Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.9 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de
atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma
prática sistemática da oralidade tanto no ensino online (mas garantindo a não presencialidade
e a flexibilidade de horário) como no ensino presencial (contornando o constrangimento que
muitos alunos sentem em expor-se oralmente, o imediatismo e a efemeridade da oralidade, e
as limitações resultantes do número de alunos por turma). Nas unidades curriculares de
Francês da Universidade Aberta são usados podcasts e showcasts para praticar e avaliar a
oralidade dos estudantes. Fez-se, então, uma aplicação dessa metodologia a uma turma do
ensino secundário presencial, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a
prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências
de oralidade e de escrita de todos os alunos
Description
Trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta
integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).
Keywords
Podcasts Showcasts Oralidade Ensino online e presencial Línguas estrangeiras
Pedagogical Context
Citation
Marmeleira, A., Nobre, A. (2012). O presente digital: o uso de podcasts e de showcasts. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa