Ciências da Educação | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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- a-REAEDUCA – Revista de Educação para o Século XXI: pensar, desenvolver e criar um REAPublication . Nobre, Ana; Pereira, Hélder; Rosa, RuiO presente artigo relata a concepção de uma revista online de Educação para o Século XXI – REAeduca, sustentada na filosofia dos Recursos Edu- cacionais Abertos. A sua origem encontra-se no desenvolvimento de uma atividade da unidade curricular Materiais e Recursos para E-Learning, do mestrado em Pedagogia do E-Learning da Universidade Aberta em Portu- gal. A metodologia seguiu a seleção do tema, o planejamento da revista e a revisão de literatura sobre a temática em foco para atingir-se uma revista cientificamente fundamentada e a criação efetiva da revista online. Com- posta por abordagens temáticas variadas e concebida em uma página web, apresenta outras referências para a temática em estudo. O efeito do pro- jeto foi extremamente satisfatório, quer pelos testemunhos recolhidos na página da revista, quer pelas partilhas nas redes sociais nas quais a revista foi compartilhada. Os resultados foram triangulados e evidenciam o movi- mento de recursos educacionais abertos como pilar de uma mudança do paradigma educativo, que integra tecnologia e metodologia, rumo a me- lhorias tanto para a prática docente quanto para o estudante. Com o de- senvolvimento da revista, adaptações foram necessárias, como a evolução do nome para a-REAeduca, com o prefixo alusivo à abertura da informação e do conhecimento na sociedade em rede em que vivemos, e o seu alarga- mento em três domínios: acadêmico, organizacional e didático-pedagógico, entre outras conquistas.
- Uma abordagem sobre o ensino de língua estrangeira no Brasil e acepções sobre traduçãoPublication . Santana, Ady Sá Teles; Nobre, AnaEste artigo trata do tema relacionado ao ensino de língua estrangeira, no contexto brasileiro, fazendo-se uma reflexão sobre seu histórico e a noção de tradução analisada pela perspectiva de Arrojo (1997), além de abordar o conceito de desconstrução desenvolvida por Derrida (2005). Para tanto, é feito um breve histórico do Ensino do Francês no Brasil, percorrendo de forma sumária os séculos XVIII, XIX, XX, XXI, até a atualidade. Verifica-se ainda o que informa o Conselho de Europa (2001) sobre as competências e habilidades no ensino de línguas estrangeiras que devem ser desenvolvidas pelo estudante aprendiz. Esse texto faz parte da pesquisa de doutoramento sobre o ensino de literatura de língua estrangeira através das traduções feitas pelo poeta francês Jean Pierre-Rousseau (2002) dos textos do poeta brasileiro Patativa do Assaré (1978). A proposta aqui apresentada é a de divulgar parte da abordagem teórica e histórica desse estudo que se encontra em andamento.
- Academic performance in blended learning in higher educationPublication . Moreira, J. António; Mendes, AlexandraInstitutions of Higher Education in Portugal face today unique challenges. Aware of the change, in general, these institutions have presented reform initiatives covering in their strategic plans new frames ofoperation, where e-learning and/or b-learning are recognized. The present study aims mainly to know the impact that b-learning and the implementation of some pedagogical models adapted to these environments may have on academic performance of students in higher education. Data analysis, referring to the classifications obtained, suggests that the creation of virtual environments, combined with complementary or face to face learning, and using pedagogical models adapted to online environments, diversified learning objects and strategies that encourage students, may indeed contribute to a significant improvement in their academic achievement. We also concluded that this b-learning modality, supported by online pedagogical constructivist and collaborative models allow effectively to equate the teaching learning process in a different way. This (new) reality implies a very significant cultural change, as it implies rethinking the roles of teacher and student, and the relationship between them, appropriate content, in addition to the implications that must be implemented in terms of structuring and planning courses and curricula, evaluation systems and teaching and learning forms.
