Publication
O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2ยบ ano de escolaridade
dc.contributor.author | Viana, Filipa | |
dc.contributor.author | Amante, Lรบcia | |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T16:10:10Z | |
dc.date.available | 2019-11-06T16:10:10Z | |
dc.date.issued | 2019-05 | |
dc.description.abstract | Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.ยบ ano do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico, onde se iniciou uma atividade semanal โ a Biblioteca de Turma. Aliada ร atividade de leitura surgiu a criaรงรฃo de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianรงas ao longo do ano letivo. Procurรกmos analisar como a utilizaรงรฃo do blogue para a publicaรงรฃo de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criaรงรฃo de dinรขmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotรกmos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigaรงรฃo-aรงรฃo. Concluรญmos que a utilizaรงรฃo de meios tecnolรณgicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianรงas considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competรชncias nesta รกrea e ainda para a aproximaรงรฃo e fortalecimento da relaรงรฃo da escola com as famรญlias. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Viana, Filipa; Amante, Lรบcia - O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2ยบ ano de escolaridade. "Plurais [Em linha]: Revista Multidisciplinar โ Educaรงรฃo e Cultura Digitais". ISSN 2177-5060 (Print) 2447-9373 (Online). Vol. 4, nยบ 2 (maio/ago. 2019), p. 94-116 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2177-5060 (Print) | |
dc.identifier.issn | 2447-9373 (Online) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8721 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Estado da Bahia (UNEB) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/issue/viewIssue/398/338 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Blogue | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca de turma | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Crianรงas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | O blog na aprendizagem da linguagem escrita: estudo de caso numa turma do 2ยบ ano de escolaridade | pt_PT |
dc.title.alternative | The blog in the learning of writing language: case study in a class of the 2nd year of schooling | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Salvador da Bahรญa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 116 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 94 | pt_PT |
oaire.citation.title | Plurais: Revista Multidisciplinar โ Educaรงรฃo e Cultura Digitais | pt_PT |
person.familyName | Amante | |
person.givenName | Lรบcia | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 4511-5D40-4988 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3210-7980 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56560249400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 |