Linguística | Livros / Books
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- Os "tempos compostos" do sistema verbal portuguêsPublication . Silva, Paulo Nunes daO presente livro tem como objectivo fundamental contribuir para a descrição do funcionamento e da estrutura do sistema verbal do português. Pretende-se problematizar e aprofundar os conceitos de modo, voz, tempo, perspectiva e inclusivamente as noções de pessoa e de número, à luz do Funcionalismo segundo André Martinet. Visa-se, através da descrição exaustiva dos sentidos dos tempos compostos, configurar o seu valor no sistema verbal português e contribuir para uma melhor compreensão desses sintagmas que, talvez por serem erradamente concebidos como um sistema secundário (relativamente ao sistema primário, que seria o dos tempos ditos simples), são normalmente marginalizados em estudos sobre o verbo, mesmo sabendo-se que alguns deles são frequentemente usados no nosso dia a dia (em especial os chamados pretérito mais-que-perfeito composto e pretérito perfeito composto do modo indicativo).
- Linguística portuguesa: abordagem cognitivaPublication . Batoréo, HannaTendo em conta as novas imagens do ser humano e das relações interpessoais que, sobretudo na última década, têm emergido das Ciências Cognitivas, pretende promover-se um debate interdisciplinar sobre as profundas e rápidas mudanças verificadas na compreensão do ser humano, na sua actividade linguística e nas relações interpessoais. Disciplinas como as neurociências, a inteligência artificial, a psicologia cognitiva e a Linguística Cognitiva têm sido objecto de intensos debates, tendo como ponto de convergência a tentativa de compreender as raízes biológicas do comportamento humano, do ponto de vista individual e social, bem como as influências que as Ciências Cognitivas têm exercido sobre questões e actividades tão centrais como a ciência, a ética, a religião, a arte, etc. Na sequência do enquadramento teórico acima esboçado, surge um novo paradigma de estudos linguísticos: a Linguística Cognitiva, entendida como uma abordagem da linguagem, perspectivada como veículo de conhecimento e em conexão com a experiência humana do mundo. Neste caso, as unidades e as estruturas da linguagem são estudadas, não na sua qualidade de entidades autónomas (como acontece na Linguística pós-saussureana quer estrutural quer generativa), mas como se fossem manifestações de: (i) capacidades cognitivas gerais; (ii) organização conceptual; (iii) princípios de categorização; (iv) mecanismos de processamento; (v) mecanismos de experiência cultural, social e individual. Tendo por área de estudo a Língua Portuguesa, no presente trabalho que se enquadra na Linguística Cognitiva, serão destacadas as seguintes vertentes: (i) Características da categorização linguística (prototipicidade, polissemia, modelos cognitivos, metáfora conceptual, imagens mentais); (ii) A interface conceptual entre sintaxe e semântica; (iii) A base pragmática ligada à experiência da linguagem-em-uso; (iv) A relação entre linguagem e pensamento; (v) O relativismo e os universais conceptuais. Especial destaque é dado ao estudo da expressão dos afectos em casos como a expressão do poder e a metaforização da guerra.
- Manual de introdução aos estudos linguísticosPublication . Silva, Paulo Nunes daO Manual de Introdução aos Estudos Linguísticos constitui uma introdução à Linguística e foi redigido como recurso para a unidade curricular de Introdução aos Estudos Linguísticos. Nesse sentido, inclui reflexões acerca de temas centrais no âmbito desta área disciplinar, desde a emergência da Linguística aos diversos níveis de análise.
- Os sons que estão dentro das palavras: descrição e Implicações para o ensino do português como língua maternaPublication . Freitas, Maria João; Rodrigues, Celeste; Costa, Teresa; Castelo, AdelinaEm "Os Sons que Estão Dentro das Palavras", procedemos à descrição da unidade gramatical segmento, entendida, nesta publicação, como constituinte fonológico e comummente referida como som da fala. Inicialmente, listamos um conjunto de informações sobre as propriedades intrínsecas dos segmentos identificados no Português europeu padrão e demonstramos a sua natureza gramatical. Em seguida, refletimos sobre o seu funcionamento em diferentes áreas dialetais, a sua aquisição em contexto de língua materna e o seu tratamento em ambiente educativo. Por fim, apresentamos algumas propostas de atividades sobre a unidade gramatical em foco para os vários ciclos de ensino, construídas numa perspetiva de laboratório gramatical.
