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- AvaliaçÔes alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teĂłrico-prĂĄticoPublication . Ferrarini, Rosilei; Amante, LĂșcia; Torres, PatrĂcia LupionA temĂĄtica central deste artigo refere-se Ă s concepçÔes e aos processos de avaliação da aprendizagem que, sob influĂȘncia das novas tecnologias de informação e comunicação, possibilitam a prĂĄtica de avaliaçÔes digitais. A questĂŁo norteadora da pesquisa esteve centrada nas possibilidades de realização de avaliaçÔes alternativas em ambiente on-line, para alĂ©m dos modelos convencionais psicomĂ©tricos, buscando uma aproximação com um novo conceito para o processo avaliativo: o de modelos edumĂ©tricos. O corpus da pesquisa centrou-se na anĂĄlise do processo e do sistema avaliativo de um curso de formação continuada de professores da educação bĂĄsica, realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Autores como Porto (2005), Pinto (2016) e Amante; Oliveira e Pereira (2017) foram utilizados para fundamentação dos estudos. A anĂĄlise baseou-se no modelo teĂłrico PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, ConsistĂȘncia e TransparĂȘncia), desenvolvido por professores pesquisadores da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa tem abordagem qualitativa por meio do estudo de caso descritivo, tendo como fontes de estudo de campo documentos institucionais e o prĂłprio ambiente virtual do curso analisado. Como resultado, constatou-se a multiplicidade de alternativas de tarefas avaliativas realizadas de modo digital. Pela anĂĄlise do modelo PrACT, identificou-se a utilização das dimensĂ”es da praticabilidade, da autenticidade e da consistĂȘncia em maior grau no modelo do curso, assim como a necessidade de se repensar a dimensĂŁo da transparĂȘncia. Concluiu-se que o curso se aproxima consideravelmente do paradigma edumĂ©trico e do modelo PrACT, sendo possĂvel realizar adequaçÔes.
- Mobile learning in higher education: mapping perceptions and practices of online studentsPublication . Bastos, GlĂłria; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, AntĂłnio Quintas; Amante, LĂșciaMobile-learning is still an emergent field of research, especially if we consider the scope of higher education (HE). In fact, few studies have been developed with regard to higher education contexts, namely within Open Universities [1], [2], [3], [4]. Given the importance of studying mobility in real learning contexts, we aim at studying the perceptions that higher education students have about mobile and non-mobile devices and also how they describe their uses and practices in different types of interactions in online courses at a Distance Virtual University. In this context it was intended to know a) what are the students' perceptions about the affordances of various mobile and non-mobile devices, and b) what types of devices do students prefer to use in interactions with teachers, with other students and with contents. The data obtained in this study show that there is some discrepancy between students' perceptions of mobile devices, their educational potential and their actual use. The actual use of mobile devices seems to be much more conservative than we would be led to assume from the discourse of learning everywhere at any time with any device.
- Educação e tecnologias Web: contributos de pesquisa luso-brasileirosPublication . Torres, PatrĂcia Lupion; Amante, LĂșciaO livro Educação e Tecnologias Web: contributos de pesquisa Luso-Brasileiros constitui um significativo resultado da jĂĄ longa e frutuosa parceria entre o Programa de PĂłs-Graduação em Educação da Escola de Educação e Humanidades da PontifĂcia Universidade CatĂłlica do ParanĂĄ e a Universidade Aberta de Portugal, designadamente com o LaboratĂłrio de Educação a DistĂąncia e eLearning. Essas duas universidades celebram quase uma dĂ©cada de colaboração, registrando relevantes parcerias quer de pesquisa no Ăąmbito de mestrados e doutorados, quer de participação em provas acadĂ©micas, de coorganização de eventos cientĂficos de ambas as instituiçÔes, de promoção da mobilidade acadĂ©mica dos seus estudantes e docentes, bem como de produção de publicaçÔes conjuntas, como a que hoje temos o orgulho de vos apresentar. O livro reĂșne uma seleção de trabalhos desenvolvidos em ambas as universidades no Ăąmbito de dissertaçÔes de mestrado e de teses de doutoramento recentes, que se destacaram pela sua qualidade e relevĂąncia na ĂĄrea.
- Interacção social e utilização do computador no prĂ©-escolarPublication . Amante, LĂșciaA integração dos computadores no ensino e a sua utilização enquanto promotores de ambientes de aprendizagem colaborativa tem vindo a ser alvo de diversas investigaçÔes que partem do quadro teĂłrico das perspectivas vigotskyanas que aqui se toma tambĂ©m como referĂȘncia. Neste Ăąmbito, discute-se o papel da interacção social na aprendizagem, designadamente da interacção verbal entre crianças e entre crianças e adultos no contexto de actividades desenvolvidas com recurso ao computador. Descreve-se a natureza de algumas interacçÔes registadas entre crianças e entre estas e a educadora utilizando o computador, no contexto natural da sala de actividades, procuranso identificar as suas caracterĂsticas e analisar a sua relevĂąncia educacional. Considera-se que as novas tecnologias se constituem como um meio especialmente propĂcio ao desenvolvimento de aprendizagem colaborativa entre as crianças e salienta-se o papel do educador quer como mediador destas interacçÔes quer como promotor de contextos de aprendizagem propĂcios a esta colaboração.
- Innovation in open and distance continuing teacher educationPublication . Ferreira, Manuela Malheiro; Amante, LĂșcia; Morgado, LinaIn Portugal, since 1994 teachers from Basic and Secondary Education(1), in order to progress in their careers (according to the regulations of the Ministry of Education) need to engage themselves in continuing education. Courses or workshops on pedagogic, methodological or scientific topics are organized for them by higher education institutions, or by associations of schools of different levels located in a certain area. In these courses, teachers may gain credits, which are necessary for their progression. These are traditional face-to-face courses. Universidade Aberta offered this kind of courses too, but in 1997 it started an experimental programme of open and distance continuing education. Short courses on new technologies for teaching, evaluation and assessment techniques, didactics of literature, child and youth literature were offered to basic and secondary school teachers. This was the first open and continuing education programme organized by Universidade Aberta.
- Avaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultadosPublication . Gomes, Maria JoĂŁo; Amante, LĂșcia; Oliveira, IsolinaA avaliação de competĂȘncias requer uma abordagem que integre conhecimento, habilidades e atitudes, implicando o recurso a diversas estratĂ©gias de avaliação. Neste contexto, temos assistido Ă emergĂȘncia de um novo conceito, designado por vĂĄrios autores como cultura da avaliação. AlĂ©m disso, os ambientes virtuais de aprendizagem do ensino superior tĂȘm tambĂ©m promovido a utilização de novas estratĂ©gias de avaliação eletrĂłnica. Portanto, torna-se importante repensar o conceito de qualidade da avaliação nos contextos de educação superior online e, particularmente, como desenvolver na atualidade novos cenĂĄrios de aprendizagem. Neste texto apresentamos um novo quadro teĂłrico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensĂ”es - autenticidade, consistĂȘncia, transparĂȘncia e viabilidade â cada uma delas integrando um conjunto de parĂąmetros, que visa promover a qualidade das estratĂ©gias de avaliação em uso. Com base neste quadro teĂłrico discutem-se ainda os primeiros dados do trabalho de campo realizado, considerando os resultados de um questionĂĄrio sobre a utilização das tecnologias e serviços digitais para a avaliação (digital), aplicado a professores de todas as universidades pĂșblicas portuguesas.
