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- The computer artefact: the central element in the practice-based research and creative cycle approach in the digital media artPublication . Marcos, AdéritoIn recent years we have assisted to the emergence of digital media art or simple digital or computer art that merges arts, design, science, technology and digital media communication (among other areas). This form of artistic and cultural expression is being affirmed in a contemporaneity characterised by the digital technological revolution. In this talk we propose to analyse the nature of the creation and enjoyment of digital media art and culture, related artistic and research practices and how in these, the computer artefact plays a pivotal role. Examples of artefacts are presented in context, promoting their recension in the light of contemporary digital art and culture, while discussing a concrete practice-based research and creative cycle for the multidisciplinary field of digital media art.
- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2018Publication . Alves, Carlos Duarte; Pimentel, Carmen; Fonseca, Sónia; Caetano, Fernando J. P.; Marcos, Adérito
- Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissionalPublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana AbraãoEste artigo procura mostrar, passo a passo, o desenho de uma Pós-graduação em Estudos Juvenis, ministrada no contexto da Educação a Distância (EaD), com recurso a uma plataforma de eLearning, que tem como objetivo especializar públicos estratégicos, com formação superior, com responsabilidade nos domínios da juventude. A partir deste contexto, o quadro teórico mobilizado assenta na desconstrução de pressupostos relativos a um entendimento universal e uniforme da noção de juventude, pensada como uma unidade social. Neste sentido, procuramos abolir o mito de juventude pensada como uma categoria com condutas homogéneas e centramos toda a nossa sustentação teórica na ideia de juventude socialmente manipulada e manipulável. Ao longo do desenho da Pós-graduação em Estudos Juvenis apresentamos os princípios pedagógicos orientadores, procurando dar enfase à perspetiva interdisciplinar e interdepartamental, envolvendo efetivamente áreas científicas e pedagógicas de dois departamentos da Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Neste sentido, é dada especial importância à necessidade de especialização de públicos estratégicos, com formação superior e com responsabilidade nos domínios da juventude, encarando esta pós-graduação como um desafio de aproximação e de referência expressa à responsabilidade social da academia com a sociedade civil.
- Discourse strategies of mitigation in an oral corpus of narratives of life experience collected in interviewsPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus in European Portuguese constituted by twenty-three narratives of life experience gathered under the frame of a sociological research project developed in the North of Portugal, this chapter analyses the strategic use of linguistic mitigation devices in the interviewer’s actions and in the interviewees’ answers followed by justifications. Narratives occurring in research interviews are part of a testimonial discourse. In the development of the topics that concern interviewees’ lifestyles and housing conditions, we can identify the occurrence of sequences of justification with the use of a “membership categorization device” that speakers use to construct identities in talk and to invoke common places to deal with dilemmas brought by the questions that occur during the interview. This chapter seeks to demonstrate that the narratives of life experiences are the result of collaborative work in jointly constructing the sense given by the interviewer and the interviewee. As such, the analysis of discourse segments that show the “conversational involvement” (Goffman 1981; Gumperz 1982) of participants in the research interviews has contributed to the debate on the specific discourse practices taking place within these interactional research contexts in the Social Sciences.
- Compreender e desenvolver as competências digitaisPublication . Figueiredo, António Dias deJá Wittgenstein (1995) defendia que se quisermos compreender o significado de uma palavra teremos de dominar o jogo de linguagem no qual a palavra se inscreve: o significado de um conceito não está na sua definição, mas sim no uso que fizermos dele. Será difícil, por exemplo, explicar o que é um “peão” de xadrez a alguém que não saiba pelo menos os rudimentos do jogo. O mesmo acontece com as “competências digitais”. Podemos defini-las das formas mais rigorosas e melhoradas que quisermos, mas se não conseguirmos clarificar como usá-las não conseguiremos tirar partido delas. Existem variadas definições de competências digitais e numerosos quadros de referência para as classificar. No entanto, nem essas definições nem os seus quadros de referência se têm prestado a transposições práticas minimamente convincentes. O objetivo central deste artigo é tornar compreensível e acionável o conceito de competência digital, para que possamos tirar pleno partido dele ao serviço de uma educação adaptada aos tempos em que vivemos. Seguindo a recomendação de Wittgenstein, adotaremos uma linha de argumentação que é também um jogo de linguagem em torno do conceito.
- Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distânciaPublication . Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, VitorO nosso estudo propôs a implementação de Gamificação numa Plataforma Social Académica de uma Universidade Virtual. Gamificação foi definida como o uso de elementos derivados dos jogos em contextos que não são jogos. Adaptando-a ao nosso contexto, quisemos verificar de que forma a sua implementação influenciava a Interação, Colaboração, Cooperação e Aprendizagem Social e ainda as presenças da Comunidade de Investigação, no espaço da Plataforma. Para isso usámos uma Metodologia de Design Based Research numa configuração de Métodos Mistos. Identificámos como foco de análise as formas sociais para a aprendizagem. Começámos por recolher opiniões dos utilizadores, usando entrevistas semi-estruturadas. Os resultados, informaram na construção de um protótipo “gamificado” construído com a ferramenta Elgg. Seguidamente efetuaram-se testes de usabilidade, recolhendo dados da performance e das opiniões dos utilizadores e foi efetuada uma implementação gamificada. Foram depois enviados questionários aos utilizadores e recolhidas estatísticas do uso. Os dados foram descritos, analisados e discutidos, segundo uma ordem cronológica. É discutido o impacto da implementação nas dimensões propostas e possibilidades de investigação futuras.
- Competências digitais dos professores para produção de Recursos Educacionais Abertos (REA)Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaA centralidade deste artigo são as competências digitais necessárias para produzir e compartilhar Recursos Educacionais Abertos. Destaca-se de que modo essas competências foram desenvolvidas durante um Small Open Online Course com foco em Recursos Educacionais Abertos. O objetivo geral do curso foi conhecer os REA para integrar nas práticas e nos materiais didáticos. Os participantes foram professores do Ensino Médio brasileiro, das redes públicas, da região central do estado do Rio Grande do Sul. A obtenção de dados ocorreu por meio de questionário de avaliação do curso, acompanhamento e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontam as restrições do Copyright e a inovação ocasionada pelas concepções de abertura na produção de material didático. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores, na adaptação, remix, produção de REA original e o no compartilhamento em redes abertas, podem ser minimizadas com o aprimoramento das competências digitais e com a continuidade da efetivação dos 5Rs de abertura dos REA.
- A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão: por uma inclusão digital e social dos mais idososPublication . Gil, HenriquePretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentais.
- Visões sobre a convergência na educação em diferentes perspectivas: novas percepções e tendênciasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Campos, Fernanda Araújo Coutinho
- Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portuguesesPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaEste estudo exploratório, apresentado sob a forma de mapeamento, tem como objetivo analisar estudos em português sobre as seguintes temáticas: Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade. Para tal, conjugaram-se estes três termos como descritores no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), obtendo-se um corpus que foi analisado num processo analítico-metodológico inspirado no Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). Com este trabalho preliminar, que pode constituir a base para um projeto a desenvolver com uma equipa mais alargada de investigadores, pretendemos contribuir para a sistematização do conhecimento sobre aquelas áreas, exemplificando uma via para o realizar. Em última instância, esperamos também contribuir para que futuras iniciativas de aquisição e desenvolvimento de competências digitais possam ser melhor (in)formadas. No enquadramento teórico, constatamos que no contexto da atual sociedade, em que as tecnologias colocam novos desafios aos indivíduos, as organizações governamentais têm vindo a definir estratégias políticas, no sentido de melhorar as competências digitais dos seus cidadãos, estabelecendo uma relação direta com a sua qualificação e empregabilidade. Concluímos que a tríade “Competências digitais - Qualificação – Empregabilidade” deve ser uma constante ao longo da vida, pois as evoluções tecnológicas não param de transformar o nosso quotidiano. Mas também é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
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