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Sociologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

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  • Interculturality, public health and health education: data report based on the Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS)
    Publication . Cunha, Priscila; Batista, Natalia; Fernandes, Felipe; Barbalho, Ingridy; Romão, Manoel Honorio; Coutinho, Karla; Valentim, Janaína; Lacerda, Juciano; Dias, Aline de P.; Henriques, Susana; Valentim, Ricardo; Alves, Fátima; Coutinho, Karilany D.
    Interculturality is increasingly gaining conceptual and operational relevance, especially in public health, since the cultural diversity of population groups generates myriad needs and demands for health services. In this scenario, technology-mediated Massive Open Online Courses (MOOCs) have become innovative strategies for health training from an intercultural perspective. In Brazil, this is exemplified by the reinforcement of comprehensive Indigenous health care initiatives under primary health care. Prison health is also part of this spectrum of measures, as seen in the National Policy for Comprehensive Healthcare for People Deprived of Liberty. Hence, the prison population is a significant example of cultural and social diversity.
  • Impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação: estudo de caso
    Publication . Costa, Luís; Abelha, Marta; Henriques, Susana
    Em Portugal, o referencial de Avaliação Externa de Escolas remete para a articulação com os processos de Autoavaliação das Escolas. Assim, a presente investigação pretendeu analisar se a atividade de Avaliação Externa teve impacto no processo de Autoavaliação e se promoveu melhorias organizacionais e educativas num Agrupamento de Escolas. Apresentam-se dados de um estudo de caso, tendo sido realizada numa primeira fase, a análise de documentos internos do agrupamento, seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, a realização de entrevistas semiestruturadas a agentes relevantes. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa de Escolas funcionou como catalisadora de mudança, tendo contribuído para a consolidação de práticas de autoavaliação mais sistemáticas, para o reforço da liderança distribuída, para a criação de novos mecanismos de comunicação interna e para uma maior articulação entre equipas pedagógicas. Foi também identificado um impacto positivo na flexibilização curricular, no trabalho colaborativo entre docentes e na apropriação do plano de melhoria por parte da comunidade educativa. Conclui-se que a Avaliação Externa de Escolas teve um papel relevante na dinamização da autoavaliação e no desenvolvimento organizacional da escola, configurando-se como uma oportunidade para a construção de uma cultura de melhoria contínua.
  • “We are not ready for this”: physicians’ perceptions on climate change information and adaptation strategies - qualitative study in Portugal
    Publication . Ponte, Nidia; Alves, Fátima; Vidal, Diogo Guedes
    Background: Climate change presents several challenges to public health and its professionals. This article aims to fill a significant gap in the current literature by understanding physicians’ perceptions of their role in educating others about health adaptation to climate change. It also explores their knowledge of health policies related to this issue in Portugal and their perceived influence on the development of adaptation policies at both local and national levels within the health sector. Methods: To this end, we applied a qualitative and case study approach, interviewing 13 physicians in Portugal, including general practitioners and specialists. The data was collected using a semi-structured interview script, and a content analysis was performed to categorize the responses and gain a comprehensive understanding of the phenomenon. Results: The main results of this study highlight the need for a more systematic approach to training physicians, including the relationship between climate change and health. Concerning policies, this research highlights the need for more consistent communication and precise guidelines for dealing with the impacts of climate change on public health. Conclusion: As the first exploratory study focusing on Portuguese physicians, this research provides unique insights into their views on the potential to influence patient behavior and health policy. Importantly, it offers valuable recommendations for health policy strategies, particularly in awareness-raising and training plans for these professionals, thereby demonstrating the research’s practical implications.
  • Educação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetiva
    Publication . Fonseca, Maria Aparecida Rodrigues; Henriques, Susana; Alves, Jeferson Lisboa
    Este artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.
  • Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em Portugal
    Publication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Nunes, Catarina S.
    O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
  • Adaptação do Communities That Care Youth Survey para Portugal: um estudo piloto
    Publication . Henriques, Susana; Rabelo, Rachel
    O questionário Communities That Care Youth Survey (CTCYS) avalia fatores de risco e de proteção, prevendo uma série de problemas de saúde comportamentais, incluindo uso de substâncias psicoativas, violência e delinquência em jovens e adolescentes. Em 2022, o CTCYS foi adaptado para Portugal, incorporando fatores de risco e proteção, associados ao uso de substâncias psicoativas, comportamento antissocial e problemas de saúde mental em quatro dimensões: comunidade, família, escola e indivíduo-pares. O presente estudo investigou as propriedades psicométricas e a aplicabilidade do CTCYS em Portugal. O processo de adaptação envolveu a tradução e o refinamento do US CTCYS complementado de discussões em grupos focais com alunos e especialistas. Realizou-se ainda um pré-teste num dos municípios da Região Autónoma dos Açores (RAA) no sentido de aferir a consistência interna do instrumento. Os resultados indicam que a estrutura do CTCYS adaptado a Portugal capta amplamente os principais fatores de risco e proteção considerados. A versão final foi aplicada a 1218 alunos a da RAA e foi realizada nova análise de confiabilidade e validade dos constructos visando a verificação da confiabilidade dos resultados da pesquisa. De modo geral, a os resultados mostraram-se promissores. Neste artigo apresentamos a análise dos resultados que identificam maiores efeitos para o consumo de substâncias psicoativas nos jovens da RAA. O uso dos resultados do CTCYS na identificação dos fatores de risco mais proeminentes para o consumo de substâncias em adolescentes, demonstra o potencial desta ferramenta para orientação de intervenções comunitárias de prevenção.
  • ePortfólios como recurso de carreira: programa online com estudantes do ensino superior
    Publication . Henriques, Susana; Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O programa B4C -Boost for Careervisa promover e/ou melhorar a empregabilidade dos estudantes do ensino superior a partir de um enfoque nos recursos de carreira. Foi desenhado e oferecido em ambiente digital para estudantes de duas instituições de ensino superior públicas portuguesas. Noâmbito do programa cada participante desenvolveu um eportfólio enquanto instrumento de apoio à empregabilidade e de avaliação. No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados da análise de conteúdo temática dos 151 eportfólios desenvolvidos nasduas edições do B4C. A análise temática foi orientada, por um lado, pelos temas emergentes da estrutura teórica, designadamente os recursos de carreira, e por outo lado, pela sua operacionalização por parte dos participantes. Os principais resultados evidenciam que o programa, enquanto desenvolveu competências específicas, relacionadas com os recursos de carreira e outras como as digitais, desenvolveu também a consciência para a importância dos recursos de carreira numa perspetiva de integração ou de gestão de percursos complexos.
  • A violência contra as mulheres durante a pandemia de COVID 19 em Portugal
    Publication . Cerejo, Dalila; Rosa, Rosário; Teixeira, Ana Lúcia; Pasinato, Wânia; Lisboa, Manuel
    O contexto pandémico, particularmente o primeiro confinamento de 18 de março de 2020, trouxe uma enorme incerteza, tanto em Portugal como em todo o mundo, sobre o que estaria a acontecer às mulheres relativamente à sua exposição a situações de violência. Este artigo apresenta os principais dados obtidos no projeto O impacto da COVID-19 na violência contra as mulheres, desenvolvido em 2020. Através de uma amostra estatisticamente representativa de 1500 mulheres portuguesas (Continente e Regiões Autónomas) foi possível concluir que, durante o período do primeiro confinamento, as mulheres ficaram ainda mais expostas à violência do que anteriormente.
  • Editorial
    Publication . Henriques, Susana
    É com um sentimento misto de orgulho e responsabilidade que, através do presente editorial, vos apresento o mais recente número da Revista Refas – Revista Fatec Zona Sul. Responsabilidade, porque se trata de uma revista científica prestes a completar uma década de existência. Durante este período temporal reuniu um arquivo de quase três centenas de artigos, em língua portuguesa, mas também em língua espanhola e em língua inglesa. A autoria destes artigos é igualmente diversa entre docentes, investigadores, discentes, colaboradores, tendo por base programas de mestrado, doutorado, cursos de graduação e tecnológicos. Enfim, uma enorme diversidade que se traduz em riqueza de conhecimento produzido e aqui partilhado. Orgulho por apresentar mais uma edição de elevada relevância científica. A presente edição mantém a organização dos artigos em função das áreas definidas no “Foco e Escopo” da Refas – Revista Fatec Zona Sul. A saber: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Logística e Temas Relacionados.
  • Collaborative management in schools: experiences on the role of ibero-american networks in health education
    Publication . Reis Bomfim, Natanael; Correia, Silvia Letícia Costa Pereira; Henriques, Susana; Rodrigues, Elisabete
    Health education is complex and, in schools, involves not only specific teams, but also management, organizational climate, and curricula. In this context, we understand collaborative management as a model in which school leaders promote the involvement of the school community, are based on open communication processes, and are receptive to innovation. Networking, enhanced by digital technologies, is one of the resources of these collaborative practices in the management of schools that, at the same time, reinforce them. Following a methodological strategy of an exploratory and qualitative nature, we analyze in a comparative perspective the public policies that frame health education in schools. The focus is on two experiences carried out in a network, in Brazil and Portugal. The results allow us to (re)think health education strategies in the school context, based on collaborative management strategies and cooperation networks.