Browsing by Author "Mallmann, Elena Maria"
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- Análise e avaliação de recursos educacionais abertosPublication . Henriques, João; Mallmann, Elena MariaAs Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) estão em constante evolução e a web é um fenómeno que cresce exponencialmente. A Educação a Distância e, mais concretamente o E-Learning, a modalidade de ensino que provavelmente está mais vinculada às TIC também se encontra em constante transformação. O surgimento do "digital" permitiu que ensinantes e aprendentes tivessem acesso a um universo de recursos educativos impensáveis de alcançar de outra forma.
- Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digitalPublication . Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaA inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.
- Como aprender com recursos educacionais abertos?Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaEste artigo resulta da busca de ações para integrar REA nas práticas pedagógicas dos professores do ensino médio brasileiro. Os procedimentos metodológicos são baseados no Design-Based Research visando a elaboração de um guia para os professores com os seguintes objetivos: conceituar e caracterizar os REA, orientar a busca de REA para o ensino médio, destacar conhecimentos sobre direitos autorais e licenças abertas necessários para identificar os REA, definir orientações sobre como organizar e compartilhar materiais didáticos com REA, conceituar e identificar os estilos de aprendizagem e destacar a relevância dos REA e das estratégias didáticas para potencializar a aprendizagem. O resultado é a disponibilização do Guia na Internet para ser utilizado em cursos de formação de professores e por todas as pessoas que tenham interesse pelo tema. Em cada formação, realizada pelas autoras no ano de 2016, um novo ciclo iterativo da DBR será desenvolvido para melhorar o Guia.
- Competências digitais dos professores para produção de Recursos Educacionais Abertos (REA)Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaA centralidade deste artigo são as competências digitais necessárias para produzir e compartilhar Recursos Educacionais Abertos. Destaca-se de que modo essas competências foram desenvolvidas durante um Small Open Online Course com foco em Recursos Educacionais Abertos. O objetivo geral do curso foi conhecer os REA para integrar nas práticas e nos materiais didáticos. Os participantes foram professores do Ensino Médio brasileiro, das redes públicas, da região central do estado do Rio Grande do Sul. A obtenção de dados ocorreu por meio de questionário de avaliação do curso, acompanhamento e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontam as restrições do Copyright e a inovação ocasionada pelas concepções de abertura na produção de material didático. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores, na adaptação, remix, produção de REA original e o no compartilhamento em redes abertas, podem ser minimizadas com o aprimoramento das competências digitais e com a continuidade da efetivação dos 5Rs de abertura dos REA.
- Design-based research: desafios nos contextos escolaresPublication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria; Martin-Fernandes, IsabelleEste artigo tem por objetivos explicitar a fundamentação teórica da abordagem metodológica do Design-Based Research, destacar as principais características, as vantagens, desvantagens da abordagem para responder aos desafios nos contextos escolares, com destaque para a integração de tecnologias. Apresenta as fases de organização do Design-Based Research e os ciclos iterativos em uma investigação, sobre formação de professores para integrar Recursos Educacionais Abertos nas práticas pedagógicas. Os aspectos pesquisados e as fases da investigação realizadas evidenciam o potencial da DBR para desenvolver pesquisas nos contextos escolares, em colaboração com os participantes sobre a integração de tecnologias e novos recursos educacionais nas práticas pedagógicas.
- Dos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais (abertos)Publication . Mallmann, Elena Maria; Nobre, AnaAnalisa-se conceitos da didática e definições sobre recursos educacionais, objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos. Os resultados, oriundos da revisão bibliográfica, evidenciam: a) publicação acentuada a partir da proposição do conceito objetos de aprendizagem; b) terminologia dispersa para tratar do mesmo assunto; c) influência das tecnologias digitais na evolução dos recursos tecnicamente mais fechados para opções de acesso livre; d) publicações com formatos em sites e blogs para além dos artigos em periódicos e capítulos de livros; e) a produção conceitual sobre objetos de aprendizagem digitais impulsionou a criação de repositórios digitais; f) pouca evidência de aplicações práticas. Como conclusão, destaca-se que princípios de acesso, reutilização, remixagem e recompartilhamento resultam da história educacional caracterizada pela natureza teórico-prática dos recursos disponíveis. Sua consolidação implica análise efetiva sobre o potencial prático de implementação.
- Inovação mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA): o caso da Universidade Aberta de PortugalPublication . Mallmann, Elena Maria; Mendes, António Quintas; Nobre, Ana; Jacques, JulianaO foco central é analisar o potencial da integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) no design pedagógico em cursos de formação inicial e continuada na modalidade online enquanto expressão didático-pedagógica inovadora. REA e Práticas Educacionais Abertas (PEA) designam novas perspectivas educacionais mobilizando aprendizagem síncrona e assíncrona independentemente do tempo e espaço de estudo. Na matriz compreensiva de que as tecnologias não geram impactos somente pelas mãos de quem as programa, a integração de REA requer design pedagógico amparado em concepções educacionais pautadas pelos princípios da produção colaborativa e da mediação compartilhada em redes. Assim, na primeira parte abordam-se os conceitos relacionados aos REA. Na segunda parte, explicitam-se mecanismos metodológicos de pesquisa no âmbito da proposta de comunidades de investigação na Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se exemplares de recursos e atividades do design pedagógico de duas Unidades Curriculares (UC) de um curso de mestrado online. Seguindo, destacam-se as análises e as conclusões referenciando a necessidade de desenvolver práticas escolares inovadoras do ponto de vista do trabalho docente de (co)autoria para integração dos REA na educação online.
- Inovação mediada por Recursos Educacionais Abertos(REA): o caso da Universidade AbertaPublication . Mallmann, Elena Maria; Mendes, António Quintas; Nobre, Ana; Jacques, Juliana SalesO foco central é analisar o potencial da integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no design pedagógico em cursos de formação inicial e continuada na modalidade online enquanto expressão didático-pedagógica inovadora. Assim, na primeira parte abordam-se os conceitos relacionados aos REA. Na segunda parte explicitam-se mecanismos metodológicos de pesquisa no âmbito da proposta de comunidades de investigação na Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se exemplares de recursos e actividades de design pedagógico de duas unidades curriculares (UC) de um curso de mestrado online. Seguindo, destacam-se as análises e as conclusões referenciando a necessidade de desenvolver práticas escolares inovadoras.
- Inovação na formação de professores por meio de Small Open Online CoursePublication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaNeste artigo analisamos os aspectos inovadores da formação de professores realizada através de Small Open Online Course. Os objetivos são refletir sobre a formação continuada, tematizada pelos Recursos Educacionais Abertos, para professores que atuam no ensino médio brasileiro, através de um Small Open Online Course, desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos nas práticas didáticas. Os participantes são professores do ensino médio, da região de abrangência da 8a Coordenadoria Regional de Educação, do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Observando os procedimentos metodológicos do Design-Based Research, a investigação iniciou com a aplicação de um questionário com um grupo de professores para delimitar o tema da formação e obter informações sobre o uso de tecnologias e recursos educacionais nas atividades pedagógicas. As etapas de implementação do curso aliadas aos registros de observação participante completam os ciclos seguintes do Design-Based Research. Na organização do Small Open Online Course um aspecto inovador foi a organização/produção do material didático com REA. Os resultados parciais evidenciam o potencial do Small Open Online Course para ampliar as oportunidades de formação dos professores da educação básica brasileira, melhoria da fluência tecnológico-pedagógica e conhecimentos sobre Recursos Educacionais Abertos que possibilitem a integração nas práticas didáticas.
- Inovação pedagógica e design based research no ensino superior onlinePublication . Mendes, António Quintas; Mallmann, Elena Maria; Fernandes, Isabel; Seco, CarlosO percurso teórico e metodológico desse estudo parte de uma reflexão/experimentação em torno da autoria, da utilização e da reutilização de conteúdos e de Recursos Educacionais Abertos (REAs) desenvolvidos por estudantes matriculados em Cursos Oline de Mestrado e de Doutoramento da Universidade Aberta (Portugal). Caracterizamos uma experiência pedagógica que pretende promover a revisão, a remixagem, a reutilização e a redistribuição de produções dos estudantes, explorando as possibilidades sugeridas pelos REAs e realizando uma intervenção pedagógica a partir de uma abordagem de Design-Based Research (DBR). A partir da ideia de economia circular do conhecimento e de uma perspectiva pedagógica que concebe o estudante como produtor, exploramos durante várias iterações ao longo de 4 anos letivos, a produção de artefactos digitais como Wikis e Livros Abertos com características de REAs. Orientamo-nos por questões como saber se é possível reutilizar conteúdos produzidos por estudantes do ensino superior e se é possível transformar esses recursos em Recursos Educacionais Abertos no quadro de uma Pedagogia Aberta e de Práticas Educacionais Abertas.