Loading...
Research Project
Untitled
Funder
Authors
Publications
Empathic mediators for distance learning courses
Publication . Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Rocio, Vitor; Morgado, Leonel; Morgado, Lina; Varghese, Anila Ann; Seixas, Sónia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Rodrigues, Ricardo; Martinho, Carlos
Online distance learning introduces several challenges, such as the dependence of online tools, the asynchronous communication between teachers and students, and the lack of synchronous social engagement level that inclassroom teaching can leverage. The existence of an online tutor 24 hours/day would be an interesting asset to potentially work as an additional learning support tool. The Virtual Tutoring project aims at the development of solutions involving anthropomorphic 3D avatars that work as both virtual online tutors in the Moodle e-learning platform as well as coaches in a mobile application that interact empathically with the students by predicting their emotional state and selecting appropriate emotion regulation strategies. This paper presents the current status of the project, preliminary evaluations with students, and future developments.
A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distância
Publication . Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré Vieira
A evolução tecnológica tem contribuído significativamente para mudanças
relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na
educação e, consequentemente, na Educação a Distância (EaD). Associando as
potencialidades das tecnologias disponíveis, à necessidade dos estudantes e à
indispensabilidade das instituições automatizarem alguns processos passíveis de
serem automatizados, justifica-se a criação de um Tutor Virtual que execute
algumas funções que contribuam para as situações de aprendizagem dos
estudantes. Desta forma, a presente investigação teve como finalidade analisar a
integração de um Tutor Virtual em algumas Unidades Curriculares dos Cursos da
Universidade Aberta, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Computacionais e
Ciências Sociais, como complemento de Tutores Humanos. A integração de um
Tutor Virtual, baseado em Agentes Virtuais Encapsulados (AVE), nos ambientes de
Gestão de Sistemas de Aprendizagem (LMS), assentes na integração de interfaces
antropomórficas, cujas aparências e características são tão realistas e credíveis e
sem piorar o seu desempenho, faz com que este tipo de agentes sejam
interlocutores para complementar os tutores humanos em ambientes reais de
aprendizagem. A metodologia foi um estudo de caso e os instrumentos de recolha
de dados foram: documentação do projeto, inquéritos por questionário (aos alunos
participantes) e entrevistas semiestruturada (aos gestores/professores envolvidos
no projeto). Em relação aos resultados, é de referir que o uso dos agentes
encapsulados motivou e facilitou o processo de comunicação entre os estudantes
e o Tutor, para além disso, proporcionou um acesso mais rápido aos conteúdos das
UC.
Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta
Publication . Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Martinho, Carlos; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Rocio, Vitor
Este artigo apresenta reflexões seminais acerca da utilização de tutores virtuais no sistema de e-learning da Universidade Aberta. O tutor virtual é uma analogia do tutor humano, adota uma interface antropomórfica com características emocionais, comumente denominado de avatar, que integra inteligência artificial e pode constituir uma abordagem interessante, tanto para o professor como para os estudantes, se se perspetivar o futuro dos ambientes típicos de ensino e educação a distância online e em rede e a crescente massificação da individualização do acompanhamento do estudante. Embora atraente de muitas formas, especialmente quando se leva em linha de conta a redução da carga da interação e do apoio que um professor (humano) deve fornecer nesses ambientes, várias questões se colocam visando a plena e efetiva integração de avatares como artefactos de mediação da tutoria virtual. Este artigo fornece um conjunto de perspetivas iniciais sobre este desafio, introduzindo o estado da arte no campo, enquanto apresenta alguns desenvolvimentos recentes e em experimentação na Universidade Aberta pela instanciação de dois avatares – a Maria e o João.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/IVC-PEC/3963/2014