Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O presente digital: o uso de podcasts e de showcasts

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
amarmeleira_anobre.pdf5.9 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade tanto no ensino online (mas garantindo a não presencialidade e a flexibilidade de horário) como no ensino presencial (contornando o constrangimento que muitos alunos sentem em expor-se oralmente, o imediatismo e a efemeridade da oralidade, e as limitações resultantes do número de alunos por turma). Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usados podcasts e showcasts para praticar e avaliar a oralidade dos estudantes. Fez-se, então, uma aplicação dessa metodologia a uma turma do ensino secundário presencial, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os alunos

Description

Trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

Keywords

Podcasts Showcasts Oralidade Ensino online e presencial Línguas estrangeiras

Pedagogical Context

Citation

Marmeleira, A., Nobre, A. (2012). O presente digital: o uso de podcasts e de showcasts. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue