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- Cinema e poder : a representação das relações luso-espanholas em periódicos cinematográficos de autoridades : Jornal Português e Noticiário Cinematográfico EspañolPublication . Olchówka, Anna; Padeira, Ana Rita SoveralNa presente dissertação expõem-se os resultados de um estudo teórico-analítico realizado sobre a representação das relações luso-espanholas nos periódicos cinematográficos. O corpus do trabalho é constituído por episódios do Jornal Português e do Noticiario Cinematográfico Español (NO-DO) dos anos 1938 até 1951. O tema selecionado inscreve-se no debate histórico e sociocultural com referências à instrumentalização do cinema pelo poder ditatorial do Portugal salazarista e da Espanha franquista. As indústrias cinematográficas de alguns dos países europeus na primeira metade do século XX transformara-se passando do padrão de simples fornecedores de entretenimento às eficientes máquinas de propaganda estatal, tal como aconteceu na Alemanha nazi ou na Rússia soviética. O cinema ibérico tentou seguir os modelos referidos, de acordo com as próprias diretrizes ideológicas que faziam depender a “sétima arte” dos regimes totalitários instituídos. Não obstante, os resultados obtidos foram diferentes nos dois países. Em Espanha, o cinema nacional conseguiu obter êxitos de bilheteira e grande popularidade, enquanto em Portugal a cinematografia não foi além dos projetos da “Política do Espírito”, concebidos por António Ferro, porém não concretizados. Fazem parte destes exemplos os jornais cinematográficos de atualidades, como o noticiário português que, embora surgisse em primeiro lugar, foi rapidamente superado na forma, na técnica e no conteúdo pelo seu homólogo espanhol. A investigação dedicada aos sistemas políticos não democráticos da Península Ibérica inscreve-se numa perspetiva geral do século passado vista através do panorama do continente europeu. Assim, os materiais reunidos constituem uma fonte importante de conhecimento sobre o formato dos noticiários cinematográficos, muito utilizados pela propaganda dos sistemas totalitaristas e autoritários, mas não só. A análise dos conteúdos apresenta uma abordagem comparativa que inclui o estudo dos diferentes aspetos que marcaram as relações entre Portugal e Espanha, quer através das personalidades expostas pelos noticiários, quer através dos acontecimentos descritos ou os seus palcos, entre outros. Desta maneira, a partir de uma seleção de elementos que compõem as imagens das realidades portuguesa e espanhola, observados nos noticiários, constrói-se uma perspetiva complementar e abrangente dos dois regimes, do seu posicionamento relativamente ao país vizinho e da adoção de estratégias comuns na política interna própria. A metodologia aplicada centra-se na perspetiva qualitativa. Como a técnica principal para o estudo das fontes primárias aproveita-se a análise dos conteúdos audiovisuais, imagem, texto e som. A análise foi precedida por pesquisa bibliográfica e por seleção de textos escritos (fontes secundárias) adequados para a construção da parte teórica.