnica de recolha de dados utilizada, tendo ainda sido efetuada análise documental. Os resultados do estudo evidenciam que o processo de transferência de competências regionais para as autarquias é fortemente condicionado pelo estatuto Político Administrativo da Região Autónoma dos Açores, consideradas as competências no âmbito do poder local. De acordo com a Constituição da República Portuguesa, o Arquipélago dos Açores constitui uma região autónoma dotada de autonomia política e administrativa, consubstanciada no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores e dispõe de competências para legislar em todas as matérias que não sejam da reserva dos órgãos de soberania e que constem de competências contido no seu Estatuto Político-Administrativo.
- Education for sustainable development in Portuguese universitiesPublication . Farinha, Carla; Azeiteiro, Ulisses; Caeiro, SandraPurpose – This paper aims to determine, from key actors’ perspective, how sustainability has been integrated into the policies and strategies of higher education institutions (HEIs), particularly Portuguese public universities, within the framework of the United Nations Decade of Education for Sustainable Development (UN DESD) 2005-2014. Design/methodology/approach – Semi-structured exploratory interviews were conducted after gathering a sample of 15 key actors in decision-making processes who designed and implemented Portuguese education for sustainable development (ESD). Seven interviews with the key actors were undertaken and analyzed, leading to other plans, policies and programs that were not publicly accessible. Findings – The main findings are the lack of commitment from governmental institutions to implementing ESD at the university level and how few documents are partially linked to sustainable development, according to the key actors’ opinions. Nevertheless, Portuguese universities’ autonomy and their social responsibility have lead them to develop several initiatives and policies toward ESD. Research limitations/implications – Convenience sample does not allow results to be generalized to all Portuguese HEIs. Future investigation will be undertaken, including the analysis of plans, policies and strategies at university level, and a questionnaire survey will be applied to those responsible for implementing sustainability in Portuguese universities. Practical implications – This study provides findings, conclusions and recommendations that ultimately motivate HEIs to achieve sustainable development and to be more effective in integrating sustainability into their policies and strategies. Originality/value – The paper contributes to the literature by reflecting the lack of integration of policies and strategies in HEIs in a southern European country (Portugal), within the framework and goals of the UN DESD 2005-2014, and by explaining similar patterns probably existing in other countries