Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2ยบ ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LuciaAmante_artigo_blog.pdf3.3 MBAdobe PDF Download

Authors

Amante, Lรบcia

Advisor(s)

Abstract(s)

Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.ยบ ano do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico, onde se iniciou uma atividade semanal โ€“ a Biblioteca de Turma. Aliada ร  atividade de leitura surgiu a criaรงรฃo de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianรงas ao longo do ano letivo. Procurรกmos analisar como a utilizaรงรฃo do blogue para a publicaรงรฃo de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criaรงรฃo de dinรขmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotรกmos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigaรงรฃo-aรงรฃo. Concluรญmos que a utilizaรงรฃo de meios tecnolรณgicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianรงas considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competรชncias nesta รกrea e ainda para a aproximaรงรฃo e fortalecimento da relaรงรฃo da escola com as famรญlias.

Description

Keywords

Blogue Biblioteca de turma Leitura Escrita Crianรงas Aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

Viana, Filipa; Amante, Lรบcia - O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2ยบ ano de escolaridade. "Plurais [Em linha]: Revista Multidisciplinar โ€“ Educaรงรฃo e Cultura Digitais". ISSN 2177-5060 (Print) 2447-9373 (Online). Vol. 4, nยบ 2 (maio/ago. 2019), p. 94-116

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue