Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EbookEaD_2019_cap02.pdf1.26 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta reflexões seminais acerca da utilização de tutores virtuais no sistema de e-learning da Universidade Aberta. O tutor virtual é uma analogia do tutor humano, adota uma interface antropomórfica com características emocionais, comumente denominado de avatar, que integra inteligência artificial e pode constituir uma abordagem interessante, tanto para o professor como para os estudantes, se se perspetivar o futuro dos ambientes típicos de ensino e educação a distância online e em rede e a crescente massificação da individualização do acompanhamento do estudante. Embora atraente de muitas formas, especialmente quando se leva em linha de conta a redução da carga da interação e do apoio que um professor (humano) deve fornecer nesses ambientes, várias questões se colocam visando a plena e efetiva integração de avatares como artefactos de mediação da tutoria virtual. Este artigo fornece um conjunto de perspetivas iniciais sobre este desafio, introduzindo o estado da arte no campo, enquanto apresenta alguns desenvolvimentos recentes e em experimentação na Universidade Aberta pela instanciação de dois avatares – a Maria e o João.
This article presents seminal reflections on the use of virtual tutors in the Aberta University e-learning system. The virtual tutor is an analogy of the human tutor, adopting an anthropomorphic interface with emotional characteristics, commonly called an avatar, which integrates artificial intelligence, and can be an interesting approach for both the teacher and the students, if the future of environments typical of online and networked distance learning and education, and the increasing massification of the individualization of student follow-up. Although attractive in many ways, especially when one takes into account the reduction of the interaction load and the support that a (human) teacher must provide in these environments, several questions are posed for the full and effective integration of avatars as mediation artifacts of virtual tutoring. This article provides a set of initial perspectives on this challenge, introducing the state of the art in the field, while presenting some recent developments and experimentation at the Aberta University by the instantiation of two avatars - Mary and John.

Description

Keywords

Tutoria online Avatar Tutoria virtual Elearning Interface antropomórfica Online tutoring Virtual tutoring Anthropomorphic interface

Citation

Marcos, Adérito [et al.] - Os Avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas, coord. - "Inovar para a qualidade na educação digital" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN 978-972-674-839-7. p. 22-42

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue