Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.94 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.
Description
Keywords
Tecnologia educativa Recursos educacionais abertos Educação virtual Ensino superior Massive Open Online Courses (MOOC)
Pedagogical Context
Citation
Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria - Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital. "Apertura" [Em linha]. ISSN 1665-6180. Vol. 9, nº 2 (2017). p. 24-41