Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.89 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A temática central deste artigo refere-se às concepções e aos processos de avaliação da
aprendizagem que, sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação,
possibilitam a prática de avaliações digitais. A questão norteadora da pesquisa esteve
centrada nas possibilidades de realização de avaliações alternativas em ambiente on-line,
para além dos modelos convencionais psicométricos, buscando uma aproximação com um
novo conceito para o processo avaliativo: o de modelos edumétricos. O corpus da pesquisa
centrou-se na análise do processo e do sistema avaliativo de um curso de formação
continuada de professores da educação básica, realizado em ambiente virtual de
aprendizagem. Autores como Porto (2005), Pinto (2016) e Amante; Oliveira e Pereira
(2017) foram utilizados para fundamentação dos estudos. A análise baseou-se no modelo
teórico PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência),
desenvolvido por professores pesquisadores da Universidade Aberta de Portugal. A
pesquisa tem abordagem qualitativa por meio do estudo de caso descritivo, tendo como
fontes de estudo de campo documentos institucionais e o próprio ambiente virtual do
curso analisado. Como resultado, constatou-se a multiplicidade de alternativas de tarefas
avaliativas realizadas de modo digital. Pela análise do modelo PrACT, identificou-se a
utilização das dimensões da praticabilidade, da autenticidade e da consistência em maior
grau no modelo do curso, assim como a necessidade de se repensar a dimensão da
transparência. Concluiu-se que o curso se aproxima consideravelmente do paradigma
edumétrico e do modelo PrACT, sendo possível realizar adequações.
Description
Keywords
Avaliação digital Educação on-line Formação continuada de professores Modelo PrACT
Citation
Ferrarini, Rosilei; Amante, Lúcia; Torres, Patrícia Lupion - Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático. "Revista Educação e Cultura Contemporânea". ISSN 2238-1279. Vol. 16, nº 43 (2019), p. 190-217
Publisher
PPGE/UNESA.