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- Cenários de aprendizagem à la carte: contemplação dos estilos de aprendizagem para uma aprendizagem colaborativa invertidaPublication . Freitas, J. M. A.; Padilha, M. A. S. E; Barros, Daniela Melaré Vieira
- "Este é o princípio da relação”: o bétel e a areca como suportes materiais de tradução cultural em Timor-LestePublication . Sousa, LúcioO consumo de areca e de bétel é omnipresente no sudeste asiático. Em Timor Leste desempenha um papel fundamental nas sociabilidades diárias, mas também tem um papel essencial em contextos rituais. O objetivo deste artigo é analisar como o consumo de areca e bétel, enquanto suporte material de relações sociais, se pode deslocar das relações pessoais ou locais para uma tradução mais global, funcionando como artefacto e autor da tradução cultural, considerando a possibilidade de estas práticas estarem a ser convertidas / traduzidas em performances nacionais.
- Wikipédia, um sistema sociotécnico?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Wikipédia é incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, paralelamente é ciclópica a proporção que atingiu ao longo dos 18 anos de existência concretizando, sem dúvida, um velho sonho da humanidade – reunir num local todo o conhecimento da humanidade – a Wikipédia é, de alguma forma, a nova biblioteca de Alexandria sendo que o facto de não ter restrições em armazenar o conhecimento uma vantagem, esta alberga 291 línguas sendo que é a Wikipédia em língua inglesa que tem um nível maior de maturidade. Outro fator distinto é o facto de o seu produto ser resultado da contribuição de voluntários à volta do globo. No entanto, na atualidade, os contributos não se circunscrevem aos agentes humanos mas também aos agentes não-humanos. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a Wikipédia enquanto sistema sociotécnico, ou seja, enquadrando-o no papel destes agendes. Para tal, num primeiro momento abordaremos o fenómeno Wikipédia enquanto enciclopédia e num segundo momento é analisada enquanto sistema sociotécnico, nomeadamente em língua portuguesa, uma vez que, o papel dos agentes não-humanos tem tido um peso cada vez maior nesta enciclopédia, ou seja, os bots são vistos como colaboradores não-humanos que intervêm quer em edições repetitivas e em série mas também evoluído quer no espaço de atuação, quer na sofisticação das ações, ou seja, não se restringe ao conteúdo dos artigos e expande-se para a socialização dos participantes da comunidade.
- O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridadePublication . Viana, Filipa; Amante, LúciaInvestigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias.
- Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de PortugalPublication . Mucheroni, Marcos; Carvalho, Elizabeth; Marcos, AdéritoO ensino e aprendizagem da programação de computadores em ambiente e-learning constitui uma área que tem vindo a atrair um interesse crescente tanto por parte das universidades de ensino em rede como pelos investigadores do e-learning. Aprender a programar computadores requer o desenvolvimento de raciocínio lógico da parte do estudante, enquanto aprende a dominar as potencialidades de uma determinada linguagem de programação, a construir estruturas de dados e a desenvolver uma estratégia de resolução de problemas pela sua divisão e modularização em problemas mais simples de mais fácil conquista. Adicionalmente importa que o estudante desenvolva competências de trabalho em grupo, de estudo individual com elevados níveis de concentração para realizar trabalho de revisão e depuração de código fonte. O ensino on-line de programação de computadores é constituído por estes aspetos, exigindo um elevado grau de interação entre estudantes e destes com o professor. Neste artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e propostas concretas de estratégias de implementação do ensino e aprendizagem da programação de computadores, de nível universitário, explorando o método de “design” de instruções como uma abordagem do diálogo, uma adaptação da taxonomia de Bloom, com base na experiência e no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal.
- Addressing low dimensionality feature subset selection: reliefF(-k) or extended correlation-based feature selection(eCFS)?Publication . Tallón-Ballesteros, Antonio J.; Cavique, Luís; Fong, SimonThis paper tackles problems where attribute selection is not only able to choose a few features but also to achieve a low performance classification in terms of accuracy compared to the full attribute set. Correlation-based feature selection (CFS) has been set as the baseline attribute subset selection due to its popularity and high performance. Around hundred data sets have been collected and submitted to CFS; then the problems fulling simultaneously the conditions: a) a number of selected attributes lower than six and b) a percentage of selected attributes lower than a forty per cent, have been tested onto two directions.Firstly, in the scope of data selection at the feature level, some options proposed in a prior work as well as an advanced contemporary approach have been conducted. Secondly, the data pre-processed and initial problems have been tested with some sturdy classifiers. Moreover, this work introduces a new taxonomy of feature selection according to the solution type and the followed way to compute it. The test bed comprises seven problems, three out of them report a single selected attribute, another one with two extracted features and the three remaining data sets with four or five retained attributes, all of them by CFS; additionally, the feature set is between six and twenty nine and the complexity of the problems, in terms of classes, uctuates between two and twenty one, throwing averages of sixteen and around five for both aforementioned properties. The contribution concluded that the advanced procedure is suitable for problems where only one or two attributes are selected by CFS; for data sets with more than two selected features the baseline method is preferable to the advanced one, although the considered feature ranking method achieved intermediate results.
- Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade AbertaPublication . Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Martinho, Carlos; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Rocio, VitorEste artigo apresenta reflexões seminais acerca da utilização de tutores virtuais no sistema de e-learning da Universidade Aberta. O tutor virtual é uma analogia do tutor humano, adota uma interface antropomórfica com características emocionais, comumente denominado de avatar, que integra inteligência artificial e pode constituir uma abordagem interessante, tanto para o professor como para os estudantes, se se perspetivar o futuro dos ambientes típicos de ensino e educação a distância online e em rede e a crescente massificação da individualização do acompanhamento do estudante. Embora atraente de muitas formas, especialmente quando se leva em linha de conta a redução da carga da interação e do apoio que um professor (humano) deve fornecer nesses ambientes, várias questões se colocam visando a plena e efetiva integração de avatares como artefactos de mediação da tutoria virtual. Este artigo fornece um conjunto de perspetivas iniciais sobre este desafio, introduzindo o estado da arte no campo, enquanto apresenta alguns desenvolvimentos recentes e em experimentação na Universidade Aberta pela instanciação de dois avatares – a Maria e o João.
- A juventude de 1968 em debate no romance francêsPublication . Gonçalves, Luís Carlos Pimenta
- Escala de autoavaliação de competências digitais de professores: procedimentos de construção e validaçãoPublication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.Este trabalho apresenta um estudo que descreve os procedimentos de construção de uma escala de autoavaliação de competências digitais de professores e as suas qualidades psicométricas. Depois de algumas considerações sobre o construto e a sua operacionalização, efetuou-se a análise dos procedimentos da sua construção, realizou-se a análise de consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach e a análise da validade do construto (análise fatorial exploratória e confirmatória). Para além de bons indicadores de validade, globalmente, as medidas aplicadas caracterizam-se por uma fidelidade boa e estruturas fatoriais interpretáveis.
- Intergenerational education as a strategy for promoting active ageingPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaThe objective of this article is to present the main results of a study about intergenerational education as a strategy for promoting active ageing. The research took place in the parish of Bonfim, Oporto city, Portugal, and involved a sample of 385 residents, divided into three age groups (young-adults, middle-aged adults and older adults). The data came from the Questionnaire for Assessing Needs, Interests and Potentials for the Development of Intergenerational Programs, from which the following variables were considered: social participation; leisure activities; social support and quality of life. As main results, one can point that older subgroups show less social participation and leisure activities, low social support networks and also low quality of life compared to younger subgroups. A gender effect was also noticed, since the social roles performed across adulthood by man and women result in less social participation of women, less leisure activities, less social support networks and a worse evaluation of their quality of life.