Ciências da Educação | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Recent Submissions
- Promoting gender equality in education through the use of digital technologies: a systematic reviewPublication . Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Borges, Irina; Vieira, Cristina Pereira
- Assessing school happiness: development and validation of a measurement scale for parents/guardiansPublication . Gramaxo, Patrícia Leonor; Dias, Álvaro; Abelha, Marta; Dutschke, Georg; Seabra, FilipaIntroduction: Parents are one of the stakeholders in evaluating schools, and families’ perspectives about schools are increasingly acknowledged as essential to educational decision-making. However, little is known about how parents’ perspectives on school happiness can be assessed. This article proposes a model for evaluating school happiness as perceived by parents/guardians. Methods: Data were obtained through questionnaires administered to 641 parents. The model was tested using structural equation modeling techniques. Results: The results identified four main components: relationships and teachers’ characteristics (People), teaching practice (Process), learning/leisure balance (Process), and green school (Place). Discussion: The article discusses the development and validation of an instrument that can be used with parents/caretakers as one of the means of assessing a school’s overall happiness level and identifying key aspects to improve a school’s level of happiness. Implications for future research on the evaluation of happy schools are also discussed.
- Digital skills in distance university students: a psychometric analysisPublication . Aires, Luísa; Amante, Lúcia; Fernández-Márquez, Esther; Nunes, Catarina; GonzalezIn recent years, research on the digital skills of higher education students has increased significantly. However, many of the existing studies have focused primarily on identifying these skills rather than exploring the factors that influence their development. This study investigates the digital skills of first-year undergraduate students enrolled at an online distance education university, as well as their key determining factors. Employing a quantitative methodology, the students completed a Likert-scale questionnaire as part of an online familiarization module. Based on the findings, the students' digital skills were grouped into the following categories: collaboration and creativity, networking, content sharing, information management, information evaluation, and critical thinking. Additionally, the key influencing factors were identified, including the perceived ease of using ICT for problem-solving, orientation towards learning goals, personal initiative, and self-regulation in the use of ICT and the Internet. The results suggest that both individual and social strategies related to Internet use play a crucial role on the acquisition of digital skills. Future research should explore theoretical frameworks and, especially, refine assessment tools, shifting the focus from simply describing digital competencies to examining the factors that influence and predict their development. Such theoretical and methodological adjustments are expected to significantly reshape training strategies in this field.
- Inovação, internacionalização e inclusãoPublication . Carrascal Domínguez, Silvia; Barros, Daniela Melaré VieiraConsiderando os avanços impulsionados pelo fenômeno da globalização, percebemos impactos e oportunidades nos diversos níveis de ensino, impulsionados pelo progresso tecnológico. Nesse cenário, a criação de espaços, integrados por diferentes ferramentas tecnológicas, aliada à inclusão e inovação nas personalizações do ensino em vários segmentos educacionais, tem resultado em ações e projetos inovadores mais diversificados e atualizados. Essa dinâmica busca atender não apenas à diversidade de necessidades, mas também às diversas formas de conhecimento e informações disponíveis atualmente. No contexto do ensino superior, essas mudanças revelam-se visíveis e profundas, como evidenciado pelos esforços das instituições para se adaptarem à nova realidade. As principais direções que delineiam o cenário do ensino superior, embora variem entre os países, incluem tendências como a expansão dos sistemas de ensino superior, a diversificação da oferta de cursos, a formação de conjuntos de estudantes mais heterogêneos, a exploração de novas fontes de financiamento, a adoção de novos modelos de governança institucional e a implementação de uma rede global de mobilidade e colaboração. Todas essas tendências estão ancoradas na preocupação com a acessibilidade, a inclusão e a inovação por meio de tecnologias, aspectos que muitas vezes não são compreendidos ou abordados de maneira específica. O ensino superior está se internacionalizando cada vez mais, implicando uma rede intensiva entre instituições, acadêmicos, alunos e outros atores, como a indústria. A pesquisa internacional colaborativa tem sido fortalecida pela rede entre as instituições e pelo financiamento transfronteiriço de atividades de pesquisa (OECD, 2008). As iniciativas focadas em acesso, inclusão, diversificação, experiências e troca de conhecimento entre culturas e áreas para estudos realizados de forma colaborativa representam tendências emergentes para atender às necessidades consolidadas na área da educação (Commission European, 2022). Nesse sentido, a docência online, o ensino híbrido e as metodologias ativas