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Mallmann, Elena Maria

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  • Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.
  • Inovação mediada por Recursos Educacionais Abertos(REA): o caso da Universidade Aberta
    Publication . Mallmann, Elena Maria; Mendes, António Quintas; Nobre, Ana; Jacques, Juliana Sales
    O foco central é analisar o potencial da integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no design pedagógico em cursos de formação inicial e continuada na modalidade online enquanto expressão didático-pedagógica inovadora. Assim, na primeira parte abordam-se os conceitos relacionados aos REA. Na segunda parte explicitam-se mecanismos metodológicos de pesquisa no âmbito da proposta de comunidades de investigação na Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se exemplares de recursos e actividades de design pedagógico de duas unidades curriculares (UC) de um curso de mestrado online. Seguindo, destacam-se as análises e as conclusões referenciando a necessidade de desenvolver práticas escolares inovadoras.
  • Dos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais (abertos)
    Publication . Mallmann, Elena Maria; Nobre, Ana
    Analisa-se conceitos da didática e definições sobre recursos educacionais, objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos. Os resultados, oriundos da revisão bibliográfica, evidenciam: a) publicação acentuada a partir da proposição do conceito objetos de aprendizagem; b) terminologia dispersa para tratar do mesmo assunto; c) influência das tecnologias digitais na evolução dos recursos tecnicamente mais fechados para opções de acesso livre; d) publicações com formatos em sites e blogs para além dos artigos em periódicos e capítulos de livros; e) a produção conceitual sobre objetos de aprendizagem digitais impulsionou a criação de repositórios digitais; f) pouca evidência de aplicações práticas. Como conclusão, destaca-se que princípios de acesso, reutilização, remixagem e recompartilhamento resultam da história educacional caracterizada pela natureza teórico-prática dos recursos disponíveis. Sua consolidação implica análise efetiva sobre o potencial prático de implementação.
  • Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
    Publication . Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    A inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.
  • Design-based research: desafios nos contextos escolares
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria; Martin-Fernandes, Isabelle
    Este artigo tem por objetivos explicitar a fundamentação teórica da abordagem metodológica do Design-Based Research, destacar as principais características, as vantagens, desvantagens da abordagem para responder aos desafios nos contextos escolares, com destaque para a integração de tecnologias. Apresenta as fases de organização do Design-Based Research e os ciclos iterativos em uma investigação, sobre formação de professores para integrar Recursos Educacionais Abertos nas práticas pedagógicas. Os aspectos pesquisados e as fases da investigação realizadas evidenciam o potencial da DBR para desenvolver pesquisas nos contextos escolares, em colaboração com os participantes sobre a integração de tecnologias e novos recursos educacionais nas práticas pedagógicas.
  • Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    Neste artigo, destacamos o potencial dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos profes- sores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sen- do realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conheci- mentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, a fluência tecnológico-pedagó- gica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das difi- culdades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse a produção de obra derivada.
  • Competências digitais dos professores para produção de Recursos Educacionais Abertos (REA)
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    A centralidade deste artigo são as competências digitais necessárias para produzir e compartilhar Recursos Educacionais Abertos. Destaca-se de que modo essas competências foram desenvolvidas durante um Small Open Online Course com foco em Recursos Educacionais Abertos. O objetivo geral do curso foi conhecer os REA para integrar nas práticas e nos materiais didáticos. Os participantes foram professores do Ensino Médio brasileiro, das redes públicas, da região central do estado do Rio Grande do Sul. A obtenção de dados ocorreu por meio de questionário de avaliação do curso, acompanhamento e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontam as restrições do Copyright e a inovação ocasionada pelas concepções de abertura na produção de material didático. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores, na adaptação, remix, produção de REA original e o no compartilhamento em redes abertas, podem ser minimizadas com o aprimoramento das competências digitais e com a continuidade da efetivação dos 5Rs de abertura dos REA.
  • Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
    Publication . Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria; Mazzardo, Mara Denize; Martin-Fernandes, Isabelle
    O propósito deste artigo é sistematizar princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integração de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se características, etapas metodológicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organização do Design-Based Research via diagnóstico para identificação do problema, design, implementação de ciclos iterativos e reflexão no contexto da formação online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboração, interação e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educação. Conclui-se que as fases cíclicas da DBR são propícias para gerar dinâmica de ação-reflexão-ação, sustentando espirais de design, implementação e avaliação de soluções educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da prática pedagógica.
  • Análise e avaliação de recursos educacionais abertos
    Publication . Henriques, João; Mallmann, Elena Maria
    As Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) estão em constante evolução e a web é um fenómeno que cresce exponencialmente. A Educação a Distância e, mais concretamente o E-Learning, a modalidade de ensino que provavelmente está mais vinculada às TIC também se encontra em constante transformação. O surgimento do "digital" permitiu que ensinantes e aprendentes tivessem acesso a um universo de recursos educativos impensáveis de alcançar de outra forma.
  • Como aprender com recursos educacionais abertos?
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    Este artigo resulta da busca de ações para integrar REA nas práticas pedagógicas dos professores do ensino médio brasileiro. Os procedimentos metodológicos são baseados no Design-Based Research visando a elaboração de um guia para os professores com os seguintes objetivos: conceituar e caracterizar os REA, orientar a busca de REA para o ensino médio, destacar conhecimentos sobre direitos autorais e licenças abertas necessários para identificar os REA, definir orientações sobre como organizar e compartilhar materiais didáticos com REA, conceituar e identificar os estilos de aprendizagem e destacar a relevância dos REA e das estratégias didáticas para potencializar a aprendizagem. O resultado é a disponibilização do Guia na Internet para ser utilizado em cursos de formação de professores e por todas as pessoas que tenham interesse pelo tema. Em cada formação, realizada pelas autoras no ano de 2016, um novo ciclo iterativo da DBR será desenvolvido para melhorar o Guia.