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- Desafios da avaliação digital no ensino superiorPublication . Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Amante, LúciaA obra que aqui se apresenta consubstancia uma parte da investigação desenvolvida no âmbito do projeto “Avaliação e eLearning no Ensino Superior “(@ssess.he), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este projeto desenvolveu-se entre 2011 e 2013, e teve como foco a investigação em torno da avaliação digital no Ensino Superior. O projeto visou estudar as estratégias de avaliação digital, adequadas e válidas aos ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior, contribuindo para a clarificação de processos e visando a definição de indicadores que garantam a sua autenticidade e validade na avaliação de competências em contextos de elearning.
- Uma experiência de mobilidade virtual no contexto iberoamericano : participação da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta no Projeto PIMA-AIESADPublication . Seabra, Filipa; Moreira, DarlindaA Licenciatura em Educação da Universidade Aberta (UAb) participou, nos anos 2012/13 e 13/14, num projeto-piloto de mobilidade virtual no contexto Iberoamericano – o projeto PIMA-AIESAD. Reconhecendo-se a importância da promoção da mobilidade internacional da comunidade universitária, e as especificidades da população estudantil que frequenta o ensino superior a distância – tendencialmente população adulta e profissionalmente ativa – a mobilidade virtual oferece uma oportunidade de intercâmbio e enriquecimento científico e cultural inestimável para os estudantes da UAb. Esta comunicação, da autoria de duas pessoas diretamente implicadas na promoção e acompanhamento do referido projeto e partindo de relatos de experiências dos estudantes que participaram na iniciativa, procura apresentar e discutir as mais-valias dessa experiência, refletir sobre as limitações e dificuldades encontradas e servir de apoio a outros projetos de mobilidade virtual.
- Conceções de estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior onlinePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroTomando como ponto de partida uma extensa e cuidada revisão da literatura, e um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, acreditamos que a utilização da Wikipédia no campo educativo e académico deva ser fomentada. No entanto, para o fazer coerente e consistentemente, importa conhecer a priori as conceções que estudantes e professores têm sobre esta enciclopédia online; neste texto, apresentamo-las e discutimo-las na perspetiva dos estudantes, nomeadamente de estudantes do ensino superior online português. Para o efeito, damos conta de um inquérito por questionário que desenvolvemos e implementámos junto do referido público-alvo, questionário que foi previamente validado e disponibilizado online como instrumento de recolha de dados. Estes foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que os estudantes inquiridos consideram que a Wikipédia permite o acesso à informação, mas de modo superficial. Ou seja, consideram que a informação na Wikipédia necessita de ser sempre suportada por outras fontes, o que indicia que não será credível. Por outro lado, consideram que a construção colaborativa de um artigo na Wikipédia permite integrar diversas perspetivas, o que indicia uma possível abertura para a implementação de atividades letivas deste âmbito.
- ComplexidadePublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João Relvão
- Uma abordagem da gestão da qualidade para as PME : os quatorze pontos de DemingPublication . Jacquinet, MarcÉ importante contextualizar o trabalho de Deming, e nomeadamente os seus 14 princípios. A seguir o chamado “milagre japonês”, muito saliente nas publicações dos anos 1970 em adiante, aparecem um conjunto de obras sobre a crise ocidental e do seu modelo produtivo. O livro de Deming, Out of the Crisis de 1986 é a interpretar neste contexto de transformação do modelo produtivo estadunidense e centra-se na questão da qualidade como variável competitiva crucial. Para a qualidade e para a competitividade o autor propõe catorze princípios que vamos estudar a seguir.
- Dos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais (abertos)Publication . Mallmann, Elena Maria; Nobre, AnaAnalisa-se conceitos da didática e definições sobre recursos educacionais, objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos. Os resultados, oriundos da revisão bibliográfica, evidenciam: a) publicação acentuada a partir da proposição do conceito objetos de aprendizagem; b) terminologia dispersa para tratar do mesmo assunto; c) influência das tecnologias digitais na evolução dos recursos tecnicamente mais fechados para opções de acesso livre; d) publicações com formatos em sites e blogs para além dos artigos em periódicos e capítulos de livros; e) a produção conceitual sobre objetos de aprendizagem digitais impulsionou a criação de repositórios digitais; f) pouca evidência de aplicações práticas. Como conclusão, destaca-se que princípios de acesso, reutilização, remixagem e recompartilhamento resultam da história educacional caracterizada pela natureza teórico-prática dos recursos disponíveis. Sua consolidação implica análise efetiva sobre o potencial prático de implementação.
- Formadores de adultos : dilemas e práticas profissionais na área de matemáticaPublication . Fantinato, Cecilia; Moreira, DarlindaEste artigo tem por objetivo problematizar os desafios colocados aos formadores da área Matemática para a Vida (MV), bem como analisar a adaptação e criação de práticas profissionais que emergem da concretização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) existente na educação de adultos, em Portugal. Metodologicamente, o estudo desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa e multissituada, acompanhando a dinâmica dos Centros Novas Oportunidades e, particularmente, os formadores da área MV, os quais na sua maioria já tinham sido ou eram professores de matemática no ensino regular. Tendo por enquadramento os documentos oficiais de referência, emergiram, dos resultados da análise de conteúdo das entrevistas realizadas com os formadores, dilemas e desafios que são analisados face: às novas práticas pedagógicas que os formadores têm de desenvolver e implementar para atuar nesse modelo específico da educação de adultos; à diversidade existente entre os adultos que recorrem ao processo RVCC; à necessidade de descodificar e adaptar os documentos oficiais na área da MV. A pesquisa desenvolvida permitiu constatar que a metodologia do processo RVCC parece estimular nos formadores de MV uma postura dialógica e de legitimação de saberes matemáticos do cotidiano, que muito se aproxima de uma perspetiva etnomatemática. Os resultados apontam para novas posturas e práticas profissionais relacionadas com a procura de novas metodologias de ensino e de validação de aprendizagens, alargando anteriores perspectivas e desenvolvendo a identidade e a compreensão do significado de ser professor/ formador de uma forma mais holística e enquadrada na realidade educativa da formação de adultos.
