Browsing by Issue Date, starting with "2017-04"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Recursos educacionais abertos no Brasil: conceito, potencialidades e desafiosPublication . Farias, Leideana Galvão Bacurau deEste artigo tem o objetivo de conhecer como a literatura conceitua Recursos Educacionais Abertos - REA, sua origem, características e como este termo vem sendo utilizado no Brasil. Para isso, foi feita uma contextualização sobre a sociedade em rede, a qual modificou as formas de comunicação, produção e socialização do conhecimento, bem como a maneira como as pessoas pesquisam, ensinam, aprendem e compartilham. Foram resgatados os conceitos de sociedade em rede e a discussão de como a educação se desenvolve neste ciberespaço. A regulamentação de REA no cenário nacional brasileiro, as políticas públicas, as iniciativas de REA, suas potencialidades e desafios também foram abordados.
- Matemática: GeoGebraPublication . Rosa, RuiSoftware de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, folhas de cálculo, gráficos, estatística e cálculo numa aplicação.
- a-REAEDUCA – Revista de Educação para o Século XXI: pensar, desenvolver e criar um REAPublication . Nobre, Ana; Pereira, Hélder; Rosa, RuiO presente artigo relata a concepção de uma revista online de Educação para o Século XXI – REAeduca, sustentada na filosofia dos Recursos Edu- cacionais Abertos. A sua origem encontra-se no desenvolvimento de uma atividade da unidade curricular Materiais e Recursos para E-Learning, do mestrado em Pedagogia do E-Learning da Universidade Aberta em Portu- gal. A metodologia seguiu a seleção do tema, o planejamento da revista e a revisão de literatura sobre a temática em foco para atingir-se uma revista cientificamente fundamentada e a criação efetiva da revista online. Com- posta por abordagens temáticas variadas e concebida em uma página web, apresenta outras referências para a temática em estudo. O efeito do pro- jeto foi extremamente satisfatório, quer pelos testemunhos recolhidos na página da revista, quer pelas partilhas nas redes sociais nas quais a revista foi compartilhada. Os resultados foram triangulados e evidenciam o movi- mento de recursos educacionais abertos como pilar de uma mudança do paradigma educativo, que integra tecnologia e metodologia, rumo a me- lhorias tanto para a prática docente quanto para o estudante. Com o de- senvolvimento da revista, adaptações foram necessárias, como a evolução do nome para a-REAeduca, com o prefixo alusivo à abertura da informação e do conhecimento na sociedade em rede em que vivemos, e o seu alarga- mento em três domínios: acadêmico, organizacional e didático-pedagógico, entre outras conquistas.
- Um curso de PLE em e-learning para captar e preparar estudantes estrangeiros para cursos universitários em PortugalPublication . Silva, Mário Filipe daDas potencialidades do ensino em regime de e-learning e da relevância das ferramentas interativas como forma de potenciar os cursos línguas estrangeiras, neste caso a língua portuguesa, como forma de atrair estudantes estrangeiros para universidades portuguesas, e desta forma, contribuir não só para a internacionalização das universidades portuguesas, mas igualmente da transmissão da ciência em língua portuguesa, promovendo-a como língua de ciência e conhecimento no quadro da globalização.
- Educação: cenários orientadores da aprendizagem do futuroPublication . Pereira, HélderO presente artigo centra-se na caracterização do futuro da aprendizagem, enquadrando-a no contexto social e educativo no qual se desenvolve. A linha metodológica foi a revisão de literatura, com o propósito de se alcançarem os objetivos do artigo, triangulando a informação recolhida. Os resultados demonstram que o futuro da aprendizagem tem uma estreita ligação com o avanço tecnológico da sociedade em rede em que vivemos. Na sua essência deve, desta forma, conjugar características específicas de vários cenários de aprendizagem, tais como: gamificação; aprendizagem móvel; ambientes colaborativos e recursos educacionais abertos. Neste sentido, incluindo-se estes cenários, os ambientes de aprendizagem deixam progressivamente de estar confinados a um espaço físico limitado, ganhando aqui especial destaque a Educação Online. Assim, é apresentado um esquema ilustrativo do futuro da aprendizagem, descrevendo os vários cenários para a promoção de uma aprendizagem de futuro efetiva e de sucesso.
- Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaNeste artigo, destacamos o potencial dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos profes- sores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sen- do realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conheci- mentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, a fluência tecnológico-pedagó- gica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das difi- culdades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse a produção de obra derivada.
- REAeduca: revista de educação para o século XXIPublication . Nobre, Ana
- Didática profissional / Formação profissional: infográficoPublication . Nobre, Ana
- Nota de aberturaPublication . Nobre, Ana
- Sala de aula invertida: infográficoPublication . Rocha, Ana CatarinaO ensino em sala de aula invertida é uma nova metodologia que propõe revolucionar a sala de aula tradicional. É unânime! No modelo sala de aula invertida existe um aumento de motivação e melhores resultados escolares.