são caracterizadas por diferentes estratégias pedagógicas, formatos metodológicos e uso de ferramentas e aplicativos. Com base nessas premissas, apresentamos o Dossiê que destaca as pesquisas resultantes da IE CONFERENCE 2023, Innovación, Internacionalización e Inclusión que aconteceu em setembro de 2023, conferência promovida pela Universidade Complutense de Madrid, evento completamente online com a participação de diversos países iberoamericanos, europeus e de outros continentes para debater a importância dos espaços educativos inclusivos e inovadores, assim como a necessidade de abordar a diversidade de estilos de aprendizagem por meio do intercâmbio de experiências, estudos, projetos de inovação, transformação educativa, novos modelos educativos, metodologias e internacionalização do ensino e da aprendizagem. Focando-se nas tendências das metodologias ativas e no impacto delas nos ambientes de aprendizagem, em conformidade com os princípios de personalização, inovação e acessibilidade no contexto do ensino superior, o espaço de discussão proporcionou uma oportunidade para aprofundar e compartilhar entre os colegas as principais ideias sobre como promover a internacionalização de maneira mais profunda, inclusiva e centrada nos aspectos pedagógicos. Isso foi viabilizado por sugestões e propostas de aplicação de metodologias ativas, com ênfase à personalização, inovação e acessibilidade. O propósito deste Dossiê é compartilhar as reflexões elaboradas com base nos artigos enviados pera o evento e aqui selecionados, promovendo a troca de conhecimentos teórico-práticos e competências técnicas. Isso inclui o compartilhamento de experiências relacionadas à personalização, inovação e acessibilidade, por meio da aplicação de metodologias ativas no contexto do ensino superior. O que o leitor encontrará é uma explicação ampla e fundamentada das discussões originadas do debate, contribuindo assim para grupos e ações de ensino com projetos, ideias e colaborações em andamento. Este Dossiê convida à reflexão ao propor indagações e práticas, uma discussão profunda e abrangente sobre o significado e a interação entre diversidade cultural, inclusão e acessibilidades. O entorno desse cenário serve como ponto de partida para a reflexão, identificando uma realidade que traz consigo desafios políticos, estratégicos e econômicos. Entre essas dificuldades, destacam-se questões como as barreiras à integração cultural, linguística e tecnológica, assim como os obstáculos relacionados ao financiamento de iniciativas e projetos. Nesse contexto, é essencial que pesquisadores, profissionais da educação e tomadores de decisão prossigam na exploração e aprofundamento do conhecimento sobre essa temática. Isso visa o desenvolvimento de estratégias eficazes e abordagens pedagógicas adaptadas às necessidades e capazes de promover uma educação mais inclusiva, flexível e transformadora Os artigos apresentados no dossiê abordam a gestão escolar e a inclusão, explorando práticas colaborativas, envolvendo famílias, docentes e diretores. Além disso, discutem a formação de professores com a utilização de tecnologias, visando ampliar a inovação e priorizar a acessibilidade. Um dos textos aprofunda a importância das habilidades sociais para aprimorar a inclusão em contextos educativos. Em sequência, um dos artigos destaca a relevância da internacionalização e inclusão, abordando seus aspectos significativos na formação de educadores. De forma mais abrangente, são analisados os aspectos críticos relacionados à identidade da educação superior, aos movimentos dos novos estilos de vida, às múltiplas imigrações e à diversidade cultural. Para completar, há uma abordagem mais atual discutindo a inteligência artificial e suas vantagens no contexto de questões inclusivas e de apoio à diversidade e equidade dos estudantes. Com grande satisfação, estimados leitores, disponibilizamos o mais recente número da Revista Dialogia. Esperamos que esta publicação seja um contributo para a construção de inovação e conhecimentos, aprofundando nas redes de formação, ampliando as possibilidades de internacionalização entre os pesquisadores, educadores e demais interessados nas temáticas abordadas.
- A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidadePublication . Marcom, Jacinta Lucia Rizzi; Porto, Ana Paula Teixeira; Barros, Daniela Melaré VieiraAs tecnologias digitais desempenham uma função importante no cenário educacional, apontando para a urgência de incorporar as tendências emergentes não apenas no método de ensino, mas também na formação dos professores. O problema desta pesquisa aborda como formar professores, de modo que suas práticas estejam alinhadas com a aquisição de competências para enfrentar os desafios decorrentes das novas tendências. O objetivo é analisar as correlações atuais entre a cibercultura e a formação docente, buscando identificar tendências de práticas inovadoras e acessíveis que possam aprimorar o processo de ensino. Utilizando métodos analíticos e interpretativos, a pesquisa aprofunda práticas pedagógicas sugeridas por meio da análise bibliográfica qualitativa. Os resultados apontam para a imprescindibilidade de integrar, no âmbito educacional e formativo, as tendências atuais, tais como hibridismo, metodologias ativas, inteligência artificial, projetos STEAM, gamificação e robótica. Isso requer a criação de oportunidades para que esses profissionais possam vivenciar essas metodologias durante sua formação.
