LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 121
Results Per Page
Sort Options
- Acolhimento e integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAbPublication . Morgado, Lina; Neves, Ana Maria; Teixeira, AntónioO estudante online diferencia-se tipicamente no seu perfil do estudante do ensino presencial por geralmente ter já responsabilidades familiares e profissionais. Trata-se habitualmente de um adulto que retoma a sua atividade como estudante, na maior parte dos casos, após vários anos de interrupção. Ser estudante online implica muito mais do que o simples acesso a um computador e à internet. Implica, antes de mais, uma predisposição para aprender, comunicar e expressar-se de forma diferente daquela que acontece nos contextos presenciais. Implica utilizar e manipular tecnologias num contexto em que o papel do estudante e do professor são diferentes daqueles assumidos no ensino presencial. As universidades abertas possuem sofisticadas estruturas de acolhimento do estudante e de apoio à sua integração na instituição, de modo a combater o abandono precoce. Neste capítulo, descrevem-se as características do perfil do estudante online, analisam-se algumas das variáveis a considerar pela instituições para o seu envolvimento na aprendizagem e discute-se porque os sistemas de apoio devem ser desenhados enquanto instrumentos estratégicos. Por fim, apresenta-se o sistema de acolhi mento e integração do estudante desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa, mostrando como este radica numa visão estratégica e se articula em torno de uma compreensão holística e dinâmica da cultura institucional.
- Administrative support system: an integrated approach to open, distance, and digital education ecosystemsPublication . Teixeira, AntónioAdministrative support provided to teachers, learners, and staff is critical for ensuring the quality of the teaching and learning experience in open, distance, and digital education (ODDE). Having been seen for a long time as a peripheral function, administrative support is now recognized as playing a decisive role in suppressing student dropout, improving teaching effectiveness, and promoting learning success. This chapter examines in detail how administrative support systems are organized and should be redesigned to efficiently assist stakeholders. This analysis is conducted in the framework of the ongoing digital transformation process of higher education institutions (HEIs). Reference models for mplementing digital learning innovation are described and analyzed. The chapter proposes that administrative student support in ODDE should not be organized as a separate autonomous structure. It is argued that in such complex and unstable innovation-driven institutional environments, the learner, faculty, and staff administrative support system should be designed as a hub of resources and services operating within an open and flexible learning ecosystem. It is suggested that multidisciplinary teams are set across the HEIs to collaboratively design, deliver, and support ODDE provision. Administrative staff professional develop ment is also suggested to be reorganized in this innovative framework.
- Al transformation for learning in organizationsPublication . Bidarra, José; Neves, ClaudiaIn this chapter the authors examine how AI applications support specific learning and training strategies in organizations, empowering individuals to develop their skills, allowing organizations to make data-driven decisions, and ensuring that learning is an ongoing and engaging process. Research shows that AI is an excellent instrument for learning in organizations as it aids in the preparation of instructional materials and helps learners progress in many different ways. So, there seems to be a need for a specific approach to AI pedagogy, which focuses not only on what AI can do but also on which learning activities and learning objectives can be supported by AI applications. As AI technology continues to advance, it will play an even more significant role in shaping the future of learning and development in the organizations, but this should always follow a humanistic perspective and a critical approach.
- Análise e avaliação de recursos educacionais abertosPublication . Henriques, João; Mallmann, Elena MariaAs Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) estão em constante evolução e a web é um fenómeno que cresce exponencialmente. A Educação a Distância e, mais concretamente o E-Learning, a modalidade de ensino que provavelmente está mais vinculada às TIC também se encontra em constante transformação. O surgimento do "digital" permitiu que ensinantes e aprendentes tivessem acesso a um universo de recursos educativos impensáveis de alcançar de outra forma.
- Aprendizagem ao Longo da Vida: das orientações comunitárias às estratégias de cinco Estados-membrosPublication . Neves, ClaudiaEste estudo foi desenvolvido tendo por principal objectivo analisar as estratégias de ALV ao nível nacional, no sentido de abarcar os sentidos que lhe vão sendo atribuídos quer ao nível da política, enquanto orientação estratégica no contexto da UE, quer ao nível da implementação desta referência nos contextos dos países seleccionados para análise.
- Aprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologiaPublication . Garcia, JardelO objetivo deste trabalho é demonstrar uma experiência desenvolvida no ensino superior brasileiro, para aprendizagem de tecnologias de bancos de dados relacionais, na qual foi utilizada a plataforma Pluto para criar um mundo digital virtual 3D gamificado. O Pluto implementa características de um metaverso que foram combinadas com elementos de jogos digitais do estilo escape room para criar um jogo de exploração cujo objetivo é a aprendizagem de parte da linguagem de consulta estruturada (SQL) de bancos de dados em sistemas informatizados. A experiência foi bem recebida pelos estudantes que destacaram pontos positivos tanto sobre suas aprendizagens quanto sobre o Pluto, o que serve de base para entender melhor a plataforma e pensar o seu uso para experiências futuras.
- Aprendizagem na sociedade em rede: novos percursos, oportunidades e desafios?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, João; Silva, Adilson Tadeu BasqueroteEste texto tem como objetivo refletir sobre as implicações da sociedade em rede na aprendizagem, a partir de dinâmicas entre ambas, e tendo ainda em conta, nomeadamente, a sua influência, bem como desafios e oportunidades no desenvolvimento da educação. Para esta reflexão revisitam-se conceitos-chave que consubstanciam referenciais enquadradores basilares, entre os quais a própria noção de rede, sobretudo como interface educativo e as redes online, ou a noção de cibercultura. Conclui-se que, fatores como o livre acesso à informação, a democratização do saber, o poder da criação e partilha do conhecimento, entre outros, são fundamentais para traçar novos caminhos de e para a aprendizagem numa sociedade em rede, e em que se perspetivam tendências e desafios antes enunciados a nível global.
- Attempting to regulate distance higher education: reflections on the portuguese experiencePublication . Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira
- Attitudes, barriers and motivators as factors for sustainability of higher education e-Learning programmes at Universidade Aberta, PortugalPublication . Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, UlissesIn higher education distance learning institutions, where studies are carried on through a variety of distance learning regimes, from the correspondence and earlier forms of distance education to fully online e-learning programmes, and where planners and administrators seize the effective adoption and deployment of technology-enabled education, student attitude and motivation assume considerable significance. Attitudinal pre-dispositions, institutional and allied barriers (including appropriate policy initiatives), besides the scientific and pedagogical quality of degree programmes are assumed to play a crucial role in sustainability of higher education systems. This article reports the findings of a study conducted at Universidade Aberta, Portugal—the Portuguese Distance Learning Education University—to examine student attitudes towards e-learning and to identify barriers and motivators of e-learning adoption, which are key factors for decreasing dropout rates of a 2nd cycle degree e-learning programme, analysed as a case study.
- Avaliação de uma unidade curricular do programa de doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento da Universidade Aberta de PortugalPublication . Oliveira, Carla Padrel de; Carmo, Hermano; Caeiro, Sandra