Linguística | Livros / Books
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- A construção da ordem interaccional na rádio : contributos para uma análise linguística do discurso em interacções verbaisPublication . Almeida, Carla Aurélia deA partir da mobilização do acervo teórico que, no domínio da Linguística, tem vindo a ser construído para conhecer a organização estrutural e as estratégias discursivas que configuram diferentes relações interlocutivas e interactivas, o presente livro propõe-se desenvolver uma análise linguística de interacções verbais na rádio, tomando por referência um conjunto alargado de trocas discursivas entre locutores e ouvintes de cinco programas de rádio nocturnos portugueses. Cruzando os olhares característicos da Linguística com as propostas que os especialistas da Comunicação e da Sociologia têm vindo a desenvolver para o estudo das práticas discursivas, este livro fornece um caminho analítico que poderá interessar a todos aqueles que procuram compreender as interacções verbais. Para esse efeito, o livro salienta as questões teórico-metodológicas subjacentes ao estudo da linguagem em funcionamento, caracteriza as coordenadas genéricas do discurso institucional de rádio, identifica o modo como se constrói a ritualização das práticas discursivas e procede ao estudo das interacções nos seus momentos principais, considerando as sequências de actos de discurso, os rituais verbais e as estratégias discursivas que organizam o fluxo temático das interacções.
- Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.Publication . Sá, Maria Helena Araújo e; Ambrósio, Susana; Alexandre, Andrea; Almeida, Bárbara; Almenar, Ana; Basílio, Daniel; Bastos, Mónica; Batoréo, Hanna; Cardoso, Inês; Carinhas, Raquel; Carlos, Timóteo; Neves, Alexandra; Doval, Jimena; Faustino, Inês; Ferrari, Lúcia; Freitas, Helena; Gomes, Maria Agostinha; Gonçalves, Maria de Lurdes; Gonçalves, Maria Jacinta; Graça, Luciana; Marialva, Marta; Melo, Sónia Rita; Melo-Pfeifer, Sílvia; Mendes, Pedro; Monteiro, Ana Catarina; Morais, Sónia; Moreira, Elisabete Vaz; Naturra, Barroso Paulo Roque Afonso; Nhacarize, Olga; Oliveira, Álvaro; Pereira, Cristina Baptista; Rodrigues, Brigite; Sila, Teresa; Ussene, AbacarAtravés da rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) ao nível do ensino básico, secundário e superior sob a tutela do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) – pretende assegurar-se o objectivo da promoção da língua portuguesa enquanto desígnio inscrito nas grandes opções estratégicas da política externa portuguesa. A rede interage com comunidades portuguesas e luso-descendentes em diversos países na Europa, na América e em África, proporcionando o acesso à língua e à cultura portuguesa por parte de crianças e jovens e dinamizando, desse modo, comunidades escolares. O livro pretende reflectir sobre as vertentes de investigação e acção nas áreas abrangidas, reunindo 21 testemunhos provenientes de diversas partes do mundo liusófono.
- Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didáticaPublication . Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.
- Fonética e fonologia para o ensino do português como língua estrangeiraPublication . Castelo, AdelinaO domínio da fonética e da fonologia de uma língua constitui uma das bases fundamentais para garantir um bom nível de eficácia na aquisição de novo vocabulário, na compreensão oral, na produção oral e até na escrita. Para o professor promover o domínio da fonética e fonologia, nos seus alunos, de forma adequada, deve possuir um conhecimento profundo sobre o funcionamento destas áreas da língua. Este livro dirige-se sobretudo aos professores que ensinam o Português como Língua Estrangeira a aprendentes chineses, visando ser um instrumento de trabalho que facilite a interiorização e a aplicação reflexiva do conhecimento sobre a fonética e a fonologia. Com tal finalidade, inclui: - A descrição sistemática de propriedades da fonética e fonologia do Português Europeu (sons, acento, sílaba e alguns dos processos fonológicos que afectam vogais e consoantes); - A proposta de exercícios para os alunos, mostrando como os conhecimentos descritos podem ser utilizados didacticamente; - Dois glossários com termos técnicos da fonética e da fonologia em português e chinês. O livro, que contou com a colaboração de membros do público-alvo para a sua validação, funciona como um ponto de partida para professores com poucos conhecimentos na área ou como meio de aprofundamento e reflexão para profissionais com alguma formação em fonética e fonologia.
- Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextosPublication . Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Marrengula, Emília; Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Faquir, Osvaldo; Sitoe, MartaA língua constitui-se em discurso ao ser utilizada num contexto. Nessa utilização, procura alcançar objetivos sociocomunicativos ligados aos diferentes campos da atividade humana. Não constitui somente um instrumento, um instrumento de comunicação, mas consiste num elemento estruturante das nossas vivências, configurando e reconfigurando a própria atividade social. Nesta, expressa e constrói o conhecimento, o posicionamento e a atuação do sujeito, em interação com os outros, ou seja, integrado numa comunidade. A comunidade em que o sujeito se integra faculta-lhe o domínio do sistema da língua, oral e escrita, e também padrões da sua organização em texto e em discurso. Estes padrões estão associados à sua utilização nos diversos contextos para alcançar finalidades. A apropriação desses padrões faz-se ou consolida-se, de forma geral, pela própria participação nas (sub)comunidades em que são utilizados. A essa dimensão, junta-se uma outra: a aprendizagem explícita proporcionada pela escola. A análise e descrição do discurso serve de base à aprendizagem escolar, relativa ao conhecimento do próprio discurso. Contudo, esta aprendizagem não se circunscreve à capacidade de enunciação das características encontradas e aprendidas. O seu alcance estende-se à própria atuação, ou seja, à concretização na comunidade da utilização da língua. Deste modo, a aprendizagem e as conceptualizações que estão na sua base projetam novamente o discurso para a comunidade. O papel das conceptualizações é, assim, relevante, nas duas dimensões: para construir o conhecimento e para mobilizar esse conhecimento em novas utilizações. O presente livro incide sobre as dimensões referidas: a sistematização ou organização do conhecimento por meio da conceptualização e a análise de concretizações do discurso, em contextos específicos, tendo como finalidade alargar e configurar essa utilização, segundo novas potencialidades.
- Gramática e texto: contextos, usos e propostas didáticasPublication . Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, HelenaEntre 18 e 20 de novembro de 2021, realizou-se a 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Tratou-se de uma edição em formato virtual, por videoconferência, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19, mas que, ainda assim, mobilizou mais de uma centena de investigadores, de diversos países, que participaram com 59 comunicações livres e 6 sessões coordenadas. Desta vez, lançámos aos participantes o desafio de se enquadrarem num dos seguintes eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto"; "Formas e construções – descrições e perspetivas"; "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais"; "Didática e literacia em Gramática e Texto". Os quatro eixos tiveram uma importante expressão, o que se saldou em três dias de produtiva partilha académica. A GRATO 2021 teve, ainda, o privilégio de contar com três conferências plenárias, proferidas por importantes investigadores das áreas da gramática, do texto e do discurso, respetivamente, Sarah de Vogüé, da Universidade de Paris Nanterre (“Variations sur l’opposition fait / opinion: pour un redéploiement des paramètres énonciatifs impliqués et de leur effets grammaticaux”); Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (“Malditas relativas! O uso das subordinadas relativas e a articulação didática língua e texto”); e Johannes Angermuller, da Open University de Londres (“Subjectivity in Discourse. Interpellating ‘Brexiteers’ and ‘Remoaners’ in UK print media”). O elevado número de participações motivou a publicação de dois volumes de textos selecionados: este que agora se apresenta, com 9 artigos, e um dossiê temático da revista Linha D’Água (36/2), intitulado “Estudos em Gramática, Texto e Discurso”, uma edição de agosto de 2023, com 10 artigos (disponível aqui: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p1-4). A todos os autores agradecemos a confiança depositada em nós para a divulgação do seu trabalho.
- História do português brasileiro: trajetórias e perspectivasPublication . Martins, Marco; Coelho, Izete; Osório, Paulo; PauloEsta coletânea reúne temas relacionados com a história linguística e sociocultural do Português Brasileiro, considerando aspetos relacionados com o desenvolvimento sócio-histórico do português do/no Brasil. A publicação traz a público o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Projeto 3 – “História do português brasileiro: desde a Europa até a América” – da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL).
- L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discoursPublication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle SimõesA obra reúne os textos que foram apresentados no Colóquio Internacional L´implicite dans les langues romanes : langue, texte, discours, que se realizou na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017. Neste volume coligem-se os textos de grande parte dos participantes neste colóquio, colegas, amigos e discípulos da Professora Maria Helena Araújo Carreira, pelo que este volume configura também uma homenagem. A Professora Maria Helena Araújo Carreira é unanimemente respeitada como pilar fundamental nos estudos de língua, literatura e cultura portuguesas, no mundo, tendo sabido superiormente ampliá-los, compará-los e contrastá-los com os estudos em línguas românicas, sendo capaz de reunir pessoas de todas as latitudes que se dedicam a este campo transdisciplinar, como aqui fica inequivocamente testemunhado.
- Leitura digital ou em papel?: efeitos do suporte na compreensãoPublication . Costa, Armanda; Falé, Isabel; Direção Geral de EducaçãoA discussão sobre o que se lê e quanto se lê, sobre o como se lê e que vantagens se tira do suporte de leitura, dificilmente conduz a consensos. É que ler é uma atividade de uma complexidade cognitiva alta, as tarefas de leitura são diversas como são os objetivos que as guiam, os materiais de leitura são muito distintos entre si. E a sociedade atual, com os seus avanços tecnológicos, muda inelutavelmente os contextos de leitura onde quatro variáveis interagem para introduzir uma imensa variabilidade nas apreciações sobre a leitura hoje: Leitor, Texto, Tarefa de Leitura e Contexto.
- Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil)Publication . Batoréo, HannaO livro intitulado Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, Aplicações e Diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil), publicado em versão de E-book pela Universidade Aberta, surge a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito do núcleo de investigação do Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM (durante a sua vigência entre 2017 e 2020), ancorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). O livro é constituído por dezassete artigos da autoria de 15 investigadores portugueses, brasileiros e uma pesquisadora polaca, que trabalham no âmbito da área abrangente da Linguagem e Cognição. Segundo esta abordagem teórica, defende-se que a Linguagem é uma capacidade cognitiva humana em interacção com as outras capacidades cognitivas existentes (tais como, por exemplo, a percepção, atenção, memória, etc.), constituindo um meio de conhecimento em ligação com a experiência humana do mundo e abrangendo tanto a linguagem verbal como a não-verbal (p. ex., gestual, pictórica e multimodal). Os trabalhos reunidos focam o estudo da Língua Portuguesa na sua qualidade de uma língua pluricêntrica, observada e analisada em multiplicidade de registos, contextos sociais e culturais diferenciados, bem como níveis e tipos de variação linguística. Dado o carácter luso-brasileiro do grupo de investigadores reunidos, a pesquisa nele desenvolvida centra-se, predominantemente, nas Variedades Dominantes (VD) de carácter nacional: o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). Os dezassete artigos do livro estão organizados em duas partes: uma de carácter teórico e a outra de carácter aplicado. A parte teórica é intitulada Cognição e Linguagem: Propostas e abordagens teóricas e abrange os três primeiros capítulos, num total de oito artigos, que focam a Linguística Cognitiva e a Linguística Cultural, as interligações efectuadas por estas com a Linguística Funcional e a Pragmática Linguística, bem como com a área da Literatura. A segunda parte do livro, de carácter aplicado, tem por título Linguística Cognitiva: Aplicações, Pontes e Diálogos e abrange, igualmente, três capítulos, com nove artigos, que pretendem promover a interacção interdisciplinar não só com outras áreas da Linguística, mas também com a Comunicação Multimodal, Literatura e Tradução. O livro conta, ainda, com a Introdução, da autoria da coordenadora do projecto, e com o Prefácio, este de uma especialista brasileira em Linguística Cognitiva de renome internacional.