- Emissão Nº 96Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoEmissão apresentada a partir do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, dedicada à oferta pedagógica da Universidade Aberta (UAb), na área do Ambiente: Entrevista ao professor Fernando Caetano, diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT); Reportagem do Seminário sobre Alterações Climáticas, no Auditório do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, inserido na semana de campo da Unidade Curricular “Trabalhos de Campo II”, da Licenciatura em Ciências do Ambiente, que teve lugar em Coruche; Depoimentos da docente da UAb, Ana Paula Martinho, coordenadora da Licenciatura em Ciências do Ambiente, de Filipe Duarte Santos, diretor do CCIAM- (Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), de Hélder Mutéia, representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP), de Patrícia Moreira, da Câmara Municipal de Coruche- CLiAdaPT.Local(Estratégias Municipais de adaptação às Alterações Climáticas), de Carla Oliveira, Vice-reitora da UAb e dos estudantes da UAb, Inês Pacheco e Ana Rodrigues; Entrevista à professora da UAb Ana Paula Fernandes, coordenadora da Unidade Curricular (U.C.) “Trabalhos de Campo II”; Árvore “Ginkgo biloba”, espécie emblemática do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, pela docente da UAb, Paula Nicolau. Reportagem do Congresso Internacional “100 ORPHEU”, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa: Depoimentos do crítico e filósofo Eduardo Lourenço, de Annabela Rita, presidente da Comissão Cientifica da Universidade de Lisboa, de Arnaldo Saraiva, professor jubilado da Universidade do Porto, de Ernesto Rodrigues, diretor do Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), de José Eduardo Franco, diretor-adjunto do CLEPUL e diretor do Projeto Vieira Global, de João Caetano, Pró-reitor da UAb e do docente da UAb, Dionísio Vila Maior, presidente da Comissão Organizadora. Fugas: A obra de Herberto Helder, pelo professor António Carlos Cortez. Noticias: Divulgação do cartaz “Ler o Mundo”, produzido pela Associação dos Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, no âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, assinalado no dia 23 de abril; Tertúlia no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, no âmbito das Comemorações do centenário do nascimento do matemático José Sebastião e Silva (1914- 1972). Agenda da semana: sugestões da UAb. No final, tempo ainda, para a uma conversa com Raquel Barata, do Serviço Educativo do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa.
- Response surface methodology: a review of applications to risk assessmentPublication . Oliveira, Teresa A.; Leal, Conceição; Oliveira, AmilcarRisk Analysis has assumed a crucial relevance over the past few years, particularly in dynamical systems with increasing complexity. Thanks to recent technological advances, the use of simulation techniques to estimate models has become the norm rather than the exception. These simulated models are used to predict the behavior of a system, to compute the probability of occurrence of a specific event and to predict the consequence of the said event. Uncertainty associated with the simulation, either in model parameters or in experimental data, requires its quantification as a prerequisite in probabilistic risk assessment. The computational costs of numerical simulations are often very high, thus the use of metamodels arises as a pressing necessity. Response Surface Methodology is known to be a suitable tool, both for the estimation of metamodels for the behaviors of systems and risk assessment, and for the quantification of uncertainty. A review of applications and of various aspects on the use of Response Surface Methodology in Risk Assessment Systems will be presented.
- Emissão Nº 97Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João20 Anos do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres (MEM), da Universidade Aberta: Entrevista à professora Teresa Joaquim, coordenação do MEM, docente da UAb. Apresentação do Consórcio entre a Universidade Aberta e a Universidade de Coimbra, na Sala do Senado, da Universidade de Coimbra. Depoimentos do professor Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta, do professor João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, do professor Domingos Caeiro, Vice-reitor da Universidade Aberta, do professor Joaquim Ramos Carvalho, Vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Internacionalização e da professora Carla Oliveira, Vice-reitora da UAb. Conferência “ Inovação na Educação a Distância e eLearning”, no âmbito do Ciclo de Conferências “O Presente e o Futuro na Educação a Distância e eLearning” , promovidas pelo Conselho Geral da Universidade Aberta: Depoimentos do professor Paulo dias, Reitor da UAb, de António Dias de Figueiredo, professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra e membro do Conselho Geral da UAb, de Fernando Ramos, conferencista, professor catedrático da Universidade de Aveiro, de João Filipe Matos, conferencista, professor catedrático da Universidade de Lisboa. Fugas: exposição “Nacional está a arder! O incêndio de 1964 e o fim de uma época”, no Teatro Nacional D. Maria II. Imagens e testemunhos do incêndio que há 50 anos destruiu o Teatro Nacional D. Maria II, pela Comissária da exposição, Cristina Faria. Notícias: Tomada de posse dos Pró-reitores da Universidade Aberta, dia 4 de maio de 2015: professora Glória Maria Bastos, Pró-reitora para a área de Inovação Pedagógica e o professor José António Porfírio, Pró-reitor para a área de Gestão e Desenvolvimento de Projetos; Protocolo entre a Universidade Aberta e RHmais- Organização e Gestão de Recursos Humanos, SA.