Repository logo
 
Publication

Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta

dc.contributor.authorMarcos, Adérito
dc.contributor.authorCarvalho, Elizabeth
dc.contributor.authorMartinho, Carlos
dc.contributor.authorCláudio, Ana Paula
dc.contributor.authorCarmo, Maria Beatriz
dc.contributor.authorRocio, Vitor
dc.date.accessioned2019-05-27T15:04:29Z
dc.date.available2019-05-27T15:04:29Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractEste artigo apresenta reflexões seminais acerca da utilização de tutores virtuais no sistema de e-learning da Universidade Aberta. O tutor virtual é uma analogia do tutor humano, adota uma interface antropomórfica com características emocionais, comumente denominado de avatar, que integra inteligência artificial e pode constituir uma abordagem interessante, tanto para o professor como para os estudantes, se se perspetivar o futuro dos ambientes típicos de ensino e educação a distância online e em rede e a crescente massificação da individualização do acompanhamento do estudante. Embora atraente de muitas formas, especialmente quando se leva em linha de conta a redução da carga da interação e do apoio que um professor (humano) deve fornecer nesses ambientes, várias questões se colocam visando a plena e efetiva integração de avatares como artefactos de mediação da tutoria virtual. Este artigo fornece um conjunto de perspetivas iniciais sobre este desafio, introduzindo o estado da arte no campo, enquanto apresenta alguns desenvolvimentos recentes e em experimentação na Universidade Aberta pela instanciação de dois avatares – a Maria e o João.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents seminal reflections on the use of virtual tutors in the Aberta University e-learning system. The virtual tutor is an analogy of the human tutor, adopting an anthropomorphic interface with emotional characteristics, commonly called an avatar, which integrates artificial intelligence, and can be an interesting approach for both the teacher and the students, if the future of environments typical of online and networked distance learning and education, and the increasing massification of the individualization of student follow-up. Although attractive in many ways, especially when one takes into account the reduction of the interaction load and the support that a (human) teacher must provide in these environments, several questions are posed for the full and effective integration of avatars as mediation artifacts of virtual tutoring. This article provides a set of initial perspectives on this challenge, introducing the state of the art in the field, while presenting some recent developments and experimentation at the Aberta University by the instantiation of two avatars - Mary and John.pt_PT
dc.description.sponsorshipProjeto "Tutoria Virtual" foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do contrato número PTDC/IVC-PEC/3963/2014.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarcos, Adérito [et al.] - Os Avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas, coord. - "Inovar para a qualidade na educação digital" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN 978-972-674-839-7. p. 22-42pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-839-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8238
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectTutoria onlinept_PT
dc.subjectAvatarpt_PT
dc.subjectTutoria virtualpt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectInterface antropomórficapt_PT
dc.subjectOnline tutoringpt_PT
dc.subjectVirtual tutoringpt_PT
dc.subjectAnthropomorphic interfacept_PT
dc.titleOs avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Abertapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FIVC-PEC%2F3963%2F2014/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage42pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.titleInovar para a qualidade na educação digitalpt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameMarcos
person.familyNameCarvalho
person.familyNameMartinho
person.familyNameCláudio
person.familyNameCarmo
person.familyNameRocio
person.givenNameAdérito
person.givenNameElizabeth
person.givenNameCarlos
person.givenNameAna Paula
person.givenNameMaria Beatriz
person.givenNameVitor
person.identifierR-000-03D
person.identifier751223
person.identifier751337
person.identifierR-000-HKF
person.identifier.ciencia-id0617-948A-BB8D
person.identifier.ciencia-idAC13-F529-689B
person.identifier.ciencia-id4B10-2FE7-E723
person.identifier.ciencia-id0418-C5A8-59E2
person.identifier.orcid0000-0002-9164-9686
person.identifier.orcid0000-0001-7036-5628
person.identifier.orcid0000-0002-9304-957X
person.identifier.orcid0000-0002-4594-8087
person.identifier.orcid0000-0002-4768-9517
person.identifier.orcid0000-0002-3314-898X
person.identifier.ridL-6809-2017
person.identifier.ridB-4003-2016
person.identifier.scopus-author-id22980054100
person.identifier.scopus-author-id24075488000
person.identifier.scopus-author-id6506952254
person.identifier.scopus-author-id10739782800
person.identifier.scopus-author-id10738797000
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41
relation.isAuthorOfPublicationa6731938-f6dc-4707-97b6-2afcff0c21e1
relation.isAuthorOfPublication944868be-41d2-44e6-91df-90c8b5c3a8d7
relation.isAuthorOfPublicationd87f8b16-b28e-428c-8a47-177231f6d04d
relation.isAuthorOfPublicatione28e3195-6fe3-42b7-ad2e-dac5ad295df7
relation.isAuthorOfPublication7cab4248-456c-46bf-a1cf-bbd212928171
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya6731938-f6dc-4707-97b6-2afcff0c21e1
relation.isProjectOfPublication2edd2673-7bb4-446e-b867-8a15756a3501
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2edd2673-7bb4-446e-b867-8a15756a3501

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EbookEaD_2019_cap02.pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: