Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

As tecnologias digitais desempenham uma função importante no cenário educacional, apontando para a urgência de incorporar as tendências emergentes não apenas no método de ensino, mas também na formação dos professores. O problema desta pesquisa aborda como formar professores, de modo que suas práticas estejam alinhadas com a aquisição de competências para enfrentar os desafios decorrentes das novas tendências. O objetivo é analisar as correlações atuais entre a cibercultura e a formação docente, buscando identificar tendências de práticas inovadoras e acessíveis que possam aprimorar o processo de ensino. Utilizando métodos analíticos e interpretativos, a pesquisa aprofunda práticas pedagógicas sugeridas por meio da análise bibliográfica qualitativa. Os resultados apontam para a imprescindibilidade de integrar, no âmbito educacional e formativo, as tendências atuais, tais como hibridismo, metodologias ativas, inteligência artificial, projetos STEAM, gamificação e robótica. Isso requer a criação de oportunidades para que esses profissionais possam vivenciar essas metodologias durante sua formação.
Digital technologies play an important role in the educational scenario, pointing to the urgency of incorporating emerging trends not only in teaching methods, but also in teacher training. The problem of this research addresses how to train teachers, so that their practices are aligned with the acquisition of skills to face the challenges arising from new trends. The objective is to analyze the current correlations between cyberculture and teacher training, seeking to identify trends in innovative and accessible practices that can improve the teaching process. Using analytical and interpretative methods, the research delves into pedagogical practices suggested through qualitative bibliographic analysis. The results point to the indispensability of integrating, in the educational and training sphere, current trends, such as hybridism, active methodologies, artificial intelligence, STEAM projects, gamification and robotics. This requires the creation of opportunities for these professionals to experience these methodologies during their training.

Description

Keywords

Formação docente Cibercultura Inovação Acessibilidade Teacher training Cyberculture Innovation Accessibility

Pedagogical Context

Citation

Marcom, J. L. R., PORTO, A. P. T., & Barros, D. M. V. (2023, set./dez.). A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade. Dialogia, São Paulo, 47, p. 1-23, e25578. https://doi.org/10.5585/47.2023.25578

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue