Repository logo
 
Publication

Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorIshida, Márcia
dc.contributor.authorMartinho, Ana Paula
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorPereira, Pedro
dc.contributor.authorCaeiro, Sandra
dc.date.accessioned2019-02-04T10:30:27Z
dc.date.available2019-02-04T10:30:27Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA Universidade Aberta de Portugal, fundada em 1988, é a única instituição pública de ensino superior a distância no país, oferecendo cursos para qualquer parte do mundo. Tornou-se referência no domínio avançado do e-learning e da aprendizagem online através do desenvolvimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. No Brasil, a partir da implantação do Sistema Universidade Aberta, a educação a distância vem sendo implementada sistematicamente nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como uma das políticas governamentais de inclusão social e acesso ao ensino superior público de qualidade. O presente trabalho tem por objetivo comparar dois modelos pedagógicos de cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância na área das ciências aplicadas: Ciências do Ambiente da Universidade Aberta de Portugal e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil. As diferenças são realçadas e é efetuada uma análise SWOT a cada curso (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Condicionantes), tendo em conta que são cursos na área das ciências e normalmente associados a componentes presenciais práticas. Concluiu-se que a troca de experiências entre universidades que adotam o sistema de aprendizagem e-learning e a parceria com instituição de prestígio como a Universidade Aberta de Portugal que possui tradição nessa modalidade de ensino possibilitam o aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico dos cursos superiores no Brasil e contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e em Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIshida, Márcia; et al. - Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas, coord. - "Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2017. ISBN 978-972-674-803-3. p. 77-112pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-803-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7901
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6651pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCiências aplicadaspt_PT
dc.subjectAmbientept_PT
dc.subjectBiologiapt_PT
dc.subjectModelo pedagógico a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.titleComparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasilpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
oaire.citation.titleNovos olhares para os cenários e práticas da educação digitalpt_PT
person.familyNameMartinho
person.familyNameAmante
person.familyNamePereira
person.familyNameCaeiro
person.givenNameAna Paula
person.givenNameLúcia
person.givenNamePedro
person.givenNameSandra
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifierR-000-KAJ
person.identifier587808
person.identifier.ciencia-id531E-C994-1039
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.ciencia-id8517-9372-C735
person.identifier.ciencia-id8515-398A-D241
person.identifier.orcid0000-0002-8795-3845
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.orcid0000-0002-0686-0824
person.identifier.orcid 0000-0002-6079-3554
person.identifier.ridI-1517-2013
person.identifier.ridK-3886-2014
person.identifier.scopus-author-id35100668900
person.identifier.scopus-author-id56560249400
person.identifier.scopus-author-id57188586444
person.identifier.scopus-author-id6603297853
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication36369f7e-dbc4-4660-a40f-30fb048f86e0
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublicationb186da4b-daf3-481d-984f-5c173e985edd
relation.isAuthorOfPublicatione2a8250a-8f09-4f11-a04e-1a3056644ff3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2017 Ishida et al..pdf
Size:
2.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: