Linguística | Livros / Books
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Recent Submissions
- Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextosPublication . Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Marrengula, Emília; Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Faquir, Osvaldo; Sitoe, MartaA língua constitui-se em discurso ao ser utilizada num contexto. Nessa utilização, procura alcançar objetivos sociocomunicativos ligados aos diferentes campos da atividade humana. Não constitui somente um instrumento, um instrumento de comunicação, mas consiste num elemento estruturante das nossas vivências, configurando e reconfigurando a própria atividade social. Nesta, expressa e constrói o conhecimento, o posicionamento e a atuação do sujeito, em interação com os outros, ou seja, integrado numa comunidade. A comunidade em que o sujeito se integra faculta-lhe o domínio do sistema da língua, oral e escrita, e também padrões da sua organização em texto e em discurso. Estes padrões estão associados à sua utilização nos diversos contextos para alcançar finalidades. A apropriação desses padrões faz-se ou consolida-se, de forma geral, pela própria participação nas (sub)comunidades em que são utilizados. A essa dimensão, junta-se uma outra: a aprendizagem explícita proporcionada pela escola. A análise e descrição do discurso serve de base à aprendizagem escolar, relativa ao conhecimento do próprio discurso. Contudo, esta aprendizagem não se circunscreve à capacidade de enunciação das características encontradas e aprendidas. O seu alcance estende-se à própria atuação, ou seja, à concretização na comunidade da utilização da língua. Deste modo, a aprendizagem e as conceptualizações que estão na sua base projetam novamente o discurso para a comunidade. O papel das conceptualizações é, assim, relevante, nas duas dimensões: para construir o conhecimento e para mobilizar esse conhecimento em novas utilizações. O presente livro incide sobre as dimensões referidas: a sistematização ou organização do conhecimento por meio da conceptualização e a análise de concretizações do discurso, em contextos específicos, tendo como finalidade alargar e configurar essa utilização, segundo novas potencialidades.
- Mundos em mudançaPublication . Moutinho, Lurdes de Castro; Gómez Bautista, Alberto; Rebelo, Helena; Salema, Luís; Roberto, Maria Teresa; Osório, Paulo; Coimbra, Rosa Lídia; Lima, Rosa Maria; Flores Pérez, Tamara; TamaraNos dias 20, 21 e 22 de julho de 2022, realizou-se no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal, o Congresso Internacional Mundos em Mudança, que reuniu investigadores de diferentes áreas científicas, Literatura, Linguística e Cultura, com o objetivo de refletirem, em conjunto, sob diversas temáticas, cujo tema agregador foi mundos em mudança. O evento incidiu sobre as causas subjacentes às mudanças que vão ocorrendo nas línguas, nas culturas e no mundo em geral. Este questionamento sobre o papel dessa diversidade na construção do pensamento contemporâneo, a visão do outro e a imagem que cada cultura constrói de si mesma, com os dilemas e desafios que coloca a diversidade linguística e cultural ou o seu desaparecimento, foram também objeto de análise neste encontro, já que nos devem merecer uma atenção permanente e aprofundada. O volume inclui textos de duas conferências e de diversas comunicações orais após terem sido submetidos a uma revisão científica cega por pares. As temáticas abordadas situam-se nos domínios da Linguística, da Literatura, da Cultura ou de outras áreas relacionadas.
- História do português brasileiro: trajetórias e perspectivasPublication . Martins, Marco; Coelho, Izete; Osório, Paulo; PauloEsta coletânea reúne temas relacionados com a história linguística e sociocultural do Português Brasileiro, considerando aspetos relacionados com o desenvolvimento sócio-histórico do português do/no Brasil. A publicação traz a público o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Projeto 3 – “História do português brasileiro: desde a Europa até a América” – da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL).
- Leitura digital ou em papel?: efeitos do suporte na compreensãoPublication . Costa, Armanda; Falé, Isabel; Direção Geral de EducaçãoA discussão sobre o que se lê e quanto se lê, sobre o como se lê e que vantagens se tira do suporte de leitura, dificilmente conduz a consensos. É que ler é uma atividade de uma complexidade cognitiva alta, as tarefas de leitura são diversas como são os objetivos que as guiam, os materiais de leitura são muito distintos entre si. E a sociedade atual, com os seus avanços tecnológicos, muda inelutavelmente os contextos de leitura onde quatro variáveis interagem para introduzir uma imensa variabilidade nas apreciações sobre a leitura hoje: Leitor, Texto, Tarefa de Leitura e Contexto.
- Vozes que moldam Abril: os discursos presidenciais na celebração da RevoluçãoPublication . Marques, Maria Aldina; Ramos, Rui; Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Pinto, Rosalice; Seara, Isabel; RosaliceVozes que moldam Abril pretende assinalar o cinquentenário de Abril, na atenção aos discursos presidenciais comemorativos da Revolução. A pertinência e importância desta investigação de base linguística assenta no pressuposto de que os discursos não são mero espelho do mundo, transparentes, antes são modos particulares de o construir. Não se pode dissociar o que o Presidente diz dos modos (linguísticos, discursivos) como o diz, dos contextos em que o diz. Analisar como são construídos os discursos presidenciais de celebração do 25 de Abril é um contributo fundamental para a compreensão dos usos e funcionamento da língua, mas também da recente História de Portugal.
- Gramática e texto: contextos, usos e propostas didáticasPublication . Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, HelenaEntre 18 e 20 de novembro de 2021, realizou-se a 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Tratou-se de uma edição em formato virtual, por videoconferência, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19, mas que, ainda assim, mobilizou mais de uma centena de investigadores, de diversos países, que participaram com 59 comunicações livres e 6 sessões coordenadas. Desta vez, lançámos aos participantes o desafio de se enquadrarem num dos seguintes eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto"; "Formas e construções – descrições e perspetivas"; "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais"; "Didática e literacia em Gramática e Texto". Os quatro eixos tiveram uma importante expressão, o que se saldou em três dias de produtiva partilha académica. A GRATO 2021 teve, ainda, o privilégio de contar com três conferências plenárias, proferidas por importantes investigadores das áreas da gramática, do texto e do discurso, respetivamente, Sarah de Vogüé, da Universidade de Paris Nanterre (“Variations sur l’opposition fait / opinion: pour un redéploiement des paramètres énonciatifs impliqués et de leur effets grammaticaux”); Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (“Malditas relativas! O uso das subordinadas relativas e a articulação didática língua e texto”); e Johannes Angermuller, da Open University de Londres (“Subjectivity in Discourse. Interpellating ‘Brexiteers’ and ‘Remoaners’ in UK print media”). O elevado número de participações motivou a publicação de dois volumes de textos selecionados: este que agora se apresenta, com 9 artigos, e um dossiê temático da revista Linha D’Água (36/2), intitulado “Estudos em Gramática, Texto e Discurso”, uma edição de agosto de 2023, com 10 artigos (disponível aqui: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p1-4). A todos os autores agradecemos a confiança depositada em nós para a divulgação do seu trabalho.
- Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didáticaPublication . Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.
- Fonética e fonologia para o ensino do português como língua estrangeiraPublication . Castelo, AdelinaO domínio da fonética e da fonologia de uma língua constitui uma das bases fundamentais para garantir um bom nível de eficácia na aquisição de novo vocabulário, na compreensão oral, na produção oral e até na escrita. Para o professor promover o domínio da fonética e fonologia, nos seus alunos, de forma adequada, deve possuir um conhecimento profundo sobre o funcionamento destas áreas da língua. Este livro dirige-se sobretudo aos professores que ensinam o Português como Língua Estrangeira a aprendentes chineses, visando ser um instrumento de trabalho que facilite a interiorização e a aplicação reflexiva do conhecimento sobre a fonética e a fonologia. Com tal finalidade, inclui: - A descrição sistemática de propriedades da fonética e fonologia do Português Europeu (sons, acento, sílaba e alguns dos processos fonológicos que afectam vogais e consoantes); - A proposta de exercícios para os alunos, mostrando como os conhecimentos descritos podem ser utilizados didacticamente; - Dois glossários com termos técnicos da fonética e da fonologia em português e chinês. O livro, que contou com a colaboração de membros do público-alvo para a sua validação, funciona como um ponto de partida para professores com poucos conhecimentos na área ou como meio de aprofundamento e reflexão para profissionais com alguma formação em fonética e fonologia.
- Os sons que estão dentro das palavras: descrição e Implicações para o ensino do português como língua maternaPublication . Freitas, Maria João; Rodrigues, Celeste; Costa, Teresa; Castelo, AdelinaEm "Os Sons que Estão Dentro das Palavras", procedemos à descrição da unidade gramatical segmento, entendida, nesta publicação, como constituinte fonológico e comummente referida como som da fala. Inicialmente, listamos um conjunto de informações sobre as propriedades intrínsecas dos segmentos identificados no Português europeu padrão e demonstramos a sua natureza gramatical. Em seguida, refletimos sobre o seu funcionamento em diferentes áreas dialetais, a sua aquisição em contexto de língua materna e o seu tratamento em ambiente educativo. Por fim, apresentamos algumas propostas de atividades sobre a unidade gramatical em foco para os vários ciclos de ensino, construídas numa perspetiva de laboratório gramatical.
- Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análisesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla; Barbeiro, CéliaO volume inclui quatro capítulos: "Texto e contexto: Que relações?", de Carlos A. M. Gouveia e Joana Vieira Santos; "Classificações textuais e documentos programáticos de Português", de Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro e Fausto Caels; "Géneros escolares e aprendizagens", de Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels e Paulo Nunes da Silva; e "Reconto e relato: Propostas de análise de narrativas orais em contexto escolar", de Carla Marques e Célia Barbeiro
