Publication
Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Ishida, Márcia | |
dc.contributor.author | Martinho, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Amante, Lúcia | |
dc.contributor.author | Pereira, Pedro | |
dc.contributor.author | Caeiro, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T10:30:27Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T10:30:27Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A Universidade Aberta de Portugal, fundada em 1988, é a única instituição pública de ensino superior a distância no país, oferecendo cursos para qualquer parte do mundo. Tornou-se referência no domínio avançado do e-learning e da aprendizagem online através do desenvolvimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. No Brasil, a partir da implantação do Sistema Universidade Aberta, a educação a distância vem sendo implementada sistematicamente nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como uma das políticas governamentais de inclusão social e acesso ao ensino superior público de qualidade. O presente trabalho tem por objetivo comparar dois modelos pedagógicos de cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância na área das ciências aplicadas: Ciências do Ambiente da Universidade Aberta de Portugal e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil. As diferenças são realçadas e é efetuada uma análise SWOT a cada curso (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Condicionantes), tendo em conta que são cursos na área das ciências e normalmente associados a componentes presenciais práticas. Concluiu-se que a troca de experiências entre universidades que adotam o sistema de aprendizagem e-learning e a parceria com instituição de prestígio como a Universidade Aberta de Portugal que possui tradição nessa modalidade de ensino possibilitam o aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico dos cursos superiores no Brasil e contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e em Portugal. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ishida, Márcia; et al. - Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas, coord. - "Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2017. ISBN 978-972-674-803-3. p. 77-112 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-803-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7901 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6651 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ciências aplicadas | pt_PT |
dc.subject | Ambiente | pt_PT |
dc.subject | Biologia | pt_PT |
dc.subject | Modelo pedagógico a distância | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.title | Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 116 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 79 | pt_PT |
oaire.citation.title | Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital | pt_PT |
person.familyName | Martinho | |
person.familyName | Amante | |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Caeiro | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Lúcia | |
person.givenName | Pedro | |
person.givenName | Sandra | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier | R-000-KAJ | |
person.identifier | 587808 | |
person.identifier.ciencia-id | 531E-C994-1039 | |
person.identifier.ciencia-id | 4511-5D40-4988 | |
person.identifier.ciencia-id | 8517-9372-C735 | |
person.identifier.ciencia-id | 8515-398A-D241 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8795-3845 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3210-7980 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0686-0824 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6079-3554 | |
person.identifier.rid | I-1517-2013 | |
person.identifier.rid | K-3886-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35100668900 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56560249400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57188586444 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6603297853 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 36369f7e-dbc4-4660-a40f-30fb048f86e0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 | |
relation.isAuthorOfPublication | b186da4b-daf3-481d-984f-5c173e985edd | |
relation.isAuthorOfPublication | e2a8250a-8f09-4f11-a04e-1a3056644ff3 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 |