Repository logo
 
Publication

Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático

dc.contributor.authorFerrarini, Rosilei
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorTorres, Patrícia Lupion
dc.date.accessioned2019-11-06T16:34:12Z
dc.date.available2019-11-06T16:34:12Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA temática central deste artigo refere-se às concepções e aos processos de avaliação da aprendizagem que, sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação, possibilitam a prática de avaliações digitais. A questão norteadora da pesquisa esteve centrada nas possibilidades de realização de avaliações alternativas em ambiente on-line, para além dos modelos convencionais psicométricos, buscando uma aproximação com um novo conceito para o processo avaliativo: o de modelos edumétricos. O corpus da pesquisa centrou-se na análise do processo e do sistema avaliativo de um curso de formação continuada de professores da educação básica, realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Autores como Porto (2005), Pinto (2016) e Amante; Oliveira e Pereira (2017) foram utilizados para fundamentação dos estudos. A análise baseou-se no modelo teórico PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), desenvolvido por professores pesquisadores da Universidade Aberta de Portugal. A pesquisa tem abordagem qualitativa por meio do estudo de caso descritivo, tendo como fontes de estudo de campo documentos institucionais e o próprio ambiente virtual do curso analisado. Como resultado, constatou-se a multiplicidade de alternativas de tarefas avaliativas realizadas de modo digital. Pela análise do modelo PrACT, identificou-se a utilização das dimensões da praticabilidade, da autenticidade e da consistência em maior grau no modelo do curso, assim como a necessidade de se repensar a dimensão da transparência. Concluiu-se que o curso se aproxima consideravelmente do paradigma edumétrico e do modelo PrACT, sendo possível realizar adequações.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerrarini, Rosilei; Amante, Lúcia; Torres, Patrícia Lupion - Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-prático. "Revista Educação e Cultura Contemporânea". ISSN 2238-1279. Vol. 16, nº 43 (2019), p. 190-217pt_PT
dc.identifier.issn2238-1279
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8722
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPPGE/UNESA.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/5777/47965615pt_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectEducação on-linept_PT
dc.subjectFormação continuada de professorespt_PT
dc.subjectModelo PrACTpt_PT
dc.titleAvaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teórico-práticopt_PT
dc.title.alternativeAlternative assessments on virtual environment: seeking a new theoretical-practical modelpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiropt_PT
oaire.citation.endPage217pt_PT
oaire.citation.startPage190pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação e Cultura Contemporâneapt_PT
person.familyNameAmante
person.givenNameLúcia
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.scopus-author-id56560249400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
5777-47970469-1-PB.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: