Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.19 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Universidade Aberta de Portugal, fundada em 1988, é a única instituição pública de ensino superior a distância no país, oferecendo cursos para qualquer parte do mundo. Tornou-se referência no domínio avançado do e-learning e da aprendizagem online através do desenvolvimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. No Brasil, a partir da implantação do Sistema Universidade Aberta, a educação a distância vem sendo implementada sistematicamente nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como uma das políticas governamentais de inclusão social e acesso ao ensino superior público de qualidade. O presente trabalho
tem por objetivo comparar dois modelos pedagógicos de cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância na área das ciências aplicadas: Ciências do Ambiente da Universidade Aberta de Portugal e
Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil. As diferenças são realçadas e é efetuada uma análise SWOT a cada curso (Forças, Fraquezas,
Oportunidades e Condicionantes), tendo em conta que são cursos na área das ciências e normalmente associados a componentes presenciais práticas. Concluiu-se que a troca de experiências entre universidades que adotam o sistema de aprendizagem e-learning e a parceria com instituição de prestígio como a Universidade Aberta de Portugal que possui tradição nessa modalidade de ensino possibilitam o
aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico dos cursos superiores no Brasil e contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e em Portugal.
Description
Keywords
Ciências aplicadas Ambiente Biologia Modelo pedagógico a distância Elearning
Pedagogical Context
Citation
Ishida, Márcia; et al. - Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas, coord. - "Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2017. ISBN 978-972-674-803-3. p. 77-112