Publication
Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático
dc.contributor.author | Ferrarini, Rosilei | |
dc.contributor.author | Amante, Lúcia | |
dc.contributor.author | Torres, Patrícia Lupion | |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T16:34:12Z | |
dc.date.available | 2019-11-06T16:34:12Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A temática central deste artigo refere-se às concepções e aos processos de avaliação da aprendizagem que, sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação, possibilitam a prática de avaliações digitais. A questão norteadora da pesquisa esteve centrada nas possibilidades de realização de avaliações alternativas em ambiente on-line, para além dos modelos convencionais psicométricos, buscando uma aproximação com um novo conceito para o processo avaliativo: o de modelos edumétricos. O corpus da pesquisa centrou-se na análise do processo e do sistema avaliativo de um curso de formação continuada de professores da educação básica, realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Autores como Porto (2005), Pinto (2016) e Amante; Oliveira e Pereira (2017) foram utilizados para fundamentação dos estudos. A análise baseou-se no modelo teórico PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), desenvolvido por professores pesquisadores da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa tem abordagem qualitativa por meio do estudo de caso descritivo, tendo como fontes de estudo de campo documentos institucionais e o próprio ambiente virtual do curso analisado. Como resultado, constatou-se a multiplicidade de alternativas de tarefas avaliativas realizadas de modo digital. Pela análise do modelo PrACT, identificou-se a utilização das dimensões da praticabilidade, da autenticidade e da consistência em maior grau no modelo do curso, assim como a necessidade de se repensar a dimensão da transparência. Concluiu-se que o curso se aproxima consideravelmente do paradigma edumétrico e do modelo PrACT, sendo possível realizar adequações. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferrarini, Rosilei; Amante, Lúcia; Torres, Patrícia Lupion - Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático. "Revista Educação e Cultura Contemporânea". ISSN 2238-1279. Vol. 16, nº 43 (2019), p. 190-217 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2238-1279 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8722 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | PPGE/UNESA. | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/5777/47965615 | pt_PT |
dc.subject | Avaliação digital | pt_PT |
dc.subject | Educação on-line | pt_PT |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_PT |
dc.subject | Modelo PrACT | pt_PT |
dc.title | Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático | pt_PT |
dc.title.alternative | Alternative assessments on virtual environment: seeking a new theoretical-practical model | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Rio de Janeiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 217 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 190 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Educação e Cultura Contemporânea | pt_PT |
person.familyName | Amante | |
person.givenName | Lúcia | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 4511-5D40-4988 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3210-7980 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56560249400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 |