Linguística | Livros / Books
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Recent Submissions
- Vozes que moldam Abril: os discursos presidenciais na celebração da RevoluçãoPublication . Marques, Maria Aldina; Ramos, Rui; Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Pinto, Rosalice; Seara, Isabel; RosaliceVozes que moldam Abril pretende assinalar o cinquentenário de Abril, na atenção aos discursos presidenciais comemorativos da Revolução. A pertinência e importância desta investigação de base linguística assenta no pressuposto de que os discursos não são mero espelho do mundo, transparentes, antes são modos particulares de o construir. Não se pode dissociar o que o Presidente diz dos modos (linguísticos, discursivos) como o diz, dos contextos em que o diz. Analisar como são construídos os discursos presidenciais de celebração do 25 de Abril é um contributo fundamental para a compreensão dos usos e funcionamento da língua, mas também da recente História de Portugal.
- Gramática e texto: contextos, usos e propostas didáticasPublication . Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, HelenaEntre 18 e 20 de novembro de 2021, realizou-se a 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Tratou-se de uma edição em formato virtual, por videoconferência, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19, mas que, ainda assim, mobilizou mais de uma centena de investigadores, de diversos países, que participaram com 59 comunicações livres e 6 sessões coordenadas. Desta vez, lançámos aos participantes o desafio de se enquadrarem num dos seguintes eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto"; "Formas e construções – descrições e perspetivas"; "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais"; "Didática e literacia em Gramática e Texto". Os quatro eixos tiveram uma importante expressão, o que se saldou em três dias de produtiva partilha académica. A GRATO 2021 teve, ainda, o privilégio de contar com três conferências plenárias, proferidas por importantes investigadores das áreas da gramática, do texto e do discurso, respetivamente, Sarah de Vogüé, da Universidade de Paris Nanterre (“Variations sur l’opposition fait / opinion: pour un redéploiement des paramètres énonciatifs impliqués et de leur effets grammaticaux”); Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (“Malditas relativas! O uso das subordinadas relativas e a articulação didática língua e texto”); e Johannes Angermuller, da Open University de Londres (“Subjectivity in Discourse. Interpellating ‘Brexiteers’ and ‘Remoaners’ in UK print media”). O elevado número de participações motivou a publicação de dois volumes de textos selecionados: este que agora se apresenta, com 9 artigos, e um dossiê temático da revista Linha D’Água (36/2), intitulado “Estudos em Gramática, Texto e Discurso”, uma edição de agosto de 2023, com 10 artigos (disponível aqui: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p1-4). A todos os autores agradecemos a confiança depositada em nós para a divulgação do seu trabalho.
- Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didáticaPublication . Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.
- Fonética e fonologia para o ensino do português como língua estrangeiraPublication . Castelo, AdelinaO domínio da fonética e da fonologia de uma língua constitui uma das bases fundamentais para garantir um bom nível de eficácia na aquisição de novo vocabulário, na compreensão oral, na produção oral e até na escrita. Para o professor promover o domínio da fonética e fonologia, nos seus alunos, de forma adequada, deve possuir um conhecimento profundo sobre o funcionamento destas áreas da língua. Este livro dirige-se sobretudo aos professores que ensinam o Português como Língua Estrangeira a aprendentes chineses, visando ser um instrumento de trabalho que facilite a interiorização e a aplicação reflexiva do conhecimento sobre a fonética e a fonologia. Com tal finalidade, inclui: - A descrição sistemática de propriedades da fonética e fonologia do Português Europeu (sons, acento, sílaba e alguns dos processos fonológicos que afectam vogais e consoantes); - A proposta de exercícios para os alunos, mostrando como os conhecimentos descritos podem ser utilizados didacticamente; - Dois glossários com termos técnicos da fonética e da fonologia em português e chinês. O livro, que contou com a colaboração de membros do público-alvo para a sua validação, funciona como um ponto de partida para professores com poucos conhecimentos na área ou como meio de aprofundamento e reflexão para profissionais com alguma formação em fonética e fonologia.
- Os sons que estão dentro das palavras: descrição e Implicações para o ensino do português como língua maternaPublication . Freitas, Maria João; Rodrigues, Celeste; Costa, Teresa; Castelo, AdelinaEm "Os Sons que Estão Dentro das Palavras", procedemos à descrição da unidade gramatical segmento, entendida, nesta publicação, como constituinte fonológico e comummente referida como som da fala. Inicialmente, listamos um conjunto de informações sobre as propriedades intrínsecas dos segmentos identificados no Português europeu padrão e demonstramos a sua natureza gramatical. Em seguida, refletimos sobre o seu funcionamento em diferentes áreas dialetais, a sua aquisição em contexto de língua materna e o seu tratamento em ambiente educativo. Por fim, apresentamos algumas propostas de atividades sobre a unidade gramatical em foco para os vários ciclos de ensino, construídas numa perspetiva de laboratório gramatical.
- Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análisesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla; Barbeiro, CéliaO volume inclui quatro capítulos: "Texto e contexto: Que relações?", de Carlos A. M. Gouveia e Joana Vieira Santos; "Classificações textuais e documentos programáticos de Português", de Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro e Fausto Caels; "Géneros escolares e aprendizagens", de Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels e Paulo Nunes da Silva; e "Reconto e relato: Propostas de análise de narrativas orais em contexto escolar", de Carla Marques e Célia Barbeiro
- Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.Publication . Sá, Maria Helena Araújo e; Ambrósio, Susana; Alexandre, Andrea; Almeida, Bárbara; Almenar, Ana; Basílio, Daniel; Bastos, Mónica; Batoréo, Hanna; Cardoso, Inês; Carinhas, Raquel; Carlos, Timóteo; Neves, Alexandra; Doval, Jimena; Faustino, Inês; Ferrari, Lúcia; Freitas, Helena; Gomes, Maria Agostinha; Gonçalves, Maria de Lurdes; Gonçalves, Maria Jacinta; Graça, Luciana; Marialva, Marta; Melo, Sónia Rita; Melo-Pfeifer, Sílvia; Mendes, Pedro; Monteiro, Ana Catarina; Morais, Sónia; Moreira, Elisabete Vaz; Naturra, Barroso Paulo Roque Afonso; Nhacarize, Olga; Oliveira, Álvaro; Pereira, Cristina Baptista; Rodrigues, Brigite; Sila, Teresa; Ussene, AbacarAtravés da rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) ao nível do ensino básico, secundário e superior sob a tutela do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) – pretende assegurar-se o objectivo da promoção da língua portuguesa enquanto desígnio inscrito nas grandes opções estratégicas da política externa portuguesa. A rede interage com comunidades portuguesas e luso-descendentes em diversos países na Europa, na América e em África, proporcionando o acesso à língua e à cultura portuguesa por parte de crianças e jovens e dinamizando, desse modo, comunidades escolares. O livro pretende reflectir sobre as vertentes de investigação e acção nas áreas abrangidas, reunindo 21 testemunhos provenientes de diversas partes do mundo liusófono.
- Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil)Publication . Batoréo, HannaO livro intitulado Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, Aplicações e Diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil), publicado em versão de E-book pela Universidade Aberta, surge a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito do núcleo de investigação do Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM (durante a sua vigência entre 2017 e 2020), ancorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). O livro é constituído por dezassete artigos da autoria de 15 investigadores portugueses, brasileiros e uma pesquisadora polaca, que trabalham no âmbito da área abrangente da Linguagem e Cognição. Segundo esta abordagem teórica, defende-se que a Linguagem é uma capacidade cognitiva humana em interacção com as outras capacidades cognitivas existentes (tais como, por exemplo, a percepção, atenção, memória, etc.), constituindo um meio de conhecimento em ligação com a experiência humana do mundo e abrangendo tanto a linguagem verbal como a não-verbal (p. ex., gestual, pictórica e multimodal). Os trabalhos reunidos focam o estudo da Língua Portuguesa na sua qualidade de uma língua pluricêntrica, observada e analisada em multiplicidade de registos, contextos sociais e culturais diferenciados, bem como níveis e tipos de variação linguística. Dado o carácter luso-brasileiro do grupo de investigadores reunidos, a pesquisa nele desenvolvida centra-se, predominantemente, nas Variedades Dominantes (VD) de carácter nacional: o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). Os dezassete artigos do livro estão organizados em duas partes: uma de carácter teórico e a outra de carácter aplicado. A parte teórica é intitulada Cognição e Linguagem: Propostas e abordagens teóricas e abrange os três primeiros capítulos, num total de oito artigos, que focam a Linguística Cognitiva e a Linguística Cultural, as interligações efectuadas por estas com a Linguística Funcional e a Pragmática Linguística, bem como com a área da Literatura. A segunda parte do livro, de carácter aplicado, tem por título Linguística Cognitiva: Aplicações, Pontes e Diálogos e abrange, igualmente, três capítulos, com nove artigos, que pretendem promover a interacção interdisciplinar não só com outras áreas da Linguística, mas também com a Comunicação Multimodal, Literatura e Tradução. O livro conta, ainda, com a Introdução, da autoria da coordenadora do projecto, e com o Prefácio, este de uma especialista brasileira em Linguística Cognitiva de renome internacional.
- Os "tempos compostos" do sistema verbal portuguêsPublication . Silva, Paulo Nunes daO presente livro tem como objectivo fundamental contribuir para a descrição do funcionamento e da estrutura do sistema verbal do português. Pretende-se problematizar e aprofundar os conceitos de modo, voz, tempo, perspectiva e inclusivamente as noções de pessoa e de número, à luz do Funcionalismo segundo André Martinet. Visa-se, através da descrição exaustiva dos sentidos dos tempos compostos, configurar o seu valor no sistema verbal português e contribuir para uma melhor compreensão desses sintagmas que, talvez por serem erradamente concebidos como um sistema secundário (relativamente ao sistema primário, que seria o dos tempos ditos simples), são normalmente marginalizados em estudos sobre o verbo, mesmo sabendo-se que alguns deles são frequentemente usados no nosso dia a dia (em especial os chamados pretérito mais-que-perfeito composto e pretérito perfeito composto do modo indicativo).
- Tipologias textuais: como classificar textos e sequênciasPublication . Silva, Paulo Nunes daNo presente livro, reflete-se sobre tipologias textuais e sobre os diferentes modos de classificar um texto ou uma sequência textual. A obra define conceitos fundamentais, apresenta sistematizações de diversas classificações textuais e exemplifica muitas dessas classes com textos reais. Destina-se prioritariamente a professores de português do ensino básico e secundário, enquanto material de apoio às atividades letivas e à didatização das aulas.