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- Modeling BDN framework in ArchiMate: benefits management of IS investments applied in the context of media and television industry digital transformationPublication . Antunes, Fernando José de Barros; Guerreiro, Sérgio Luís Proença DuarteO alinhamento entre os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) e a definição ao dos objetivos de negócios e recorrentemente referido na literatura como uma tarefa primordial com impacto direto no lucro da organização. A Arquitetura Corporativa (EA) desempenha um papel importante na descrição das dependências entre um roteiro de migração ao de TI e as contra- partes de negócios, portanto, facilitando as decisões das partes interessadas. No entanto, as evidencias mostram que um número significativo de projetos de TI não consegue entregar os resultados desejados. Normalmente, as causas do fracasso incluem (i) a predominância de abordagens de gestão financeira de caixa preta que oferecem indicadores fracos, empheg, retorno sobre o investimento ou redução de custos, e (ii) não identificar os benefícios de negócios reais fornecidos pelo valor que pode ser gerado por um investimento em TI. Este artigo usa ArchiMate para propor um modelo para entender, projetar e gerenciar os benefícios do negocio. ArchiMate permite, entre outros, modelar camadas de negócios, aplicativos, tecnologia ou estratégia e agora é estendido com benefícios de negócios. Especificamente, é apresentado um ponto de vista da ArchiMate baseado no modelo Benefit Dependence Network (BDN). O objetivo dessa visão é apoiar os stakeholders que estão ao gerenciando os benefícios a serem alcançados por um investimento em TI. A solução conceitual e discutida e demonstrada no contexto do caso de uso da industria de televisão ao e vídeo de mídia. Posteriormente, as deficiências ontológicas desse modelo s ´ ao discutidas utilizando o método Wand Weber e por meio de entrevistas com especialistas.
- A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distânciaPublication . Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré VieiraA evolução tecnológica tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, na Educação a Distância (EaD). Associando as potencialidades das tecnologias disponíveis, à necessidade dos estudantes e à indispensabilidade das instituições automatizarem alguns processos passíveis de serem automatizados, justifica-se a criação de um Tutor Virtual que execute algumas funções que contribuam para as situações de aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a presente investigação teve como finalidade analisar a integração de um Tutor Virtual em algumas Unidades Curriculares dos Cursos da Universidade Aberta, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Computacionais e Ciências Sociais, como complemento de Tutores Humanos. A integração de um Tutor Virtual, baseado em Agentes Virtuais Encapsulados (AVE), nos ambientes de Gestão de Sistemas de Aprendizagem (LMS), assentes na integração de interfaces antropomórficas, cujas aparências e características são tão realistas e credíveis e sem piorar o seu desempenho, faz com que este tipo de agentes sejam interlocutores para complementar os tutores humanos em ambientes reais de aprendizagem. A metodologia foi um estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram: documentação do projeto, inquéritos por questionário (aos alunos participantes) e entrevistas semiestruturada (aos gestores/professores envolvidos no projeto). Em relação aos resultados, é de referir que o uso dos agentes encapsulados motivou e facilitou o processo de comunicação entre os estudantes e o Tutor, para além disso, proporcionou um acesso mais rápido aos conteúdos das UC.