| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Amante, Lรบcia
Advisor(s)
Abstract(s)
Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.ยบ ano do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico, onde se iniciou uma atividade semanal โ a Biblioteca de Turma. Aliada ร atividade de leitura surgiu a criaรงรฃo de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianรงas ao longo do ano letivo. Procurรกmos analisar como a utilizaรงรฃo do blogue para a publicaรงรฃo de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criaรงรฃo de dinรขmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita.
Adotรกmos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigaรงรฃo-aรงรฃo. Concluรญmos que a utilizaรงรฃo de meios tecnolรณgicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianรงas considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competรชncias nesta รกrea e ainda para a aproximaรงรฃo e fortalecimento da relaรงรฃo da escola com as famรญlias.
Description
Keywords
Blogue Biblioteca de turma Leitura Escrita Crianรงas Aprendizagem
Pedagogical Context
Citation
Viana, Filipa; Amante, Lรบcia - O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2ยบ ano de escolaridade. "Plurais [Em linha]: Revista Multidisciplinar โ Educaรงรฃo e Cultura Digitais". ISSN 2177-5060 (Print) 2447-9373 (Online). Vol. 4, nยบ 2 (maio/ago. 2019), p. 94-116
Publisher
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
