Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais (abertos)

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Analisa-se conceitos da didática e definições sobre recursos educacionais, objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos. Os resultados, oriundos da revisão bibliográfica, evidenciam: a) publicação acentuada a partir da proposição do conceito objetos de aprendizagem; b) terminologia dispersa para tratar do mesmo assunto; c) influência das tecnologias digitais na evolução dos recursos tecnicamente mais fechados para opções de acesso livre; d) publicações com formatos em sites e blogs para além dos artigos em periódicos e capítulos de livros; e) a produção conceitual sobre objetos de aprendizagem digitais impulsionou a criação de repositórios digitais; f) pouca evidência de aplicações práticas. Como conclusão, destaca-se que princípios de acesso, reutilização, remixagem e recompartilhamento resultam da história educacional caracterizada pela natureza teórico-prática dos recursos disponíveis. Sua consolidação implica análise efetiva sobre o potencial prático de implementação.

Description

Conferência Internacional realizada em Braga em 2015

Keywords

Objetos de aprendizagem Recursos educacionais abertos Tecnologias educacionais REA

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue