Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo pilotoPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelO questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
- Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino SuperiorPublication . Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias; Melo, Thiago AnchietaA contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.
- O processode institucionalização da educação a distância pública: análise dos processos no Brasil e em PortugalPublication . Veloso, Braian; Moreira, J. António; Mill, DanielO objetivo deste artigo é analisar o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) pública em Portugal e no Brasil. Foram realizadas análises documentais e sete entrevistas com docentes, discentes e uma designer instrucional, todos com experiência na Universidade Aberta de Portugal. Ao fazer um diálogo entre as realidades, observa-se que, no Brasil, a institucionalização tem um caráter especialmente endógeno, resultando de políticas públicas que influenciam diretamente as instituições que tradicionalmente oferecem cursos presenciais. Em Portugal, a institucionalização da modalidade tem uma característica fortemente exógena, baseada nos embates entre as instituições que compõem o ambiente organizacional.
- Desafios invisíveis: impactos do trabalho na saúde e qualidade de vida dos professores de uma universidade públicaPublication . Cancian, Queli Ghilardi; Malacarne, Vilmar; Moreira, J. António; Mesquita, Elza; Gonçalves, VitorCompreender a profissão docente, pressupõe compreender, a complexidade do ambiente de trabalho e a qualidade de vida e saúde desses profissionais. Partindo desta concepção, o artigo apresenta como objetivo a identificação e análise da saúde mental e qualidade de vida no desenvolvimento das atividades laborais dos professores estatutários que atuam em uma Universidade pública no Oeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa-quantitativa) de caráter exploratório, delineamento descritivo, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, efetivada a partir da aplicação de um ‘questionário estruturado’, desenvolvido pelos próprios pesquisadores. A pesquisa contou com a participação de 94 professores voluntários de diferentes áreas de atuação. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos docentes, manifesta a partir da identificação da excessiva carga de trabalho, da considerável perda de autonomia, e da extensão da jornada de trabalho, com indicativos de precarização e a intensificação do trabalho. No estudo identificou-se a presença de transtornos mentais entre os professores, sendo a ansiedade, e a depressão os transtornos com maior incidência. Sendo o sentimento de cansaço atribuído ao principal fator de influência negativa nas condições de saúde.
- Percepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino FundamentalPublication . Cancian, Queli Ghilardi; Gonçalves, Vitor; Moreira, J. AntónioO professor pedagogo é, pela natureza de sua atividade, um professor que assume cada vez mais um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto polivalente, dentre os conteúdos ministrados nas séries iniciais estão também conteúdos orientados para a educação e a saúde. A partir desta constatação, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes de Pedagogia sobre o tema contemporâneo transversal saúde e a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior da região Oeste do Paraná, Brasil. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes acredita na não dissociação entre saúde e educação, porém cerca de metade dos respondentes acreditam não estar preparados para ministrar atividades neste domínio.
- Educação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em PortugalPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Marinho, PauloO estudo aqui apresentado situa-se no entrecruzamento entre políticas internacionais e europeias envolvendo tecnologias digitais na sua relação com culturas escolares e culturas midiáticas em Portugal. Essas políticas visam criar ecossistemas de educação digital eficazes e desenvolver competências digitais para uma cidadania digital ativa. Do ponto de vista metodológico, o estudo analisou documentos da UNESCO e da Comissão Europeia, com o objetivo de identificar a visão de tecnologia veiculada e de estabelecer relações entre esta visão e a cidadania digital de jovens no contexto da cultura midiática. A análise deu conta de que a visão de tecnologias digitais veiculada pelos documentos abrange perspectivas críticas e instrumentais. As políticas analisadas enfatizam a necessidade de desenvolver a educação para a cidadania digital e a alfabetização midiática e informacional de jovens como meios para promover a inclusão social, a participação e a justiça social numa realidade cada vez mais hiperconectada.
- Institucionalização da EaD: infraestrutura, amparo e engajamento como pilares do processoPublication . Cruz, Joseany; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Moreira, J. AntónioO artigo visa demonstrar que a institucionalização da Educação a Distância (EaD) está assentada em três pilares: infraestrutura, engajamento e amparo. Com base nesses pilares, aponta 16 indicadores de institucionalização como resultado de 4 anos em pesquisas na área que auxiliam na compreensão das etapas do processo e nas necessidades institucionais para fortalecimento, culturalização e legitimação da EaD em possibilidades e contextos diversos.
- Idiossincrasias da qualidade da Universidade Aberta do Brasil e um olhar sobre o modelo de Portugal: concepções e desafioPublication . Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Alonso, Katia; Moreira, J. AntónioO trabalho apresenta análise sobre a educação a distância, especialmente a do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do modelo da Universidade Aberta de Portugal (UAb). São contextos e conjunturas distintos. Observa-se que no Brasil a legislação para o caso é incipiente e episódica. Em Portugal, a UAb firmou-se como a única instituição universitária de ensino público de abrangência nacional, com critérios de qualidade evidenciados em sua organização didático-pedagógica. Com base em pesquisa exploratória e descritiva, pautada em análise documental e de dados primários, concluiu-se sobre a necessidade de novas formas de financiamento da educação a distância e de políticas assentadas em qualidade socialmente referenciada no caso brasileiro, reafirmando-se que a UAb protagoniza experiência calcada em políticas com elementos de qualidade.
- ePortfólios como recurso de carreira: programa online com estudantes do ensino superiorPublication . Henriques, Susana; Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré VieiraO programa B4C -Boost for Careervisa promover e/ou melhorar a empregabilidade dos estudantes do ensino superior a partir de um enfoque nos recursos de carreira. Foi desenhado e oferecido em ambiente digital para estudantes de duas instituições de ensino superior públicas portuguesas. Noâmbito do programa cada participante desenvolveu um eportfólio enquanto instrumento de apoio à empregabilidade e de avaliação. No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados da análise de conteúdo temática dos 151 eportfólios desenvolvidos nasduas edições do B4C. A análise temática foi orientada, por um lado, pelos temas emergentes da estrutura teórica, designadamente os recursos de carreira, e por outo lado, pela sua operacionalização por parte dos participantes. Os principais resultados evidenciam que o programa, enquanto desenvolveu competências específicas, relacionadas com os recursos de carreira e outras como as digitais, desenvolveu também a consciência para a importância dos recursos de carreira numa perspetiva de integração ou de gestão de percursos complexos.
- O “fator Deus” em José SaramagoPublication . Pinto, PorfírioDeus é uma personagem importante (e omnipresente) na obra de Saramago. Mas será apenas uma figura de ficção? Mesmo afirmando-se não crente, José Saramago reconhece-se como um produto do cristianismo e tem consciência de que milhares de seres humanos acreditam em Deus, ou no transcendente. A sua luta, portanto não é com Deus — que para ele não existe —, mas com os intermediários de Deus: as religiões e os líderes religiosos. Todavia, como ele gostaria que Deus existisse e interviesse, indignado, para confrontar o ser humano — que já perdeu essa capacidade de indignação – com a própria ideia de humanidade! A esse ponto nos provoca o Nobel português.