| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 316.03 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
JĂĄ Wittgenstein (1995) defendia que se quisermos compreender o significado de uma palavra teremos de dominar o jogo de linguagem no qual a palavra se inscreve: o significado de um conceito nĂŁo estĂĄ na sua definição, mas sim no uso que fizermos dele. SerĂĄ difĂcil, por exemplo, explicar o que Ă© um âpeĂŁoâ de xadrez a alguĂ©m que nĂŁo saiba pelo menos os rudimentos do jogo. O mesmo acontece com as âcompetĂȘncias digitaisâ. Podemos defini-las das formas mais rigorosas e melhoradas que quisermos, mas se nĂŁo conseguirmos clarificar como usĂĄ-las nĂŁo conseguiremos tirar partido delas. Existem variadas definiçÔes de competĂȘncias digitais e numerosos quadros de referĂȘncia para as classificar. No entanto, nem essas definiçÔes nem os seus quadros de referĂȘncia se tĂȘm prestado a transposiçÔes prĂĄticas minimamente convincentes. O objetivo central deste artigo Ă© tornar compreensĂvel e acionĂĄvel o conceito de competĂȘncia digital, para que possamos tirar pleno partido dele ao serviço de uma educação adaptada aos tempos em que vivemos. Seguindo a recomendação de Wittgenstein, adotaremos uma linha de argumentação que Ă© tambĂ©m um jogo de linguagem em torno do conceito.
Description
O Vol 2 (1) de 2019 Ă© dedicado Ă problemĂĄtica das CompetĂȘncias Digitais.
Keywords
CompetĂȘncia digital Educação
Pedagogical Context
Citation
Figueiredo, AntĂłnio Dias de - Compreender e desenvolver as competĂȘncias digitais "RE@D â Revista de Educação a DistĂąncia e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nÂș 1 (2019), p. 1-8
Publisher
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distùncia e Elearning (LE@D)
