Linguística | Livros / Books
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- A construção da ordem interaccional na rádio : contributos para uma análise linguística do discurso em interacções verbaisPublication . Almeida, Carla Aurélia deA partir da mobilização do acervo teórico que, no domínio da Linguística, tem vindo a ser construído para conhecer a organização estrutural e as estratégias discursivas que configuram diferentes relações interlocutivas e interactivas, o presente livro propõe-se desenvolver uma análise linguística de interacções verbais na rádio, tomando por referência um conjunto alargado de trocas discursivas entre locutores e ouvintes de cinco programas de rádio nocturnos portugueses. Cruzando os olhares característicos da Linguística com as propostas que os especialistas da Comunicação e da Sociologia têm vindo a desenvolver para o estudo das práticas discursivas, este livro fornece um caminho analítico que poderá interessar a todos aqueles que procuram compreender as interacções verbais. Para esse efeito, o livro salienta as questões teórico-metodológicas subjacentes ao estudo da linguagem em funcionamento, caracteriza as coordenadas genéricas do discurso institucional de rádio, identifica o modo como se constrói a ritualização das práticas discursivas e procede ao estudo das interacções nos seus momentos principais, considerando as sequências de actos de discurso, os rituais verbais e as estratégias discursivas que organizam o fluxo temático das interacções.
- Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.Publication . Sá, Maria Helena Araújo e; Ambrósio, Susana; Alexandre, Andrea; Almeida, Bárbara; Almenar, Ana; Basílio, Daniel; Bastos, Mónica; Batoréo, Hanna; Cardoso, Inês; Carinhas, Raquel; Carlos, Timóteo; Neves, Alexandra; Doval, Jimena; Faustino, Inês; Ferrari, Lúcia; Freitas, Helena; Gomes, Maria Agostinha; Gonçalves, Maria de Lurdes; Gonçalves, Maria Jacinta; Graça, Luciana; Marialva, Marta; Melo, Sónia Rita; Melo-Pfeifer, Sílvia; Mendes, Pedro; Monteiro, Ana Catarina; Morais, Sónia; Moreira, Elisabete Vaz; Naturra, Barroso Paulo Roque Afonso; Nhacarize, Olga; Oliveira, Álvaro; Pereira, Cristina Baptista; Rodrigues, Brigite; Sila, Teresa; Ussene, AbacarAtravés da rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) ao nível do ensino básico, secundário e superior sob a tutela do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) – pretende assegurar-se o objectivo da promoção da língua portuguesa enquanto desígnio inscrito nas grandes opções estratégicas da política externa portuguesa. A rede interage com comunidades portuguesas e luso-descendentes em diversos países na Europa, na América e em África, proporcionando o acesso à língua e à cultura portuguesa por parte de crianças e jovens e dinamizando, desse modo, comunidades escolares. O livro pretende reflectir sobre as vertentes de investigação e acção nas áreas abrangidas, reunindo 21 testemunhos provenientes de diversas partes do mundo liusófono.
- Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didáticaPublication . Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.
- Fonética e fonologia para o ensino do português como língua estrangeiraPublication . Castelo, AdelinaO domínio da fonética e da fonologia de uma língua constitui uma das bases fundamentais para garantir um bom nível de eficácia na aquisição de novo vocabulário, na compreensão oral, na produção oral e até na escrita. Para o professor promover o domínio da fonética e fonologia, nos seus alunos, de forma adequada, deve possuir um conhecimento profundo sobre o funcionamento destas áreas da língua. Este livro dirige-se sobretudo aos professores que ensinam o Português como Língua Estrangeira a aprendentes chineses, visando ser um instrumento de trabalho que facilite a interiorização e a aplicação reflexiva do conhecimento sobre a fonética e a fonologia. Com tal finalidade, inclui: - A descrição sistemática de propriedades da fonética e fonologia do Português Europeu (sons, acento, sílaba e alguns dos processos fonológicos que afectam vogais e consoantes); - A proposta de exercícios para os alunos, mostrando como os conhecimentos descritos podem ser utilizados didacticamente; - Dois glossários com termos técnicos da fonética e da fonologia em português e chinês. O livro, que contou com a colaboração de membros do público-alvo para a sua validação, funciona como um ponto de partida para professores com poucos conhecimentos na área ou como meio de aprofundamento e reflexão para profissionais com alguma formação em fonética e fonologia.