- Porque eles (elas) não abriram as câmeras?: reflexões sobre as aulas síncronas no Ensino Remoto EmergencialPublication . Nascimento, Rute Elen do; Mello, Diene Eire de; Ferreira, Camila Fernandes de Lima; Barros, Daniela Melaré VieiraA pandemia chegou ao Brasil no início do ano de 2020, exigindo assim, que as aulas fossem ministradas em diversos formatos, entre eles, o uso de plataformas para acompanhamento e aulas por meio de videoconferência. As aulas passaram de presenciais em salas físicas para salas on-line. Entretanto, dentre as diversas dificuldades encontradas, uma causou grandes críticas dos professores, a “não abertura de câmeras” pelos estudantes. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo compreender a visão dos estudantes no que se refere a abertura de câmeras no decorrer do ERE (Ensino Remoto Emergencial) e identificar quais as principais causas não desveladas para a grande quantidade de estudantes não abrirem as câmeras no decorrer das aulas. O estudo em questão, de abordagem qualitativa, teve como fonte de dados um questionário on-line enviado de forma conveniente a estudantes do Ensino Superior de várias instituições brasileiras (públicas e privadas) por meio da plataforma Google Formulários. Ao todo, responderam o instrumento 269 estudantes. Os resultados apontam diversas justificativas para a não abertura das câmeras como: falta de privacidade, ambiente inadequado, falta de obrigatoriedade e equipamentos e rede inadequados para o ERE. Os dados revelam que os estudantes tiveram muitas dificuldades nesse formato de estudo, e muitas delas não se referem exatamente às especificidades das aulas remotas síncronas mediadas pelas tecnologias, mas pelas próprias condições de vida dos estudantes. Assim, a análise aponta que as mudanças da sala de aula presencial para a sala virtual implicaram não só em mudanças pedagógicas ou estratégicas didáticas, mas em alterações profundas no modo de ser e estar em uma sala on-line.
- Formación profesional a distancia para la empleabilidad en España, Portugal y República DominicanaPublication . Féliz, Laura; Paula Valente; Barros, Daniela Melaré Vieira; Carrascal Domínguez, SilviaLa Formación Profesional tiene como objetivo el desarrollo conocimientos y habilidades de los y las estudiantes para la inserción en el mercado laboral. En la actualidad, Portugal está rediseñando su modelo para responder a las nuevas demandas de la economía, sociedad y empresa. En España se ha realizado una gran transformación poniendo el foco en la formación inicial y continua del profesorado, así como en el diseño y la implementación de una nueva estructura legal para la ordenación e integración de la Formación Profesional, mientras que República Dominicana está trabajando en la adopción de un modelo formativo más práctico y experiencial. Este estudio determina los aspectos clave para garantizar el desarrollo de un nuevo modelo instruccional más personalizado basado en el desarrollo de las competencias, potencial y talento individual. Se ha utilizado una metodología cualitativa mediante la revisión bibliográfica y documental integrativa e interdisciplinar. Los resultados muestran que existe una gran diversidad de modelos y especialidades de Formación Profesional a nivel mundial, lo que hace pertinente la internacionalización de la Formación Profesional con la finalidad de ampliar las discusiones sobre el tema en el contexto actual. Como conclusión final se han determinado los pilares para una estrategia formativa integral
- Curso de especialização em gestão do ensino superior em angola: internacionalização e sustentabilidadePublication . Dala, Manuel; Saveia, João; Ndalamba, Ken; Sales, José das Candeias; Barros, Daniela Melaré VieiraA Universidade Católica de Angola (UCAN) é a primeira instituição de ensino superior privada de Angola. Durante os seus vinte e cinco anos de existência, procurou antecipar-se aos novos desafios do ensino, primando pela qualidade que as sociedades cada vez mais impõem. Um desses desafios recentes que os gestores abraçaram é o da institucionalização de propostas inovadoras por via do ensino a distância. Esta realidade apenas veio a acontecer em 2022, quando, em parceria internacional com a Universidade Aberta de Portugal, desenhou-se o curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior em formato blended-learning, com o apoio financeiro da União Europeia. O objetivo do curso de especialização era de formar 200 gestores de instituições de ensino superior angolanas, nos vários domínios da gestão universitária. A Universidade Católica de Angola foi a selecionada para materializar este projeto que devia fazer combinar a metodologia de estudo na modalidade híbrida (presencial e a distância). Com isto, abriu-se um grande desafio para a gestão do curso que devia, não apenas aprender as funcionalidades das aulas a distância, mas também planear e decidir sobre os ambientes virtuais mais contextualizados à realidade dos alunos que eram