Loading...
11 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 11
- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- Promoting entrepreneurial intentions from adolescence: the influence of entrepreneurial culture and educationPublication . Porfírio, Jose; Felício, J. Augusto; Carrilho, Tiago; Jardim, JacintoFrom a young age, entrepreneurship intentions depend heavily on the culture of countries and the entrepre neurial contexts that will shape entrepreneurial archetypes about what defines an entrepreneur, and the influ ence of role models. All these aspects depend on the would-be entrepreneurs’ personal characteristics, and are influenced by the entrepreneurship education they receive when they are young. Most of the studies on youth entrepreneurship focus on university students. However, it is in adolescence that the personal characteristics of entrepreneurs are formed. This may be the reason why these studies mostly reach contradictory results about the importance of these programs. From our sample of 1750 Portuguese students, we confirm the importance of entrepreneurial culture and education to promote entrepreneurial self-efficacy and develop entrepreneurial intentions. Our results contribute to ascertaining the importance of entrepreneurial educational programs delivered in adolescence, adapted to the specific characteristics of the target populations (potential entrepreneurs) on the development of entrepreneurship intentions. Thus, it helps with the subsequent definition of educational policies to foster entrepreneurship development from adolescence.
- Programas de intervenção em educação: construção, aplicação e avaliaçãoPublication . Jardim, Jacinto; Pereira, Anabela; Fonseca, Josefa SôniaA obra Programas de Intervenção em Educação trata dos elementos fundamentais para a criação, aplicação e avaliação de programas de intervenção no contexto educativo. Nos dez capítulos, o leitor encontra perspetivas multidisciplinares de modelos teóricos e instrumentos práticos. Começa pela análise dos conceitos e modelos de planificação, as abordagens teórico-práticas de intervenção e a importância da pesquisa neste domínio. Em seguida, mostra como realizar um diagnóstico de necessidades e como proceder para conceber, implementar e avaliar um programa. São apresentados exemplos de técnicas e instrumentos de avaliação. Os exemplos de programas de intervenção são apresentados, por fim, como exemplo. Os autores tiveram a preocupação de fornecer uma estrutura sólida e orientações práticas para a reflexão crítica e a atuação. Desejamos que encontre nestas páginas um guia útil e inspirador para desenvolver projetos de pesquisa e socioeducativos.
- O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em ErasmusPublication . Castanheira, Carlos Augusto; Jardim, Jacinto; Oliveira, Carlos MiguelA literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.
- História do Eneagrama: da tradição oral à escrita e a globalização de um sistema de autoconhecimentoPublication . Jardim, Jacinto; Franco, José Eduardo; Pereira, AnabelaDado o atual uso global do Eneagrama no estudo da personalidade, constata-se a necessidade premente de esclarecer a sua origem e evolução. A dispersão dos dados sobre quem protagonizou a propagação deste sistema origina muitas vezes dúvidas e equívocos. Nesse sentido, com este artigo pretende-se sistematizar a história das origens do Eneagrama e da sua evolução, até se tornar num fenómeno global, tendo como foco as principais figuras históricas. Para isso, realizou-se a revisão da literatura que aborda o Eneagrama do ponto de vista histórico. Resumidamente, chegou-se à conclusão de que a sua verdadeira origem é desconhecida. Segundo alguns estudiosos, tem cerca de 2.500 anos e foi conhecido por Pitágoras e outros sábios da antiguidade; segundo outros, coube à tradição sufi (Afeganistão) preservar o conhecimento da sua utilização. Mas todos afirmam que esta sabedoria milenar foi transmitida de mestre para discípulo, oralmente, dentro das escolas iniciáticas. A partir de 1920, tudo começa a ficar mais claro, quando chegou ao Ocidente (Europa) através das ideias e do trabalho do filósofo russo G.I. Gurdjieff. Permaneceu em grupos restritos até 1960, começando a ser efetivamente difundido a partir da década de 70. Tendo em consideração o impacto atual deste sistema, propõe-se que seja definido um projeto amplo de investigação sobre cada uma das figuras que se destacaram na formulação e divulgação do Eneagrama.
- Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 6 “Gestão de conflito e comunicação”Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Figueiredo, Bernardo; Jardim, JacintoEste módulo lida com todos os elementos necessários de comunicação essenciais a uma gestão efetiva de uma empresa e para equilibrar a dinâmica da empresa familiar. Centra-se na comunicação externa e interna. A comunicação externa apoia os planos de crescimento e garante que os principais stakeholders se mantêm bem informados e comprometidos. A comunicação interna mantém os colaboradores chave não familiares envolvidos, fortalece a cultura organizacional e apoia os valores da empresa. A comunicação interna também se concentra em manter as estratégias empresariais e familiares claras e complementares. O módulo apresenta as principais ferramentas de comunicação e técnicas de gestão de conflitos e negociação. Também liga a comunicação à gestão da mudança. Pontos chave: • Comunicação Interpessoal • Comunicação empresarial • Cultura organizacional e comunicação interna • Comunicação centrada na família • Táticas de negociação • Ferramentas de gestão de conflito • Gestão da mudança Objetivos da Formação No final deste módulo os formandos deverão estar aptos a: • Compreender o elemento chave da comunicação eficaz • Desenhar uma estratégia de comunicação • Abordar os stakeholders • Apresentar ideias e planos a públicos variados • Compreender a mecânica da negociação • Lidar com e resolver situações de conflito • Encorajar a comunicação entre membros da família Secções: 1. Comunicação Interpessoal 2. Gerir os conflitos das relações nas empresas familiares 3. Estudos de caso
- Validation of the competences for the 21st century skill scale in higher education studentsPublication . Castanheira, Carlos Augusto; Jardim, Jacinto; Oliveira, Carlos MiguelIn a global society, the importance of knowledge and assessment of transversal competences emerges to cope with the challenges of contemporary society, from a perspective of development and lifelong learning. Therefore, it is a priority to use assessment tools adapted to different cultures. The main objective of this study is to validate the instrument ‘Multidimensional 21st Century Skills Scale’ for the Portuguese population. The sample was composed of 413 participants of both genders, with a mean age of 24.30 years (standard deviation = 8.69), aged between 18 and 64 years, attending Higher and Vocational Education. The translation and back-translation of the instrument were carried out by experts (researchers and university professors in the areas of psychology, management, and entrepreneurship). The final version of the scale was composed of 30 items and the exploratory analysis identified three dimensions: Knowledge and Entrepreneurial Skills, Career Awareness and Innovation, and Critical Thinking and Problem Solving. These factors were validated by confirmatory analysis. The authors suggest that the difference found in relation to the original version is related to cultural reasons, the age range of the respondents, as well as their academic level
- Provas de Agregação em Ciências Sociais: lição, relatório e curriculumPublication . Jardim, Jacinto
- Competências empreendedoras para ser bem-sucedido no mundo global e digital: proposta de um quadro de referênciaPublication . Jardim, JacintoSer bem-sucedido no atual mercado de trabalho pressupõe possuir um conjunto de competências empreendedoras que habilitem a lidar com os desafios emergentes. Este estudo descreve e sistematiza essas competências, tendo em conta os fenómenos vigentes da globalização e da transformação digital. A análise documental e a reflexão crítica sobre os dados recolhidos, permitiram identificar as razões socioeconómicas e socioculturais da relevância desta problemática e, consequentemente, elaborar um quadro de referência adequado às necessidades fundamentais da maioria dos profissionais. Os resultados apontaram para um modelo tripartido de competências - ter abertura à novidade, criar soluções para os problemas emergentes e comunicar eficazmente - que integra as seguintes competências: criatividade e inovação, espírito de iniciativa, autoeficácia e resiliência, planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas, liderança transformacional, comunicação clara e visual, teamwork e networking, e comunicação digital. Na continuação deste estudo, propõe-se que seja criada e validada uma escala de competência com base neste modelo, de modo a ser possível medir o grau de desenvolvimento destas competências na maioria dos profissionais.
- Leadership characteristics and digital transformationPublication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Felício, José Augusto; Jardim, JacintoDigital transformation (DT) is essential for all companies and industries, depending crucially on systems, IT, strategy, and people. In this research, we analyse how firms’ characteristics, associated with management characteristics, promote DT in Portuguese companies. The model considers the relationship between digital strategy and corporate and business strategy, according to firm and management characteristics. We use a multilevel analysis, applying fsQCA to data obtained from 47 Portuguese firms. The results represent an important step forward in the knowledge of the conditions to promote higher stages of DT, especially regarding leadership and management associated with certain firms’ characteristics. The conclusions support the crucial role of leadership and especially the importance of managers’ coherence towards companies’ mission to promote more advanced stages of DT. At the same time, it contributes to develop knowledge about the best possible combination of firms’ and management characteristics to promote DT.