Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Recent Submissions
- Interculturality, public health and health education: data report based on the Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS)Publication . Cunha, Priscila; Batista, Natalia; Fernandes, Felipe; Barbalho, Ingridy; Romão, Manoel Honorio; Coutinho, Karla; Valentim, Janaína; Lacerda, Juciano; Dias, Aline de P.; Henriques, Susana; Valentim, Ricardo; Alves, Fátima; Coutinho, Karilany D.Interculturality is increasingly gaining conceptual and operational relevance, especially in public health, since the cultural diversity of population groups generates myriad needs and demands for health services. In this scenario, technology-mediated Massive Open Online Courses (MOOCs) have become innovative strategies for health training from an intercultural perspective. In Brazil, this is exemplified by the reinforcement of comprehensive Indigenous health care initiatives under primary health care. Prison health is also part of this spectrum of measures, as seen in the National Policy for Comprehensive Healthcare for People Deprived of Liberty. Hence, the prison population is a significant example of cultural and social diversity.
- Impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação: estudo de casoPublication . Costa, Luís; Abelha, Marta; Henriques, SusanaEm Portugal, o referencial de Avaliação Externa de Escolas remete para a articulação com os processos de Autoavaliação das Escolas. Assim, a presente investigação pretendeu analisar se a atividade de Avaliação Externa teve impacto no processo de Autoavaliação e se promoveu melhorias organizacionais e educativas num Agrupamento de Escolas. Apresentam-se dados de um estudo de caso, tendo sido realizada numa primeira fase, a análise de documentos internos do agrupamento, seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, a realização de entrevistas semiestruturadas a agentes relevantes. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa de Escolas funcionou como catalisadora de mudança, tendo contribuído para a consolidação de práticas de autoavaliação mais sistemáticas, para o reforço da liderança distribuída, para a criação de novos mecanismos de comunicação interna e para uma maior articulação entre equipas pedagógicas. Foi também identificado um impacto positivo na flexibilização curricular, no trabalho colaborativo entre docentes e na apropriação do plano de melhoria por parte da comunidade educativa. Conclui-se que a Avaliação Externa de Escolas teve um papel relevante na dinamização da autoavaliação e no desenvolvimento organizacional da escola, configurando-se como uma oportunidade para a construção de uma cultura de melhoria contínua.
- Educação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetivaPublication . Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues; Henriques, Susana; Alves, Jeferson LisboaEste artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.
- Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em PortugalPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Nunes, Catarina S.O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino SuperiorPublication . Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias; Melo, Thiago AnchietaA contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.
- O processode institucionalização da educação a distância pública: análise dos processos no Brasil e em PortugalPublication . Veloso, Braian; Moreira, J. António; Mill, DanielO objetivo deste artigo é analisar o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) pública em Portugal e no Brasil. Foram realizadas análises documentais e sete entrevistas com docentes, discentes e uma designer instrucional, todos com experiência na Universidade Aberta de Portugal. Ao fazer um diálogo entre as realidades, observa-se que, no Brasil, a institucionalização tem um caráter especialmente endógeno, resultando de políticas públicas que influenciam diretamente as instituições que tradicionalmente oferecem cursos presenciais. Em Portugal, a institucionalização da modalidade tem uma característica fortemente exógena, baseada nos embates entre as instituições que compõem o ambiente organizacional.
- Desafios invisíveis: impactos do trabalho na saúde e qualidade de vida dos professores de uma universidade públicaPublication . Cancian, Queli Ghilardi; Malacarne, Vilmar; Moreira, J. António; Mesquita, Elza; Gonçalves, VitorCompreender a profissão docente, pressupõe compreender, a complexidade do ambiente de trabalho e a qualidade de vida e saúde desses profissionais. Partindo desta concepção, o artigo apresenta como objetivo a identificação e análise da saúde mental e qualidade de vida no desenvolvimento das atividades laborais dos professores estatutários que atuam em uma Universidade pública no Oeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa-quantitativa) de caráter exploratório, delineamento descritivo, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, efetivada a partir da aplicação de um ‘questionário estruturado’, desenvolvido pelos próprios pesquisadores. A pesquisa contou com a participação de 94 professores voluntários de diferentes áreas de atuação. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos docentes, manifesta a partir da identificação da excessiva carga de trabalho, da considerável perda de autonomia, e da extensão da jornada de trabalho, com indicativos de precarização e a intensificação do trabalho. No estudo identificou-se a presença de transtornos mentais entre os professores, sendo a ansiedade, e a depressão os transtornos com maior incidência. Sendo o sentimento de cansaço atribuído ao principal fator de influência negativa nas condições de saúde.
- Percepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino FundamentalPublication . Cancian, Queli Ghilardi; Gonçalves, Vitor; Moreira, J. AntónioO professor pedagogo é, pela natureza de sua atividade, um professor que assume cada vez mais um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto polivalente, dentre os conteúdos ministrados nas séries iniciais estão também conteúdos orientados para a educação e a saúde. A partir desta constatação, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes de Pedagogia sobre o tema contemporâneo transversal saúde e a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior da região Oeste do Paraná, Brasil. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes acredita na não dissociação entre saúde e educação, porém cerca de metade dos respondentes acreditam não estar preparados para ministrar atividades neste domínio.
- Educação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em PortugalPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Marinho, PauloO estudo aqui apresentado situa-se no entrecruzamento entre políticas internacionais e europeias envolvendo tecnologias digitais na sua relação com culturas escolares e culturas midiáticas em Portugal. Essas políticas visam criar ecossistemas de educação digital eficazes e desenvolver competências digitais para uma cidadania digital ativa. Do ponto de vista metodológico, o estudo analisou documentos da UNESCO e da Comissão Europeia, com o objetivo de identificar a visão de tecnologia veiculada e de estabelecer relações entre esta visão e a cidadania digital de jovens no contexto da cultura midiática. A análise deu conta de que a visão de tecnologias digitais veiculada pelos documentos abrange perspectivas críticas e instrumentais. As políticas analisadas enfatizam a necessidade de desenvolver a educação para a cidadania digital e a alfabetização midiática e informacional de jovens como meios para promover a inclusão social, a participação e a justiça social numa realidade cada vez mais hiperconectada.