Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
180.68 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo resulta da busca de ações para integrar REA nas práticas pedagógicas dos professores do ensino médio brasileiro. Os procedimentos metodológicos são baseados no Design-Based Research visando a elaboração de um guia para os professores com os seguintes objetivos: conceituar e caracterizar os REA, orientar a busca de REA para o ensino médio, destacar conhecimentos sobre direitos autorais e licenças abertas necessários para identificar os REA, definir orientações sobre como organizar e compartilhar materiais didáticos com REA, conceituar e identificar os estilos de aprendizagem e destacar a relevância dos REA e das estratégias didáticas para potencializar a aprendizagem. O resultado é a disponibilização do Guia na Internet para ser utilizado em cursos de formação de professores e por todas as pessoas que tenham interesse pelo tema. Em cada formação, realizada pelas autoras no ano de 2016, um novo ciclo iterativo da DBR será desenvolvido para melhorar o Guia.
Description
Comunicação apresentada no VII Congresso de Estilos de Aprendizagem, realizado no Instituto Politécnico de Bragança, de 4 a 6 de julho de 2016
Keywords
Recursos educacionais abertos Estilos de aprendizagem Estratégias didáticas Formação de professores Repositórios de REA para o ensino médio