maioritariamente gestores de instituições de ensino superior. Neste aspecto, a parceria com a Universidade Aberta de Portugal foi uma decisão estrategicamente acertada por quanto o alinhamento com as melhores práticas estava garantido com a experiência nacional e internacional. A Universidade Católica de Angola está cada vez mais comprometida com a gestão dos processos educativos e a inclusão de novos modelos de aprendizagem. Os relatórios, das duas primeiras edições do curso, mostram que o ensino superior em Angola precisa crescer também nesta dimensão, alinhando tecnologia às formas convencionais, facilitando alunos e professores na gestão do ensino e das aprendizagens e permitindo a que todos tenham oportunidades de frequentarem um curso pós-graduado ou mesmo graduado, independentemente de onde estiverem. Além dessa vertente a expansão de práticas e inovação também se fazem necessárias com a colaboração internacional de parceiros do mesmo idioma. Esta é outra perspectiva muito evidente nos resultados de avaliação, o da internacionalização, que permitiu à Universidade Católica de Angola alavancar à sua imagem no exterior, sendo pelas pessoas singulares que facilitaram esta imersão, seja por cooperações institucionais, como é o caso concreto da relação com a Universidade Aberta de Portugal. A partir dessa visão de sensibilização para o tema da internacionalização e suas tendências, importância e necessidades para o contexto atual, a iniciativa sobre a formação de gestores de ensino superior em modalidade b-learning, foi um trabalho inovador para despertar e integrar ao nível de gestão outras percepções e experiências no tema, facilitando assim, nas perspectivas após o curso, novos olhares e iniciativas por parte dos gestores na área da educação a distância em suas próprias instituições. A utilização de tecnologias modernas e de didáticas diversificadas pode, assim, otimizar a qualidade do processo formativo e da produção do conhecimento. Para tanto, a metodologia formativa contemplava uma dimensão teórica, por meio de exposições, estudo de materiais, e uma dimensão prática, por meio da análise de casos, relatos de experiências entre outros. Buscou-se ter um conteúdo prático, concreto, inovador e pedagógico ao mesmo tempo, tanto nas aulas presenciais, como nas aulas a distância. Nessa perspectiva, com o Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, a UCAN está certa de ter proporcionado aos gestores de topo das IES de Angola, oportunidades ímpares e espaços para a reflexão sistemática e aprofundada, o intercâmbio produtivo, de modo a assegurar o aprimoramento do saber sobre a gestão no ensino superior na modernidade, em todas as suas dimensões. Assim, a Universidade Católica de Angola tem bases firmes para continuar com a postura inovadora fruto do sucesso do curso de especialização em gestão do ensino superior na modalidade b-learning que lhe valeu a subvenção para a instalação da própria plataforma de ensino a distância.
- Oralidade e saber local: o podcast como ferramenta de educomunicação indígena em saúdePublication . Moura, Deyse Alini de; Maluly, Luciano Victor Barros; Bidarra, José; Lacerda, JucianoCom o status de epidemia obtido pela sífilis no Brasil em 2016, o Ministério da Saúde, em 2017, implementou o Projeto “Sífilis não!”, que visava reduzir os índices da infecção no país por meio de ações conjuntas, envolvendo setores diversos. Este artigo deriva de um estudo realizado no eixo do projeto que previa a realização de pesquisas sobre a ampliação do uso de mediação tecnológica na educação, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para a disseminação de informações sobre a infecção. A pesquisa-ação, metodologia utilizada para interação com a comunidade indígena, aliada à pesquisa bibliográfica, entrevistas e realização de seminário, permitiu corroborar que o podcast seria a mídia adequada para abrigar uma rede de informações sobre saúde indígena, considerando-se o saber local e a oralidade, tão característicos desta população.
- Initial and continuing training for school counseling in the state technical schools of São Paulo, BrazilPublication . Constantino, Paulo; Camargo Filho, Jorge Geraldo; Henriques, SusanaThe article discusses the initial and continuing education of professionals who carry out school counseling in the State Technical Schools of São Paulo, Brazil [Etecs], considering data highlighted by 169 individuals consulted in the year 2020, analyzing the scenario of the school units linked to the Paula Souza State Center for Technological Education. Based on survey-type field research combined with official documents, the data obtained is relevant for an examination of the insertion and training for school counseling in basic and technical vocational education at the secondary level, identifying gaps, persistency, correspondences with specialized literature, providing relevant considerations for reflection on practices, policies, and the management of vocational education.