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Ciências e Tecnologia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books

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Recent Submissions

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  • Estuários
    Publication . Neto, João; Caçador, Isabel; Caetano, Miguel; Chaínho, Paula; Costa, Lino; Gonçalves, Ana; Pereira, Leonel; Pinto, Lígia; Ramos, Jaime; Seixas, Sónia
    Os estuários são corpos de água costeiros que se encontram na zona de confluência do rio com o mar, onde a salinidade se dilui gradualmente mas onde as oscilações ambientais diárias podem variar de forma bastante drástica. São áreas muito produtivas mas onde, por serem de transição entre aqueles ambientes aquáticos, apenas um número restrito de espécies bem adaptadas se consegue apresentar de forma numerosa. São áreas apetecíveis que, pela proteção que proporcionam a quem utiliza o mar como forma de subsistência ou devido às condições únicas de exploração dos produtos de origem marinha, têm levado as populações humanas a aí se fixarem. Como consequência, estas áreas apresentam atualmente dos maiores índices de pressão antropogénica de que há registo, tornando-as vulneráveis e com uma necessidade urgente de intervenção e implementação de medidas de conservação de espécies e do habitat.
  • Gonatus fabricii (Lichtenstein, 1818)
    Publication . Piatkowski, Uwe; Zumholz, Karsten; Jereb, Patrizia; Seixas, Sónia; Oesterwind, Daniel; Lefkaditou, Evgenia; Allcock, Louise; Pierce, Graham; Oleg, Katugin
  • Loligo vulgaris Lamarck, 1798
    Publication . Moreno, Ana; Lefkaditou, Evgenia; Robin, Jean-Paul; Pereira, João; González, Angel F.; Seixas, Sónia; Villanueva, Roger; Pierce, Graham; Allcock, Louise; Jereb, Patrizia
  • Desafios, modelos e práticas de gestão hoteleira sustentável
    Publication . Gomes, Luciana; Pereira, Pedro; Javier Pardo Abad, Carlos; Dantas, Andréa
  • Ordenamento e planeamento do território: história, conceitos e… geologia
    Publication . Pereira, Pedro
    No presente texto descreve-se de modo sucinto a história do planeamento e ordenamento do território, das cidades pré-clássicas à atualidade, e definem-se os conceitos de ordenamento do território e de planeamento ambiental. Aborda-se também a importância da geologia, em particular da geologia ambiental, no que se refere a recursos geológicos, geologia de engenharia, gestão de resíduos e riscos geológicos, e da geoconservação, particularmente na sua relação com os geoparques e o geoturismo, no ordenamento e planeamento do território atuais. Finalmente, refere-se resumidamente o notável desenvolvimento, desde o início do século XXI, da geoconservação em Portugal.
  • Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no Brasil
    Publication . Ishida, Márcia; Martinho, Ana Paula; Amante, Lúcia; Pereira, Pedro; Caeiro, Sandra
    A Universidade Aberta de Portugal, fundada em 1988, é a única instituição pública de ensino superior a distância no país, oferecendo cursos para qualquer parte do mundo. Tornou-se referência no domínio avançado do e-learning e da aprendizagem online através do desenvolvimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. No Brasil, a partir da implantação do Sistema Universidade Aberta, a educação a distância vem sendo implementada sistematicamente nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como uma das políticas governamentais de inclusão social e acesso ao ensino superior público de qualidade. O presente trabalho tem por objetivo comparar dois modelos pedagógicos de cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância na área das ciências aplicadas: Ciências do Ambiente da Universidade Aberta de Portugal e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil. As diferenças são realçadas e é efetuada uma análise SWOT a cada curso (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Condicionantes), tendo em conta que são cursos na área das ciências e normalmente associados a componentes presenciais práticas. Concluiu-se que a troca de experiências entre universidades que adotam o sistema de aprendizagem e-learning e a parceria com instituição de prestígio como a Universidade Aberta de Portugal que possui tradição nessa modalidade de ensino possibilitam o aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico dos cursos superiores no Brasil e contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e em Portugal.
  • A edição científica em português: o caso da Revista de Ciências da Computação
    Publication . Rocio, Vitor; Cavique, Luís; Morgado, Leonel
    O Repositório Aberto da UAb, como polo de agregação de publicações científicas em acesso aberto, não pode deixar de albergar e divulgar a produção científica em língua portuguesa dos docentes e investigadores da UAb. Sendo que a maioria das publicações, e aquelas que efetivamente têm maior relevância no currículo dos autores, são escritas em língua inglesa, a publicação em português é importante pela divulgação da ciência junto de populações que dominam menos o inglês, mas com grande potencial científico. Além disso, faz juz à matriz fundacional da Universidade Aberta, ao promover o uso da língua e a divulgação da sua atividade no espaço lusófono. Neste texto, analisamos o panorama da publicação científica em português na área da Informática, e apresentamos a Revista de Ciências da Computação, primeira revista científica em acesso aberto da UAb. A revista insere-se numa estratégia e política institucional de recursos abertos (REA), promovendo o acesso e a disseminação junto dos falantes de língua portuguesa espalhados pelo mundo.
  • Diseases, parasites, and contaminants
    Publication . Malham, Shelagh; Bustamante, Paco; Pascual, Santiago; Seixas, Sónia
  • Aplicações multimédia e jogos para música: potencial e limitações em educação musical
    Publication . Bidarra, José; Rolo, Rui
    O presente estudo faz a análise de uma nova conjuntura em que alguns jogos e aplicações multimédia comerciais podem ser usados no ensino, no sentido de compreender se podem ter um papel a desempenhar na aprendizagem musical em sala de aula. O objetivo deste estudo preliminar é analisar quais, e através de que meios, os jogos e as aplicações multimédia ditas “musicais” podem promover a aprendizagem da música no ensino secundário. A investigação procurou também analisar as expectativas inerentes ao contexto educacional, para verificar a aceitação da ideia de que os jogos podem contribuir para a prática musical, considerando que a integração desses recursos é hoje uma via para aumentar a eficácia de modelos pedagógicos que estejam em consonância com as necessidades da sociedade atual.
  • O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad
    Publication . Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla
    Perante a disseminação global de plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos) que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas, construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”. O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, constituindo um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto.