Loading...
125 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 125
- Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informalPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria JoãoNo presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.
- Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagemPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, SusanaA aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.
- DK eLearning-TPCK na língua e cultura espanhola na educação a distânciaPublication . Setién, Ana; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré VieiraO Modelo DK eLearning baseado num poliedro composto por quatro faces triangulares , destaca-se principalmente dos outros modelos pelo vértice/círculo central (DK eLearning – sala de aula virtual).
- Perspectivas da didática para o século XXI : aproximações entre a didática e as tecnologiasPublication . Mello, Diene E.; Moraes, Dirce A. F.; Barros, Daniela Melaré Vieira
- Novos desafios da educação a distância: programação e uso de ChatbotsPublication . Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré VieiraA evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mu- danças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, no ensino a distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade de os Tutores Virtuais responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a necessidade enorme de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo compreender os novos desafios da educação a distância (EaD) no ensino superior on-line, nomeadamente a programação e o uso de Chatbots, bem como as razões e causas para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores virtuais. Como resultado, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem do uso de Chatbots (assistentes virtuais) na EaD no ensino superior on-line, devido aos enormes benefícios para os intervenientes diretos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja: a instituição, os tutores e os alunos.
- Educação a distância e elearning na web socialPublication . Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, Angélica"Num momento historicamente marcado por intensas transformações mundiais, este livro traz elementos, ideias, conceitos e expressões-manifestações atuais para o campo educacional e, fundamentalmente, faz um convite ao diálogo sobre a Educação contemporânea (…). As tendências recheiam-se de artefatos e espaços: gameficação, plataformas digitais, comunicação por nuvem, celulares, smartphones, tablets e paredes holográficas, inteligência artificial, redes sociais, dispositivos móveis; geolocalização, conteúdo aberto, REA (Recursos Educacionais Abertos), MOOC (Cursos Online Abertos e Massivos), POMAR (Percursos Online Massivos Abertos e Rizomáticos), aplicações semânticas, software livre, hibridização, Educação Aberta, docência online, redes rizomáticas, linguagem emocional, mediação partilhada, interatividade etc., nomeiam e sinalizam as transformações socioeducacionais.” Adriana Rocha Bruno
- Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraEbook com os artigos completos das I jornadas Internacionais Online realizadas em 2014
- Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?Publication . Barros, Daniela Melaré VieiraAs diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.
- Towards a model of a didactics of eLearning: an application to education for sustainable developmentPublication . Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré VieiraIn this paper our aim is to analyze and discuss some of the problems that Higher Education Institutions are facing with the change in the profile of students who reach this level of education. In this context issues related to the implementation of several professional knowledge (conceptual, pedagogical and technological) acquire a new dimension due to the need of transpose them into online learning environments. This starting point is deepen understanding from three theoretical perspectives analysis: the digital natives and the social and cultural settings, models of didactic transposition, and education for sustainable development. The last one of them was selected for exemplify a model. Thus, it is our goal in this article to discuss a first draft of a didactic transposition model adapted to eLearning that answers the needs of these specific public.
- Games, mitologia, subjetividade e noosferaPublication . Mucheroni, Marcos; Barros, Daniela Melaré Vieira