- Avaliação alternativa digital: o modelo PrACT aplicado Ă educação profissionalPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LĂșciaO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada no contexto de um curso tĂ©cnico de nĂvel mĂ©dio ofertado Ă distĂąncia, em uma Instituição de Educação Profissional brasileira, cujo objetivo foi o de verificar os modelos e estratĂ©gias avaliativas adotados em cursos de formação profissional tĂ©cnica a distĂąncia e o quanto estas estratĂ©gias possibilitam uma experiĂȘncia de avaliação transparente, consistente, autĂȘntica e sustentĂĄvel. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido acompanhada a execução de uma turma do curso TĂ©cnico em Administração. Foram utilizados como instrumentos para recolha de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagĂłgico do curso, observação nĂŁo-participante e anĂĄlise de documentos. O referencial teĂłrico no qual estĂĄ assente essa pesquisa diz respeito Ă cultura da avaliação de competĂȘncias e Ă edumetria, em especial nas dimensĂ”es e critĂ©rios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no Ăąmbito de uma perspetiva de avaliação alternativa digital. Neste trabalho, considerando a complexidade e extensĂŁo dos dados recolhidos, optou-se por focar na apresentação e discussĂŁo dos resultados de uma das dimensĂ”es do Modelo PrACT â a Autenticidade, dada a sua relevĂąncia para a educação profissional.
- Comparação entre modelos pedagĂłgicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distĂąncia em ciĂȘncias aplicadas em Portugal e no BrasilPublication . Ishida, MĂĄrcia; Martinho, Ana Paula; Amante, LĂșcia; Pereira, Pedro; Caeiro, SandraA Universidade Aberta de Portugal, fundada em 1988, Ă© a Ășnica instituição pĂșblica de ensino superior a distĂąncia no paĂs, oferecendo cursos para qualquer parte do mundo. Tornou-se referĂȘncia no domĂnio avançado do e-learning e da aprendizagem online atravĂ©s do desenvolvimento do seu Modelo PedagĂłgico Virtual. No Brasil, a partir da implantação do Sistema Universidade Aberta, a educação a distĂąncia vem sendo implementada sistematicamente nas InstituiçÔes de Ensino Superior PĂșblicas, como uma das polĂticas governamentais de inclusĂŁo social e acesso ao ensino superior pĂșblico de qualidade. O presente trabalho tem por objetivo comparar dois modelos pedagĂłgicos de cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distĂąncia na ĂĄrea das ciĂȘncias aplicadas: CiĂȘncias do Ambiente da Universidade Aberta de Portugal e CiĂȘncias BiolĂłgicas da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil. As diferenças sĂŁo realçadas e Ă© efetuada uma anĂĄlise SWOT a cada curso (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Condicionantes), tendo em conta que sĂŁo cursos na ĂĄrea das ciĂȘncias e normalmente associados a componentes presenciais prĂĄticas. Concluiu-se que a troca de experiĂȘncias entre universidades que adotam o sistema de aprendizagem e-learning e a parceria com instituição de prestĂgio como a Universidade Aberta de Portugal que possui tradição nessa modalidade de ensino possibilitam o aperfeiçoamento do Projeto PolĂtico PedagĂłgico dos cursos superiores no Brasil e contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e em Portugal.
- Da cultura do teste Ă cultura da avaliaçãoPublication . Amante, LĂșciaProcuraremos nesta apresentação fazer uma reflexĂŁo sobre as alteraçÔes que se impĂ”em aos processos de avaliação da aprendizagem, designadamente em contexto universitĂĄrio. Partiremos do problema da garantia da integridade acadĂ©mica e das propostas de solução avançadas para esse problema, discutindo as objeçÔes que se levantam aos sistemas de proctorização remota e discutimos outras propostas de natureza pedagĂłgica, seguidas por algumas universidades, que apontam para o apoio profissional aos docentes no sentido de adotarem formas alternativas de avaliação. Discutimos as alteraçÔes dos contextos de aprendizagem, designadamente decorrentes da transformação digital e a forma como essas alteraçÔes se refletem na necessidade e possibilidade de alterar formas tradicionais de avaliação. Daremos conta das caracterĂsticas da cultura da avaliação, por contraponto Ă cultura do teste, defendendo essa perspetiva como um importante contributo para preservar a integridade acadĂ©mica na era digital.