Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Barros, Daniela Melaré Vieira

Search Results

Now showing 1 - 10 of 136
  • Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João
    No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.
  • Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, Susana
    A aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.
  • DK eLearning-TPCK na língua e cultura espanhola na educação a distância
    Publication . Setién, Ana; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O Modelo DK eLearning baseado num poliedro composto por quatro faces triangulares , destaca-se principalmente dos outros modelos pelo vértice/círculo central (DK eLearning – sala de aula virtual).
  • Educação a distância e elearning na web social
    Publication . Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, Angélica
    "Num momento historicamente marcado por intensas transformações mundiais, este livro traz elementos, ideias, conceitos e expressões-manifestações atuais para o campo educacional e, fundamentalmente, faz um convite ao diálogo sobre a Educação contemporânea (…). As tendências recheiam-se de artefatos e espaços: gameficação, plataformas digitais, comunicação por nuvem, celulares, smartphones, tablets e paredes holográficas, inteligência artificial, redes sociais, dispositivos móveis; geolocalização, conteúdo aberto, REA (Recursos Educacionais Abertos), MOOC (Cursos Online Abertos e Massivos), POMAR (Percursos Online Massivos Abertos e Rizomáticos), aplicações semânticas, software livre, hibridização, Educação Aberta, docência online, redes rizomáticas, linguagem emocional, mediação partilhada, interatividade etc., nomeiam e sinalizam as transformações socioeducacionais.” Adriana Rocha Bruno
  • Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patricia Alejandra
    Ebook com os artigos completos das I jornadas Internacionais Online realizadas em 2014
  • Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira
    As diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.
  • Towards a model of a didactics of eLearning: an application to education for sustainable development
    Publication . Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira
    In this paper our aim is to analyze and discuss some of the problems that Higher Education Institutions are facing with the change in the profile of students who reach this level of education. In this context issues related to the implementation of several professional knowledge (conceptual, pedagogical and technological) acquire a new dimension due to the need of transpose them into online learning environments. This starting point is deepen understanding from three theoretical perspectives analysis: the digital natives and the social and cultural settings, models of didactic transposition, and education for sustainable development. The last one of them was selected for exemplify a model. Thus, it is our goal in this article to discuss a first draft of a didactic transposition model adapted to eLearning that answers the needs of these specific public.
  • Games, mitologia, subjetividade e noosfera
    Publication . Mucheroni, Marcos; Barros, Daniela Melaré Vieira
  • Universidades seniores em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e social
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Nobre, Ana; Gil, Henrique; Chenoll, Antonio; Macedo, Carla
    Este artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal, mais conhecidas no Brasil como Universidade para a Terceira Idade. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.