- Gramática e texto: contextos, usos e propostas didáticasPublication . Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, HelenaEntre 18 e 20 de novembro de 2021, realizou-se a 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Tratou-se de uma edição em formato virtual, por videoconferência, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19, mas que, ainda assim, mobilizou mais de uma centena de investigadores, de diversos países, que participaram com 59 comunicações livres e 6 sessões coordenadas. Desta vez, lançámos aos participantes o desafio de se enquadrarem num dos seguintes eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto"; "Formas e construções – descrições e perspetivas"; "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais"; "Didática e literacia em Gramática e Texto". Os quatro eixos tiveram uma importante expressão, o que se saldou em três dias de produtiva partilha académica. A GRATO 2021 teve, ainda, o privilégio de contar com três conferências plenárias, proferidas por importantes investigadores das áreas da gramática, do texto e do discurso, respetivamente, Sarah de Vogüé, da Universidade de Paris Nanterre (“Variations sur l’opposition fait / opinion: pour un redéploiement des paramètres énonciatifs impliqués et de leur effets grammaticaux”); Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (“Malditas relativas! O uso das subordinadas relativas e a articulação didática língua e texto”); e Johannes Angermuller, da Open University de Londres (“Subjectivity in Discourse. Interpellating ‘Brexiteers’ and ‘Remoaners’ in UK print media”). O elevado número de participações motivou a publicação de dois volumes de textos selecionados: este que agora se apresenta, com 9 artigos, e um dossiê temático da revista Linha D’Água (36/2), intitulado “Estudos em Gramática, Texto e Discurso”, uma edição de agosto de 2023, com 10 artigos (disponível aqui: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p1-4). A todos os autores agradecemos a confiança depositada em nós para a divulgação do seu trabalho.
- L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discoursPublication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle SimõesA obra reúne os textos que foram apresentados no Colóquio Internacional L´implicite dans les langues romanes : langue, texte, discours, que se realizou na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017. Neste volume coligem-se os textos de grande parte dos participantes neste colóquio, colegas, amigos e discípulos da Professora Maria Helena Araújo Carreira, pelo que este volume configura também uma homenagem. A Professora Maria Helena Araújo Carreira é unanimemente respeitada como pilar fundamental nos estudos de língua, literatura e cultura portuguesas, no mundo, tendo sabido superiormente ampliá-los, compará-los e contrastá-los com os estudos em línguas românicas, sendo capaz de reunir pessoas de todas as latitudes que se dedicam a este campo transdisciplinar, como aqui fica inequivocamente testemunhado.
- Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil)Publication . Batoréo, HannaO livro intitulado Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, Aplicações e Diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil), publicado em versão de E-book pela Universidade Aberta, surge a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito do núcleo de investigação do Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM (durante a sua vigência entre 2017 e 2020), ancorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). O livro é constituído por dezassete artigos da autoria de 15 investigadores portugueses, brasileiros e uma pesquisadora polaca, que trabalham no âmbito da área abrangente da Linguagem e Cognição. Segundo esta abordagem teórica, defende-se que a Linguagem é uma capacidade cognitiva humana em interacção com as outras capacidades cognitivas existentes (tais como, por exemplo, a percepção, atenção, memória, etc.), constituindo um meio de conhecimento em ligação com a experiência humana do mundo e abrangendo tanto a linguagem verbal como a não-verbal (p. ex., gestual, pictórica e multimodal). Os trabalhos reunidos focam o estudo da Língua Portuguesa na sua qualidade de uma língua pluricêntrica, observada e analisada em multiplicidade de registos, contextos sociais e culturais diferenciados, bem como níveis e tipos de variação linguística. Dado o carácter luso-brasileiro do grupo de investigadores reunidos, a pesquisa nele desenvolvida centra-se, predominantemente, nas Variedades Dominantes (VD) de carácter nacional: o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). Os dezassete artigos do livro estão organizados em duas partes: uma de carácter teórico e a outra de carácter aplicado. A parte teórica é intitulada Cognição e Linguagem: Propostas e abordagens teóricas e abrange os três primeiros capítulos, num total de oito artigos, que focam a Linguística Cognitiva e a Linguística Cultural, as interligações efectuadas por estas com a Linguística Funcional e a Pragmática Linguística, bem como com a área da Literatura. A segunda parte do livro, de carácter aplicado, tem por título Linguística Cognitiva: Aplicações, Pontes e Diálogos e abrange, igualmente, três capítulos, com nove artigos, que pretendem promover a interacção interdisciplinar não só com outras áreas da Linguística, mas também com a Comunicação Multimodal, Literatura e Tradução. O livro conta, ainda, com a Introdução, da autoria da coordenadora do projecto, e com o Prefácio, este de uma especialista brasileira em Linguística Cognitiva de renome internacional.
