Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 69
Results Per Page
Sort Options
- Profetismo e a ideia de nação: modelação religiosa do destino de um povoPublication . Franco, José EduardoPartindo do conceito de mito como um discurso sedutor que pretende oferecer sentido para fenómenos, acontecimentos e criações da história, estabelecendo um paradigma único de interpretação, este artigo procura estudar o profetismo mítico em Portugal, como um elemento importante para a compreensão da mentalidade, da cultura e do imaginário coletivo, desde os primórdios do Estado Nacional até a atualidade.
- Lógicas de risco na experiência da sexualidade juvenilPublication . Vieira, Cristina PereiraO domínio da contraceção é um campo de ambiguidades entre as forças modernas de racionalização (representadas pelo uso do preservativo aconselhado pela medicina para prevenir o risco de IST/sida), as forças morais subjetivas (representadas pela confiança na fidelidade do/a parceiro/a) e os preconceitos sociais (representados pelo medo da gravidez pré-conjugal). Claramente, a opção de contraceção funciona no modelo relacional. O artigo apresenta dados de estudo empírico com jovens portugueses(as), pela técnica de grupos de discussão. A análise dos dados mostra como nas racionalidades leigas a avaliação dos riscos na sexualidade (aqui referidos relativamente à IST/sida e à gravidez), a lógica da contraceção e as opções que dela emergem aparecem incrustadas a valores, símbolos e significados que ultrapassam a lógica da racionalidade científica e que justificam uma não total adesão à normatividade. O que nos leva pensar que as campanhas de promoção da saúde sexual e reprodutiva, em particular quando dirigidas aos jovens, não devem atender unicamente a um saber pericial, técnico ou especializado que informa o indivíduo, sem ter presente o conhecimento leigo.
- Sexualidad juvenil, riesgo y prevención, en el contexto la educación sexual, en PortugalPublication . Vieira, Cristina PereiraEm Portugal, principalmente nas últimas três décadas, têm sido aprovadas Leis que estabelecem ao Estado a garantia ao direito à educação sexual como componente de direito fundamental à educação. Neste sentido, são regulamentadas normas que determinam que os programas escolares incluam, de acordo com os diferentes níveis de ensino, conhecimentos científicos no domínio da prevenção. Subjacente ao contexto desta socialização preventiva, procuramos perceber que lógicas determinam e regulam as práticas e as opções preventivas (especificamente da gravidez e do VIH/sida), a partir do quotidiano relacional dos/das Jovens. Adotando a metodologia qualitativa, esta pesquisa recaiu na técnica de investigação focus group. Participaram neste estudo 54 jovens portugueses, entre os 17 e os 25 anos de idade. Os resultados da investigação deixam perceber que as distintas vivências da sexualidade, assentes nas expectativas de género, produzem, medos e riscos diferenciados; o domínio da prevenção é um campo de ambiguidades entre as forças modernas de racionalização e as forças morais subjetivas, deixando perceber que claramente no âmbito da contracepção a opção surge primeiro associada à categorização atribuída ao modelo relacional e só depois à racionalidade biomédica.
- Re-lectura histórica de los jesuitas: conversaciones con el historiador portugués José Eduardo FrancoPublication . Franco, José Eduardo; Dallabrida, NorbertoCon esta trayectoria académica, José Eduardo Franco se convirtió en el experto de mayor autoridad sobre la Compañía de Jesús en Portugal y uno de los más competentes jesuitólogos en el espacio euro-americano. Basada en una nueva historiografía y con un extenso y parcialmente inédito corpus documental, José Eduardo presenta una amplia visión revisionista de la presencia de los jesuitas en Portugal y en el mundo. Continuando en la misma dirección, sobre todo en la obra clave El Mito de la Compañía de Jesús, él problematiza la representación pombalina de los jesuitas, que se perpetúa en gran parte por la acción de liberales y masones en las últimas décadas del siglo XIX. Por otra parte, José Eduardo explora el carácter paradójico del pensamiento ilustrado-liberal del Marqués de Pombal, destacando su autoritarismo en relación a los principales adversarios: la aristocracia y la Compañía de Jesús. Siendo este el año del bicentenario de la restauración de la Compañía de Jesús, en la entrevista que aquí reproducimos, él retorna a los temas claves de la Compañía de Jesús durante casi medio milenio y comenta la edición de la Obra Completa del Padre Vieira.
- A Maçonaria no espaço insular atlântico português: as origens católicas da maçonaria madeirensePublication . Franco, José Eduardo; Santos, FernandaSéculos de polémicas, proibições e ataques mútuos tornaram a Maçonaria e a Igreja Católica uma espécie de adversários irreconciliáveis. Não obstante, não deixa de ser paradoxal a atração que a Maçonaria exerceu sobre membros da Igreja. Nas fileiras da maçonaria e, em particular, nos quadros das lideranças maçónicas, contaram-se membros provindos da Igreja Católica, nomeadamente do seu clero secular e regular. Se isto foi verdade a nível internacional, foi, mais ainda, de modo especial para o nosso caso de estudo, que é o arquipélago da Madeira. Como explicar esta atração e este transpor de fronteiras proibidas, mormente da parte dos católicos que aderiram à Maçonaria, continuando a sua prática católica? Ao longo deste estudo vamos tentar compreender a Maçonaria como um movimento e uma instituição, latu sensu assim definida, que procurou constituir elites com um certo nível de preparação intelectual e de influência social.
- Revista Educaonline. Nota editorialPublication . Moreira, J. António; Vieira, Cristina PereiraA adoção de ambientes de aprendizagem online, com diferentes configurações, no campo da educação, em Portugal, já deu provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação a Distância (EaD) como uma oportunidade, não só de inovação e de integração, mas também de inclusão. Mas esta realidade exige mudanças. Mudanças, não só de paradigma educativo, mas também, organizacionais que se afiguram bastante complexas e implicam grandes desafios institucionais de adaptação, de inovação, de mudança e de flexibilidade. Os textos apresentados apresentam e procuram corporizar algumas práticas que sevão desenvolvendo neste domínio da EaD, quer no que diz respeito à investigação realizada, quer no campo da docência mediada por tecnologias e plataformas digitais.
- Lights4Violence: a quasi-experimental educational intervention in six European countries to promote positive relationships among adolescentsPublication . Vives-Cases, Carmen; Davo-Blanes, M. C.; Ferrer-Cascales, R.; Sanz-Barbero, B.; Albaladejo-Blázquez, N.; Sánchez-San Segundo, M.; Lillo-Crespo, M.; Bowes, N.; Neves, S.; Mocanu, V.; Carausu, E. M.; Pyżalski, J.; Forjaz, M. J.; Chmura-Rutkowska, I.; Vieira, Cristina Pereira; Corradi, C.Background: Preventing intimate partner violence or dating violence (DV) among adolescents is a public health priority due to its magnitude and damaging short and long-term consequences for adolescent and adult health. In our study protocol, we complement prior experiences in DV prevention by promoting protective factors (or assets) against gender violence such as communication skills, empathy and problem-solving capability through “Cinema Voice”, a participatory educational intervention based on adolescents’ strengths to tackle DV. Methods/design: A longitudinal quasi-experimental educational intervention addressed to boys and girls ages 13–17 years, enrolled in secondary education schools in Alicante (Spain), Rome (Italy), Cardiff (UK), Iasi (Romania), Poznan (Poland) and Matosinhos (Portugal). Both process and results evaluations will be carried out with 100–120 intervention and 120–150 control group students per city at three time periods: before, after and 6 months after the implementation of the following interventions: 1) Training seminar with teachers to promote knowledge and skills on the core issues of intervention; 2) Workshops with intervention groups, where participants produce their own digital content presenting their perspective on DV; and 3) Short film exhibitions with participants, their families, authorities and other stakeholders with the objective of share the results and engage the community. Outcome measures are self-perceived social support, machismo, sexism, tolerance towards gender violence, social problem-solving and assertiveness as well as involvement in bullying/cyberbullying. Other socio-demographic, attitudes and violence-related co-variables were also included. Discussion: This study may provide relevant information about the effectiveness of educational interventions that combine a positive youth development framework with educational awareness about the importance of achieving gender equality and preventing and combating gender violence. To our knowledge, this is the first study that involves six European countries in an educational intervention to promote violence protective assets among enrolled adolescents in secondary schools. This study may provide the needed tools to replicate the experience in other contexts and other countries.
- Uma figura de padre como tema literário: o Padre António Vieira na ficção literária do BrasilPublication . Franco, José Eduardo; Figueiredo, VandaConsiderando a literatura do ponto de vista da receção e da recriação de personagens históricas, analisaremos a presença da figura do padre António Vieira na ficção literária do Brasil. Para isso, debruçar-nos-emos sobre as obras “Mariana Pinta”, de Firmino Rodrigues da Silva, Manuel de Moraes – Crónica do Século XVII, de João Manuel Pereira da Silva, e Boca do Inferno, de Ana Miranda, com o propósito de mostrarmos de que modo António Vieira é (re)construído, a partir de dados e elementos biográficos, como personagem ficcional.
- Alcohol consumption and night-time leisure among brasilian studentsPublication . Freitas, Heloisa; Henriques, Susana; Uvinha, Ricardo R.; Lusby, Carolin; Romera, LianaRecreational drug use is recognized by the World Health Organization as the consumption of alcoholic beverages, carried out by a portion of youth during leisure contexts. This research aimed at knowing the types of recreational drug use of a population of young Brazilian university students. This is an exploratory and quantitative research, developed through an anonymous and semi-structured questionnaire. The sample consisted of 217 university students, aged 18 to 24 from a public university in the city of Vitoria- Brazil. The results showed that the recreational uses of substances occur mostly during leisure time. Such scenarios represent, for these young people, the possibility of rupture with daily life and the adult universe, characterized by the imposition of rules. For a young group, night-time leisure represents an important context of sociability and alcohol consumption. Among those surveyed, 63.6% consumed alcoholic beverages at night outings and 45.1% almost every weekend. Regarding the pattern of use, 49% consume binge drinking, especially when drinking in informal spaces such as streets and squares due to the lower regulatory control. The results corroborate that alcohol consumption is related to leisure agendas and address issues such as autonomous expression of identities and lifestyles in contemporary society.
- Building a framework based on european quality standards for prevention and e-learning to evaluate online training courses in preventionPublication . Henriques, Susana; Broughton, Natalie; Teixeira, António; Burkhart, Gregor; Miovský, MichaelPrevention practitioners are required to develop their skills and competencies in response to recent advances in prevention science. It is thus important to develop training programmes which ensure the development of a prevention workforce. Aiming to respond to this need, the Specialised Training Course in Addictions Prevention is based on the European Universal Prevention Curriculum (EUPC) and delivered online. In view of this being the first online course based on the EUPC, the absence of training programmes for prevention practitioners in Portugal, and the significance of international guidelines in these two domains (prevention and online distance learning), it was considered important to create a framework which supports the evaluation and monitoring of the course. This paper presents a framework for the evaluation of the specialised training course in prevention based on two models: the European Drug Prevention Quality Standards, and the adaptation of the European Standards and Guidelines to digital programmes and courses – Considerations for Quality Assurance of E-learning Provision. Given the importance of quality assurance in contemporary society, the framework presented in this paper is a tool that may be useful for evaluating other online distance learning programmes which focus on the professional development of prevention practitioners.