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- Matemática: GeoGebraPublication . Rosa, RuiSoftware de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, folhas de cálculo, gráficos, estatística e cálculo numa aplicação.
- O cinema, narrativa e tecnologiaPublication . Universidade AbertaConversa com Salvato Teles de Meneses, diretor da Fundação Dom Luís acerca do cinema, dos seus tipos de narrativa e a evolução tecnológica.
- Questionário de satisfaçãoPublication . Nobre, Ana
- Os REA e o software livrePublication . Henriques, JoãoEste artigo destaca o papel da abertura técnica dos REA. Além da abertura legal, condição fundamental para que os materiais consigam cumprir o propósito para que foram construídos, impõem-se que os REA sejam elaborados com abertura técnica, condição que lhes deixa livres de constrangimentos impostos pela utilização de software proprietário. Trata-se de um alerta para o facto de professores e alunos, condicionados culturalmente, utilizarem software proprietário na realização da maioria das tarefas digitais. Esta circunstância pode limitar a futura reutilização dos materiais construídos sob risco da sua livre reutilização estar sempre condicionada pelo formato de ficheiro em que os mesmos foram construídos.
- Consulta de enfermagem de saúde infantil e juvenil: folhetoPublication . Lopes, Ana
- Educação: cenários orientadores da aprendizagem do futuroPublication . Pereira, HélderO presente artigo centra-se na caracterização do futuro da aprendizagem, enquadrando-a no contexto social e educativo no qual se desenvolve. A linha metodológica foi a revisão de literatura, com o propósito de se alcançarem os objetivos do artigo, triangulando a informação recolhida. Os resultados demonstram que o futuro da aprendizagem tem uma estreita ligação com o avanço tecnológico da sociedade em rede em que vivemos. Na sua essência deve, desta forma, conjugar características específicas de vários cenários de aprendizagem, tais como: gamificação; aprendizagem móvel; ambientes colaborativos e recursos educacionais abertos. Neste sentido, incluindo-se estes cenários, os ambientes de aprendizagem deixam progressivamente de estar confinados a um espaço físico limitado, ganhando aqui especial destaque a Educação Online. Assim, é apresentado um esquema ilustrativo do futuro da aprendizagem, descrevendo os vários cenários para a promoção de uma aprendizagem de futuro efetiva e de sucesso.
- Perspetivas: entrevista na Rádio FóiaPublication . Rosa, Rui
- Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaNeste artigo, destacamos o potencial dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos profes- sores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sen- do realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conheci- mentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, a fluência tecnológico-pedagó- gica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das difi- culdades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse a produção de obra derivada.
- Nota de aberturaPublication . Nobre, Ana
- Computer artefact: the crucial element in artistic practice in digital art and culturePublication . Marcos, AdéritoÉ discutida a emergência da arte digital e das suas diversas variantes tais como a arte computacional e a média-arte digital. E de como esta forma de expressão artística e cultural se vem afirmando numa contemporaneidade caracterizada pela revolução tecnológica digital. É analisada a natureza da criação e fruição da arte e cultural digital, as práticas artísticas relacionadas e como nestas, o artefacto computacional assume um papel central. Apresentam-se, em contexto, exemplos de artefactos, promovendo-se a sua recensão à luz da arte e cultura digital contemporânea, enquanto se discutem alguns elementos de uma estética dos artefactos computacionais.