- Acompanhamento e avaliação da aprendizagem na educação híbrida e educação onlife: perspectiva cartográfica e gamificadaPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioO artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.
- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Además del acogimiento ... políticas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesasPublication . Almeida, Ana PatríciaVivimos, actualmente, el mayor flujo de refugiados desde la Guerra Fría. En 2015,un número creciente de personas arriesgó sus vidas atravesando el marMediterráneo en busca de seguridad y protección. Más de un millón de personasllegaron a Europa durante ese año. Hasta el momento, el conflicto armado en Siria ha obligado a millones depersonas a desplazarse desde su residencia y cerca de 5,4 millones a temer por sus vidas y arriesgarse a salir del país (UNHCR, 2018). La situación de losrefugiados sirios se considera una de las crisis humanitarias más graves de estesiglo (UNICEF, 2015). Más de 13,5 millones de sirios han sido afectados por esteconflicto y de ellos, 6 millones son niños (UNICEF, 2017). Como bien subraya elPEARN (2003) “los niños soportan consecuencias desproporcionadas del conflictoarmado” (p. 166). El objectivo de este articulo es describir y analizar cómo Europa respondió a estacrisis humanitaria, a través del análisis de la integración política europea yportuguesa de refugiados sirios y, en particular, a través del análisis de lasmedidas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesas.
- Adult higher education in a Portuguese prisonPublication . Moreira, J. António; Monteiro, Angélica; Machado, AnaOver the years, the European Union has strengthened measures that address the need to find answers to the challenges posed by the information society, which in turn underscores the importance of a focus on innovation of adult education, especially for those in conditions of social exclusion. The aim of this paper is to analyse the reality of Higher Education in Distance Learning and e-Learning in a prison context. The results from interviews, interpreted in a context of a non-positivist paradigm, show that students are rather motivated because they foresee a more attractive future if they have an academic diploma. Despite this, however, their expectations are not very high, because they acknowledge that their rehabilitation will be difficult due to the stigma of being an ex-prisoner. The results show, also, that the education process has many weaknesses and limitations mostly due to the lack of facilities, educational and technological resources, and support from teachers.
- Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologiasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira doO presente artigo tem como objetivo apresentar estudos realizados sobre o tema estilos de aprendizagem e sua importância no contexto educativo de uso das tecnologias. Para tanto utilizamos como referencial para o tema as análises de Honey, Alonso e Gallego (2002) e Alonso e Gallego (2000). Esses autores são reconhecidos em âmbito Espanhol como os precursores sobre os estudos sobre a temática estilos de aprendizagem e a elaboração do teste de identificação desses estilos. Para tanto destacamos a teoria e em seguida as análises sobre o seu uso e a importância no contexto educativo das tecnologias.
- Alteridad y emociones en las comunidades virtuales de aprendizajePublication . Aires, Luísa; Teixeira, António; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Silva, SílviaEl artículo trata de un conjunto de reflexiones sobre las relaciones interpersonales y las emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje. Los referentes teóricos se inspiran en los constructos bajtinianos de alteridad y dialogicidad y se complementan con las perspectivas de Vygotski sobre la construcción social del conocimiento y las emociones. Las relaciones interpersonales en las comunidades virtuales de aprendizaje y, sobretodo, las emociones vivenciadas en estos contextos son estudiadas en el ámbito del análisis de los discursos producidos en los foros de discusión. Los mensajes publicados y discutidos por los estudiantes y los profesores son analizados en el marco de la aplicación de metodologías cualitativas y del análisis de redes sociales. Los resultados preliminares de la investigación enfatizan la idea que, en las dos comunidades de virtuales de aprendizaje estudiadas, las relaciones interpersonales son reguladas por valores compartidos, por las emociones y los conflictos vivenciados. En este sentido, las emociones no han de estudiarse por el impacto que producen sobre el aprendizaje, sino en cuantos elementos integrados en el proceso de aprendizaje.
- Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendênciaPublication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré VieiraOs formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.