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- O dinheiro numa perspetiva social e museológicaPublication . Universidade AbertaVisita ao Museu do Dinheiro, situado na antiga Igreja de São Julião, assistindo à conversa com a coordenadora Sara Barriga Brighenti para quem “o dinheiro é um documento que nos permite compreender a complexidade das sociedades”.
- A Maçonaria no espaço insular atlântico português: as origens católicas da maçonaria madeirensePublication . Franco, José Eduardo; Santos, FernandaSéculos de polémicas, proibições e ataques mútuos tornaram a Maçonaria e a Igreja Católica uma espécie de adversários irreconciliáveis. Não obstante, não deixa de ser paradoxal a atração que a Maçonaria exerceu sobre membros da Igreja. Nas fileiras da maçonaria e, em particular, nos quadros das lideranças maçónicas, contaram-se membros provindos da Igreja Católica, nomeadamente do seu clero secular e regular. Se isto foi verdade a nível internacional, foi, mais ainda, de modo especial para o nosso caso de estudo, que é o arquipélago da Madeira. Como explicar esta atração e este transpor de fronteiras proibidas, mormente da parte dos católicos que aderiram à Maçonaria, continuando a sua prática católica? Ao longo deste estudo vamos tentar compreender a Maçonaria como um movimento e uma instituição, latu sensu assim definida, que procurou constituir elites com um certo nível de preparação intelectual e de influência social.
- Multimedia technologies and online task-based foreign language teaching-learningPublication . Nobre, AnaTeaching and learning a foreign language at a distance implies many challenges, namely regarding oral skills. At Universidade Aberta (the Portuguese Open University), and taking into account its virtual pedagogical model (Pereira, 2007) and the Common European Framework of Reference for Languages (Alves, 2001), we suggest curricular paths which include online communicative practices, both oral and written, within the present pedagogical offer, following a student- centred, task-oriented approach. Thus, in this text, we share some examples of training activities in German, French and English, focusing on oral practice, and based on digital resources. These digital resources comprise multimedia materials, either produced by the teachers or the students, as well as other materials available on the web 2.0. Our teaching and research practice within the field of foreign languages and in e-learning, in particular, leads us to conclude that the multimedia resources used are suitable for the online teaching and learning of foreign languages (see third question of questionnaire), especially for professionally engaged adults, as is the case with Universidade Aberta’s students, providing them with real-life situations that foster the teaching-learning of languages in the virtual environment. We include responses to a questionnaire survey filled out by a group of students.
- Redes sociais, migrações e transnacionalismoPublication . Cordeiro, Ana Paula
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: que perceções no ensino superior?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNeste texto dá-se conta de um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, em que se pretendeu identificar e compreender conceções de professores e estudantes do ensino superior online acerca da Wikipédia. Com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos dois inquéritos por questionário junto do referido público-alvo. Os questionários foram previamente validados e disponibilizados online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que os professores e os estudantes inquiridos consideram que a Wikipédia permite o acesso à informação, mas de modo superficial. Ou seja, consideram que a informação na Wikipédia necessita de ser sempre suportada por outras fontes, o que indicia que não será credível. Por outro lado, consideram que a construção colaborativa de um artigo na Wikipédia permite integrar diversas perspetivas, o que indicia uma possível abertura para a implementação de atividades letivas deste âmbito.
- Educação para a sustentabilidadePublication . Universidade AbertaConversa com Francisco Ferreira, Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”.
- An exact composite lower bound strategy for the resource-constrained project scheduling problemPublication . Coelho, José; Vanhoucke, MarioThis paper reports on results for the well-known resource-constrained project scheduling problem. A branch-and-bound procedure is developed that takes into account all best performing components from literature, varying branching schemes and search strategies, using the best performing dominance rules and assembling these components into a unified search algorithm. A composite lower bound strategy that statically and dynamically selects the best performing bounds from literature is used to find optimal solutions within reasonable times. An extensive computational experiment is set up to determine the best combination of the various components used in the procedure, in order to benchmark the current existing knowledge on four different datasets from the literature. By varying the network topology, resource scarceness and the size of the projects, the computational experiments are carried out on a diverse set of projects. The procedure was able to find some new lower bounds and optimal solutions for the PSPLIB instances. Moreover, new best known results are reported for other, more diverse datasets that can be used in future research studies. The experiments revealed that even project instances with 30 activities cannot be solved to optimality when the topological structure is varied.
- Pós-graduação em ciências da informaçãoPublication . Novo, Ana; Vasconcelos, Ana IsabelEste poster apresenta a estrutura curricular do curso de Pós-graduação em Ciências da Informação, em oferta na Universidade Aberta de Portugal. Além de enumerar as UC que compõem o 1º e 2º semestres do 1º ano, dá-se especial ênfase ao 1º trimestre do 2º ano, periodo durante o qual os estudante desenvolvem a sua 'Prática Porfissional'. Os três meses dedicados à Prática Profissional destinam-se ao desenvolvimento de um projeto gizado pelo estudante, sob a orientação de um dos docentes do curso. Este trabalho tem lugar em contexto real, desejavelmente no local de trabalho do próprio estudante e o projeto incidirá numa temática de interesse para o estudante e para a instituição.
- Cinema e poder : a representação das relações luso-espanholas em periódicos cinematográficos de autoridades : Jornal Português e Noticiário Cinematográfico EspañolPublication . Olchówka, Anna; Padeira, Ana Rita SoveralNa presente dissertação expõem-se os resultados de um estudo teórico-analítico realizado sobre a representação das relações luso-espanholas nos periódicos cinematográficos. O corpus do trabalho é constituído por episódios do Jornal Português e do Noticiario Cinematográfico Español (NO-DO) dos anos 1938 até 1951. O tema selecionado inscreve-se no debate histórico e sociocultural com referências à instrumentalização do cinema pelo poder ditatorial do Portugal salazarista e da Espanha franquista. As indústrias cinematográficas de alguns dos países europeus na primeira metade do século XX transformara-se passando do padrão de simples fornecedores de entretenimento às eficientes máquinas de propaganda estatal, tal como aconteceu na Alemanha nazi ou na Rússia soviética. O cinema ibérico tentou seguir os modelos referidos, de acordo com as próprias diretrizes ideológicas que faziam depender a “sétima arte” dos regimes totalitários instituídos. Não obstante, os resultados obtidos foram diferentes nos dois países. Em Espanha, o cinema nacional conseguiu obter êxitos de bilheteira e grande popularidade, enquanto em Portugal a cinematografia não foi além dos projetos da “Política do Espírito”, concebidos por António Ferro, porém não concretizados. Fazem parte destes exemplos os jornais cinematográficos de atualidades, como o noticiário português que, embora surgisse em primeiro lugar, foi rapidamente superado na forma, na técnica e no conteúdo pelo seu homólogo espanhol. A investigação dedicada aos sistemas políticos não democráticos da Península Ibérica inscreve-se numa perspetiva geral do século passado vista através do panorama do continente europeu. Assim, os materiais reunidos constituem uma fonte importante de conhecimento sobre o formato dos noticiários cinematográficos, muito utilizados pela propaganda dos sistemas totalitaristas e autoritários, mas não só. A análise dos conteúdos apresenta uma abordagem comparativa que inclui o estudo dos diferentes aspetos que marcaram as relações entre Portugal e Espanha, quer através das personalidades expostas pelos noticiários, quer através dos acontecimentos descritos ou os seus palcos, entre outros. Desta maneira, a partir de uma seleção de elementos que compõem as imagens das realidades portuguesa e espanhola, observados nos noticiários, constrói-se uma perspetiva complementar e abrangente dos dois regimes, do seu posicionamento relativamente ao país vizinho e da adoção de estratégias comuns na política interna própria. A metodologia aplicada centra-se na perspetiva qualitativa. Como a técnica principal para o estudo das fontes primárias aproveita-se a análise dos conteúdos audiovisuais, imagem, texto e som. A análise foi precedida por pesquisa bibliográfica e por seleção de textos escritos (fontes secundárias) adequados para a construção da parte teórica.
- Coleção Luís Cangueiro : da esfera privada ao Museu da Música Mecânica : contributos para um estudoPublication . Jerónimo, Ana Helena Marques Peixoto; Flor, PedroA coleção Luís Cangueiro é constituída por mais de seiscentos instrumentos de música mecânica datados de entre os finais do século XVIII e a década de 1940, compreendendo caixas de música, autómatos, órgãos, organetes, pianos mecânicos, fonógrafos e gramofones, além de um acervo fonográfico com milhares de registos, documentos variados e objetos correlacionados. Esta coleção de património musical foi deixando o domínio privado por via da realização de um conjunto de exposições em vários locais de Portugal, até ter ficado acessível ao público em 2016, com a sua instalação no Museu da Música Mecânica, mandado construir pelo colecionador na sua propriedade em Arraiados, Palmela. Considerando o ineditismo da coleção no panorama nacional dos museus e do colecionismo privado, bem como a sua dimensão e representatividade, seguimos uma metodologia de investigação qualitativa e elaborámos, por um lado, um inventário destinado a contribuir para a sua documentação e estudo, e por outro, analisámos o percurso da sua formação e desenvolvimento até à sua musealização, com o objetivo de compreender e refletir sobre a importância das práticas colecionistas contemporâneas no contexto dos estudos do património. A dissertação encontra-se organizada em quatro capítulos. O primeiro enquadra teoricamente o âmbito do nosso trabalho. O segundo apresenta a biografia do colecionador e o estudo detalhado da coleção baseado no inventário efetuado que se inclui no apêndice. O terceiro mostra as circunstâncias anteriores ao processo de musealização. O quarto aborda a fundação do Museu da Música Mecânica, a instalação da coleção e a centralidade da figura do colecionador. Com a presente investigação foi possível evidenciar como as práticas colecionistas contemporâneas convergem para a preservação e valorização do património e perpetuam a memória das sociedades.
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