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- The computer artefact: the central element in the practice-based research and creative cycle approach in the digital media artPublication . Marcos, AdéritoIn recent years we have assisted to the emergence of digital media art or simple digital or computer art that merges arts, design, science, technology and digital media communication (among other areas). This form of artistic and cultural expression is being affirmed in a contemporaneity characterised by the digital technological revolution. In this talk we propose to analyse the nature of the creation and enjoyment of digital media art and culture, related artistic and research practices and how in these, the computer artefact plays a pivotal role. Examples of artefacts are presented in context, promoting their recension in the light of contemporary digital art and culture, while discussing a concrete practice-based research and creative cycle for the multidisciplinary field of digital media art.
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2018Publication . Alves, Carlos Duarte; Pimentel, Carmen; Fonseca, Sónia; Caetano, Fernando J. P.; Marcos, Adérito
- Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissionalPublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana AbraãoEste artigo procura mostrar, passo a passo, o desenho de uma Pós-graduação em Estudos Juvenis, ministrada no contexto da Educação a Distância (EaD), com recurso a uma plataforma de eLearning, que tem como objetivo especializar públicos estratégicos, com formação superior, com responsabilidade nos domínios da juventude. A partir deste contexto, o quadro teórico mobilizado assenta na desconstrução de pressupostos relativos a um entendimento universal e uniforme da noção de juventude, pensada como uma unidade social. Neste sentido, procuramos abolir o mito de juventude pensada como uma categoria com condutas homogéneas e centramos toda a nossa sustentação teórica na ideia de juventude socialmente manipulada e manipulável. Ao longo do desenho da Pós-graduação em Estudos Juvenis apresentamos os princípios pedagógicos orientadores, procurando dar enfase à perspetiva interdisciplinar e interdepartamental, envolvendo efetivamente áreas científicas e pedagógicas de dois departamentos da Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Neste sentido, é dada especial importância à necessidade de especialização de públicos estratégicos, com formação superior e com responsabilidade nos domínios da juventude, encarando esta pós-graduação como um desafio de aproximação e de referência expressa à responsabilidade social da academia com a sociedade civil.
- Discourse strategies of mitigation in an oral corpus of narratives of life experience collected in interviewsPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus in European Portuguese constituted by twenty-three narratives of life experience gathered under the frame of a sociological research project developed in the North of Portugal, this chapter analyses the strategic use of linguistic mitigation devices in the interviewer’s actions and in the interviewees’ answers followed by justifications. Narratives occurring in research interviews are part of a testimonial discourse. In the development of the topics that concern interviewees’ lifestyles and housing conditions, we can identify the occurrence of sequences of justification with the use of a “membership categorization device” that speakers use to construct identities in talk and to invoke common places to deal with dilemmas brought by the questions that occur during the interview. This chapter seeks to demonstrate that the narratives of life experiences are the result of collaborative work in jointly constructing the sense given by the interviewer and the interviewee. As such, the analysis of discourse segments that show the “conversational involvement” (Goffman 1981; Gumperz 1982) of participants in the research interviews has contributed to the debate on the specific discourse practices taking place within these interactional research contexts in the Social Sciences.
- Visões sobre a convergência na educação em diferentes perspectivas: novas percepções e tendênciasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Campos, Fernanda Araújo Coutinho
- Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portuguesesPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaEste estudo exploratório, apresentado sob a forma de mapeamento, tem como objetivo analisar estudos em português sobre as seguintes temáticas: Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade. Para tal, conjugaram-se estes três termos como descritores no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), obtendo-se um corpus que foi analisado num processo analítico-metodológico inspirado no Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). Com este trabalho preliminar, que pode constituir a base para um projeto a desenvolver com uma equipa mais alargada de investigadores, pretendemos contribuir para a sistematização do conhecimento sobre aquelas áreas, exemplificando uma via para o realizar. Em última instância, esperamos também contribuir para que futuras iniciativas de aquisição e desenvolvimento de competências digitais possam ser melhor (in)formadas. No enquadramento teórico, constatamos que no contexto da atual sociedade, em que as tecnologias colocam novos desafios aos indivíduos, as organizações governamentais têm vindo a definir estratégias políticas, no sentido de melhorar as competências digitais dos seus cidadãos, estabelecendo uma relação direta com a sua qualificação e empregabilidade. Concluímos que a tríade “Competências digitais - Qualificação – Empregabilidade” deve ser uma constante ao longo da vida, pois as evoluções tecnológicas não param de transformar o nosso quotidiano. Mas também é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
- EstuáriosPublication . Neto, João; Caçador, Isabel; Caetano, Miguel; Chaínho, Paula; Costa, Lino; Gonçalves, Ana; Pereira, Leonel; Pinto, Lígia; Ramos, Jaime; Seixas, SóniaOs estuários são corpos de água costeiros que se encontram na zona de confluência do rio com o mar, onde a salinidade se dilui gradualmente mas onde as oscilações ambientais diárias podem variar de forma bastante drástica. São áreas muito produtivas mas onde, por serem de transição entre aqueles ambientes aquáticos, apenas um número restrito de espécies bem adaptadas se consegue apresentar de forma numerosa. São áreas apetecíveis que, pela proteção que proporcionam a quem utiliza o mar como forma de subsistência ou devido às condições únicas de exploração dos produtos de origem marinha, têm levado as populações humanas a aí se fixarem. Como consequência, estas áreas apresentam atualmente dos maiores índices de pressão antropogénica de que há registo, tornando-as vulneráveis e com uma necessidade urgente de intervenção e implementação de medidas de conservação de espécies e do habitat.
- Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País BascoPublication . Aires, Luísa; Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María VisitaciónA participação informada nos processos de decisão coletiva exige melhores níveis educacionais, um leque mais amplo de competências digitais e, naturalmente, o acesso às tecnologias. Na sociedade global digital, este processo faz parte do exercício de uma cidadania informada. A cidadania digital pressupõe a participação mediada pelo acesso e, sobretudo, pelo uso crítico das tecnologias digitais, nos processos de decisão social. Em estreita ligação com a cidadania digital encontra-se a literacia digital. Entendida numa perspetiva mais ampla do que a literacia tecnológica, supõe o desenvolvimento de competências fundamentais que contrariam a exclusão social e, por consequência, representam um valioso mecanismo para o seu combate, especialmente em grupos sociais em risco. Por sua vez, as competências digitais fazem parte das competências essenciais da educação ao longo da vida, estando diretamente relacionadas com os conceitos de cidadania digital e participação democrática. No presente artigo, começamos por analisar os conceitos de cidadania digital, literacia digital e competências digitais para o séc. XXI, bem como as relações entre estes conceitos. Posteriormente, são apresentados dados parciais relativos a uma investigação, emcurso, sobre programas digitais como via de empoderamento, no Alentejo e no País Basco. Como conclusão genérica, assinalam-se as perspetivas dos monitores sobre as modificações de hábitos dos utilizadores dos Espaços de Acesso à Internet e dos Centros KZgunea
- Mapeamento da literatura sobre competências digitais do professor: tendências em progressoPublication . Roda, Fernanda; Morgado, LinaEste artigo tem como objetivo analisar a atual situação da investigação internacional sobre competências digitais dos professores. Para tal foi realizada um mapeamento sistemático dos artigos recuperados no Portal de Periódico da CAPES entre janeiro e março de 2018. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de Periódico da CAPES porque, à época, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicações periódicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Após a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que o interesse maior dos pesquisadores é sobre as competências digitais docentes de uma maneira ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagógica. Os achados corroboram estudos anteriores com relação às múltiplas interpretações da compreensão do que seja competência digital. Também há indícios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonímica, para se referir às competências digitais.
- Compreender e desenvolver as competências digitaisPublication . Figueiredo, António Dias deJá Wittgenstein (1995) defendia que se quisermos compreender o significado de uma palavra teremos de dominar o jogo de linguagem no qual a palavra se inscreve: o significado de um conceito não está na sua definição, mas sim no uso que fizermos dele. Será difícil, por exemplo, explicar o que é um “peão” de xadrez a alguém que não saiba pelo menos os rudimentos do jogo. O mesmo acontece com as “competências digitais”. Podemos defini-las das formas mais rigorosas e melhoradas que quisermos, mas se não conseguirmos clarificar como usá-las não conseguiremos tirar partido delas. Existem variadas definições de competências digitais e numerosos quadros de referência para as classificar. No entanto, nem essas definições nem os seus quadros de referência se têm prestado a transposições práticas minimamente convincentes. O objetivo central deste artigo é tornar compreensível e acionável o conceito de competência digital, para que possamos tirar pleno partido dele ao serviço de uma educação adaptada aos tempos em que vivemos. Seguindo a recomendação de Wittgenstein, adotaremos uma linha de argumentação que é também um jogo de linguagem em torno do conceito.
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