Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.36 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
Strengthening the digital competencies of Higher Education teachers is a priority in Europe, especially in Portugal. In this context, researchers from Universidade Aberta assessed the digital skills of teachers in a private healthcare institution. The study used the DigCompEdu CheckIn questionnaire, adapted for Portugal, identifying weaknesses, particularly in pedagogical competence. The results highlight the need for training to enhance teachers' digital proficiency and support the digital transformation in education.
El refuerzo de las competencias digitales de los docentes de Educación Superior es una prioridad en Europa, especialmente en Portugal. En este contexto, investigadores de la Universidade Aberta evaluaron las competencias digitales de los profesores de una institución privada del área de la salud. El estudio utilizó el cuestionario DigCompEdu CheckIn, adaptado a Portugal, identificando fragilidades, especialmente en la competencia pedagógica. Los resultados destacan la necesidad de capacitación para mejorar la competencia digital docente y apoyar la transformación digital en la enseñanza.
Strengthening the digital competencies of Higher Education teachers is a priority in Europe, especially in Portugal. In this context, researchers from Universidade Aberta assessed the digital skills of teachers in a private healthcare institution. The study used the DigCompEdu CheckIn questionnaire, adapted for Portugal, identifying weaknesses, particularly in pedagogical competence. The results highlight the need for training to enhance teachers' digital proficiency and support the digital transformation in education.
El refuerzo de las competencias digitales de los docentes de Educación Superior es una prioridad en Europa, especialmente en Portugal. En este contexto, investigadores de la Universidade Aberta evaluaron las competencias digitales de los profesores de una institución privada del área de la salud. El estudio utilizó el cuestionario DigCompEdu CheckIn, adaptado a Portugal, identificando fragilidades, especialmente en la competencia pedagógica. Los resultados destacan la necesidad de capacitación para mejorar la competencia digital docente y apoyar la transformación digital en la enseñanza.
Description
Keywords
Competências digitais dos docentes Ensino superior privado Ações de capacitação Competência pedagógica Professors' digital competences Private higher education Training actions Pedagogical competence Competencias digitales del professorado Enseñanza superior privada Acciones formativas Competencia pedagógica
Pedagogical Context
Citation
Moreira, J. A., Henriques, S., Nunes, C. (2025). Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em Portugal. Intersaberes, 20. https://doi.org/10.22169/revint.v20.e25do102
Publisher
Centro Universitário Internacional (UNINTER)