Repository logo
 
Publication

A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorMarcom, Jacinta Lucia Rizzi
dc.contributor.authorPorto, Ana Paula Teixeira
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2025-05-09T10:45:07Z
dc.date.available2025-05-09T10:45:07Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractAs tecnologias digitais desempenham uma função importante no cenário educacional, apontando para a urgência de incorporar as tendências emergentes não apenas no método de ensino, mas também na formação dos professores. O problema desta pesquisa aborda como formar professores, de modo que suas práticas estejam alinhadas com a aquisição de competências para enfrentar os desafios decorrentes das novas tendências. O objetivo é analisar as correlações atuais entre a cibercultura e a formação docente, buscando identificar tendências de práticas inovadoras e acessíveis que possam aprimorar o processo de ensino. Utilizando métodos analíticos e interpretativos, a pesquisa aprofunda práticas pedagógicas sugeridas por meio da análise bibliográfica qualitativa. Os resultados apontam para a imprescindibilidade de integrar, no âmbito educacional e formativo, as tendências atuais, tais como hibridismo, metodologias ativas, inteligência artificial, projetos STEAM, gamificação e robótica. Isso requer a criação de oportunidades para que esses profissionais possam vivenciar essas metodologias durante sua formação.por
dc.description.abstractDigital technologies play an important role in the educational scenario, pointing to the urgency of incorporating emerging trends not only in teaching methods, but also in teacher training. The problem of this research addresses how to train teachers, so that their practices are aligned with the acquisition of skills to face the challenges arising from new trends. The objective is to analyze the current correlations between cyberculture and teacher training, seeking to identify trends in innovative and accessible practices that can improve the teaching process. Using analytical and interpretative methods, the research delves into pedagogical practices suggested through qualitative bibliographic analysis. The results point to the indispensability of integrating, in the educational and training sphere, current trends, such as hybridism, active methodologies, artificial intelligence, STEAM projects, gamification and robotics. This requires the creation of opportunities for these professionals to experience these methodologies during their training.por
dc.identifier.citationMarcom, J. L. R., PORTO, A. P. T., & Barros, D. M. V. (2023, set./dez.). A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade. Dialogia, São Paulo, 47, p. 1-23, e25578. https://doi.org/10.5585/47.2023.25578
dc.identifier.doi10.5585/47.2023.25578
dc.identifier.eissn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19865
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectFormação docente
dc.subjectCibercultura
dc.subjectInovação
dc.subjectAcessibilidade
dc.subjectTeacher training
dc.subjectCyberculture
dc.subjectInnovation
dc.subjectAccessibility
dc.titleA formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidadepor
dc.title.alternativeTeacher training cybercultura: inovação and accessibilityeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDialogia
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBarros
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A_formacao_docente_na_cibercultura_inovacao_e_aces.pdf
Size:
478.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: