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- Crime políticoPublication . Costa, Paulo Manuel
- Topologia, anamorfose, e o bestiário das perspectivas curvilíneasPublication . Araújo, AntónioFaz-se uma breve digressão pelo catálogo das perspectivas curvilíneas centrais, descrevendo algumas das suas propriedades topológicas, geométricas, e ópticas, enfatizando a sua ligação com o conceito fundamental de anamorfose com vista a esclarecer alguns equívocos clássicos relativos à posição fundamental ocupada pela perspectiva clássica.
- Crime contra o EstadoPublication . Costa, Paulo Manuel
- Desafios na educação a distância no Brasil: um olhar dos envolvidos no processoPublication . Vieira, Márcia de FreitasEste artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em curso sobre o processo de gestão de cursos à distância no contexto dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil e de Instituições privadas. O procedimento metodológico utilizado na fase de que trata este artigo foi a aplicação de um questionário online a profissionais e alunos de cursos na modalidade a Distância de todas as regiões brasileiras. Evidenciaram-se neste estudo, os muitos desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior, tanto públicas quanto privadas, para a gestão de um curso nesta modalidade, de forma a garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem e a redução nos índices de evasão. As contribuições deixadas pelos participantes da pesquisa compreendem a urgência de formação para todos os envolvidos: Formação do aluno para compreender o ser aluno na educação a distância e formação do professor/tutor/coordenador para atuar nesta modalidade. Além desta, o desenvolvimento de políticas públicas governamentais mais eficientes e eficazes na implementação, acompanhamento e avaliação de cursos de educação superior a distância.
- Norma socialPublication . Vieira, Cristina Pereira; Costa, Paulo Manuel
- REAeduca : Revista de Educação para o Século XXIPublication . Pereira, Hélder; Rosa, Rui; Nobre, AnaO presente artigo centra-se na apresentação do desenvolvimento de uma revista online de Educação para o Século XXI - REAeduca - que tem como base de sustentação a filosofia dos Recursos Educacionais Abertos. O projeto desenvolveu-se no seguimento de uma atividade da unidade curricular Materiais e Recursos para eLearning, do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, Portugal. A metodologia de desenvolvimento seguiu uma prévia planificação e revisão de literatura sobre o tema dos Recursos Educacionais Abertos, para a criação cientificamente fundamentada da revista. A revista é composta por diferentes abordagens temáticas e projetada numa página Web que apresenta outras referências para a temática em estudo. O impacto do projeto foi bastante satisfatório, impacto esse evidenciado quer pelos testemunhos deixados quer na página da revista, quer nas redes sociais onde esta foi partilhada. Os resultados obtidos e triangulados atestam que o movimento de Recursos Educacionais Abertos deve ser uma base integrante para a mudança do paradigma educativo, que envolve a integração de tecnologia associada à correta metodologia, promotora de melhorias quer para a prática docente, quer para o estudante.
- A transposição didática no âmbito do eLearningPublication . Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré VieiraO conhecimento didático não deve ser visto como um somatório ou justaposição de outros conhecimentos. Se, pelo lado do conhecimento disciplinar o cruzamento de saberes e da praxis, enraizados em quadros epistemológicos e às vezes mesmo em categorias ontológicas distintas, pode ser gerador de tensões propiciadoras ou não de reformulações, o problema adquire novas dimensões quando a este se junta o campo pedagógico, onde também existem subjacentes visões filosóficas e ideológicas que podem convergir em propostas com caraterísticas diferentes. As próprias tecnologias não podem ser analisadas como instrumentos per si, nem se esgotam na sua relação com a ciência. Há uma dimensão social e mesmo individual que afeta a nossa própria maneira de nos relacionarmos em sociedade. É neste quadro teórico que temos vindo a desenvolver um modelo de transposição didática para ambientes de eLearning. No presente trabalho, dedicamos a nossa atenção à coaprendizagem e à coinvestigação, enquanto processos que ajudam a exemplificar algumas situações do modelo antes referido. Para o efeito são analisados dois exemplos, apresentando-se e discutindo-se dados empíricos recolhidos durante a investigação. A recolha de dados foi suportada essencialmente pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem identificar a existência de problemas do foro da didática que devem ser merecedores de atenção em futuros estudos.
- Facebook: um longo percurso de rede social para recurso de aprendizagemPublication . Vieira, Márcia de FreitasAs redes sociais virtuais estão cada vez mais presentes no dia a dia de pessoas de diferentes faixas etárias, o que torna relevante a discussão sobre a inserção dessas no contexto educacional. De cunho essencialmente bibliográfico, com ampla revisão de literatura sobre a temática, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise das características das redes sociais virtuais, em especial, do Facebook, assim como seu potencial para utilização no contexto educacional e na promoção de uma aprendizagem significativa e colaborativa. A investigação foi realizada a partir de consulta ao Google acadêmico, utilizando as palavras-chave "Facebook” e “educação", tendo como critério de busca o uso de conteúdo de acesso aberto mais atual, publicado entre 2010 e 2015, no Brasil e em Portugal. Conclui-se da análise dos trabalhos científicos sobre o tema, que a rede social Facebook é um recurso interessante na promoção da interação, da participação, da colaboração, do pensamento crítico e reflexivo, devendo ser incorporado no processo de ensino-aprendizagem. Cabe à escola e aos professores descobrir maneiras de canalizá-lo para a aprendizagem.
- Jogo de espelhos no donjuanismo portuguêsPublication . Sequeira, Rosa MariaO mito de Don Juan, fixado literariamente por Tirso de Molina em 1630 como afirmação do individualismo da era moderna, gozou da maior projeção literária que um mito pode porventura ter, mas sobretudo é um exemplo de interculturalidade e supranacionalidade. Tendo abarcado várias formas artísticas desde a música à literatura (na literatura abrande vários géneros literários) e tendo sido objeto ao longo da história das abordagens mais diversas (musicais, literárias, filosóficas e psicanalíticas entre outras), projetou-se a partir do mediterrâneo para os países do resto da Europa e, posteriormente, até para fora do continente europeu. O mito conheceu vários desenvolvimentos desde as narrativas orais, passou por várias fases de acordo com a evolução ideológica das sociedades ao longo da história e ainda não cessou (em Portugal a obra de ficção mais recente data de 2013).Este artigo dá conta desta circulação literária e cultural, analisando as obras mais recentes da literatura portuguesa que respondem a obras anteriores no âmbito desta temática.
- A evolução do direito de asilo e regimes de proteção a refugiados em Portugal (1975-2015)Publication . Sousa, Lúcio; Costa, Paulo ManuelEste texto procede a uma análise da legislação e das medidas específicas adotadas sobre o asilo no Portugal democrático, com o objetivo de caracterizar o regime de asilo que vigorou entre 1975 e 2015 e, nomeadamente, apurar se este foi um regime aberto, com uma visão integracionista, ou se foi um regime fechado com uma visão exclusivista. Isto é, se o regime de asilo promoveu uma política ativa de receção e integração de refugiados, ou se, pelo contrário, a política seguida pretendeu limitar o acesso de refugiados às fronteiras do Estado e impor medidas restritivas de forma a excluí-los da integração na sociedade de acolhimento.