- Linguística portuguesa: abordagem cognitivaPublication . Batoréo, HannaTendo em conta as novas imagens do ser humano e das relações interpessoais que, sobretudo na última década, têm emergido das Ciências Cognitivas, pretende promover-se um debate interdisciplinar sobre as profundas e rápidas mudanças verificadas na compreensão do ser humano, na sua actividade linguística e nas relações interpessoais. Disciplinas como as neurociências, a inteligência artificial, a psicologia cognitiva e a Linguística Cognitiva têm sido objecto de intensos debates, tendo como ponto de convergência a tentativa de compreender as raízes biológicas do comportamento humano, do ponto de vista individual e social, bem como as influências que as Ciências Cognitivas têm exercido sobre questões e actividades tão centrais como a ciência, a ética, a religião, a arte, etc. Na sequência do enquadramento teórico acima esboçado, surge um novo paradigma de estudos linguísticos: a Linguística Cognitiva, entendida como uma abordagem da linguagem, perspectivada como veículo de conhecimento e em conexão com a experiência humana do mundo. Neste caso, as unidades e as estruturas da linguagem são estudadas, não na sua qualidade de entidades autónomas (como acontece na Linguística pós-saussureana quer estrutural quer generativa), mas como se fossem manifestações de: (i) capacidades cognitivas gerais; (ii) organização conceptual; (iii) princípios de categorização; (iv) mecanismos de processamento; (v) mecanismos de experiência cultural, social e individual. Tendo por área de estudo a Língua Portuguesa, no presente trabalho que se enquadra na Linguística Cognitiva, serão destacadas as seguintes vertentes: (i) Características da categorização linguística (prototipicidade, polissemia, modelos cognitivos, metáfora conceptual, imagens mentais); (ii) A interface conceptual entre sintaxe e semântica; (iii) A base pragmática ligada à experiência da linguagem-em-uso; (iv) A relação entre linguagem e pensamento; (v) O relativismo e os universais conceptuais. Especial destaque é dado ao estudo da expressão dos afectos em casos como a expressão do poder e a metaforização da guerra.
- Manual de introdução aos estudos linguísticosPublication . Silva, Paulo Nunes daO Manual de Introdução aos Estudos Linguísticos constitui uma introdução à Linguística e foi redigido como recurso para a unidade curricular de Introdução aos Estudos Linguísticos. Nesse sentido, inclui reflexões acerca de temas centrais no âmbito desta área disciplinar, desde a emergência da Linguística aos diversos níveis de análise.
- Manual de técnicas de expressão e comunicação IIPublication . Silva, Paulo Nunes daO “Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação II” foi inicialmente redigido em 2007 para servir de apoio ao estudo da unidade curricular (uc) indicada no título e lecionada na Universidade Aberta (a versão disponibilizada é de 2012). O recurso educativo procurou aliar reflexões teóricas sobre conceitos e práticas comunicativas (cf. caps. 1, 2 e 5) a uma dimensão eminentemente prática que incidisse na melhoria da escrita de textos argumentativos por parte dos estudantes (cf. caps. 3 e 4), em particular a nível da correta e adequada conceção e estruturação dos textos deste tipo, dado que são frequentemente solicitados aos estudantes em trabalhos escritos ou em provas de avaliação no ensino superior. Os principais conteúdos abordados são os seguintes: 1. Os modelos comunicacionais da Escola Processual (Shannon e Weaver, Jakobson) e da Escola Semiótica (Peirce, Ogden e Richards, Saussure, Watzlawick) e o modelo cognitivo de Sperber e Wilson (2001); 2. As máximas conversacionais de Grice (1975); 3. A escrita de textos académicos argumentativos (segundo as propostas de Gourmelin e Guédon 1993); 4. As regras de Netiquette (de acordo com Shea 1994); 5. Reflexões sobre modos e géneros literários e os horizontes de expectativa que estas categorias geram nos leitores antes mesmo de iniciarem a leitura dos textos.