- Manual de técnicas de expressão e comunicação IIPublication . Silva, Paulo Nunes daO “Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação II” foi inicialmente redigido em 2007 para servir de apoio ao estudo da unidade curricular (uc) indicada no título e lecionada na Universidade Aberta (a versão disponibilizada é de 2012). O recurso educativo procurou aliar reflexões teóricas sobre conceitos e práticas comunicativas (cf. caps. 1, 2 e 5) a uma dimensão eminentemente prática que incidisse na melhoria da escrita de textos argumentativos por parte dos estudantes (cf. caps. 3 e 4), em particular a nível da correta e adequada conceção e estruturação dos textos deste tipo, dado que são frequentemente solicitados aos estudantes em trabalhos escritos ou em provas de avaliação no ensino superior. Os principais conteúdos abordados são os seguintes: 1. Os modelos comunicacionais da Escola Processual (Shannon e Weaver, Jakobson) e da Escola Semiótica (Peirce, Ogden e Richards, Saussure, Watzlawick) e o modelo cognitivo de Sperber e Wilson (2001); 2. As máximas conversacionais de Grice (1975); 3. A escrita de textos académicos argumentativos (segundo as propostas de Gourmelin e Guédon 1993); 4. As regras de Netiquette (de acordo com Shea 1994); 5. Reflexões sobre modos e géneros literários e os horizontes de expectativa que estas categorias geram nos leitores antes mesmo de iniciarem a leitura dos textos.
- Tipologias textuais: como classificar textos e sequênciasPublication . Silva, Paulo Nunes daNo presente livro, reflete-se sobre tipologias textuais e sobre os diferentes modos de classificar um texto ou uma sequência textual. A obra define conceitos fundamentais, apresenta sistematizações de diversas classificações textuais e exemplifica muitas dessas classes com textos reais. Destina-se prioritariamente a professores de português do ensino básico e secundário, enquanto material de apoio às atividades letivas e à didatização das aulas.
- A construção da ordem interaccional na rádio : contributos para uma análise linguística do discurso em interacções verbaisPublication . Almeida, Carla Aurélia deA partir da mobilização do acervo teórico que, no domínio da Linguística, tem vindo a ser construído para conhecer a organização estrutural e as estratégias discursivas que configuram diferentes relações interlocutivas e interactivas, o presente livro propõe-se desenvolver uma análise linguística de interacções verbais na rádio, tomando por referência um conjunto alargado de trocas discursivas entre locutores e ouvintes de cinco programas de rádio nocturnos portugueses. Cruzando os olhares característicos da Linguística com as propostas que os especialistas da Comunicação e da Sociologia têm vindo a desenvolver para o estudo das práticas discursivas, este livro fornece um caminho analítico que poderá interessar a todos aqueles que procuram compreender as interacções verbais. Para esse efeito, o livro salienta as questões teórico-metodológicas subjacentes ao estudo da linguagem em funcionamento, caracteriza as coordenadas genéricas do discurso institucional de rádio, identifica o modo como se constrói a ritualização das práticas discursivas e procede ao estudo das interacções nos seus momentos principais, considerando as sequências de actos de discurso, os rituais verbais e as estratégias discursivas que organizam o fluxo temático das interacções.
- Fonética e fonologia para o ensino do português como língua estrangeiraPublication . Castelo, AdelinaO domínio da fonética e da fonologia de uma língua constitui uma das bases fundamentais para garantir um bom nível de eficácia na aquisição de novo vocabulário, na compreensão oral, na produção oral e até na escrita. Para o professor promover o domínio da fonética e fonologia, nos seus alunos, de forma adequada, deve possuir um conhecimento profundo sobre o funcionamento destas áreas da língua. Este livro dirige-se sobretudo aos professores que ensinam o Português como Língua Estrangeira a aprendentes chineses, visando ser um instrumento de trabalho que facilite a interiorização e a aplicação reflexiva do conhecimento sobre a fonética e a fonologia. Com tal finalidade, inclui: - A descrição sistemática de propriedades da fonética e fonologia do Português Europeu (sons, acento, sílaba e alguns dos processos fonológicos que afectam vogais e consoantes); - A proposta de exercícios para os alunos, mostrando como os conhecimentos descritos podem ser utilizados didacticamente; - Dois glossários com termos técnicos da fonética e da fonologia em português e chinês. O livro, que contou com a colaboração de membros do público-alvo para a sua validação, funciona como um ponto de partida para professores com poucos conhecimentos na área ou como meio de aprofundamento e reflexão para profissionais com alguma formação em fonética e fonologia.
- L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discoursPublication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle SimõesA obra reúne os textos que foram apresentados no Colóquio Internacional L´implicite dans les langues romanes : langue, texte, discours, que se realizou na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017. Neste volume coligem-se os textos de grande parte dos participantes neste colóquio, colegas, amigos e discípulos da Professora Maria Helena Araújo Carreira, pelo que este volume configura também uma homenagem. A Professora Maria Helena Araújo Carreira é unanimemente respeitada como pilar fundamental nos estudos de língua, literatura e cultura portuguesas, no mundo, tendo sabido superiormente ampliá-los, compará-los e contrastá-los com os estudos em línguas românicas, sendo capaz de reunir pessoas de todas as latitudes que se dedicam a este campo transdisciplinar, como aqui fica inequivocamente testemunhado.
- Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.Publication . Sá, Maria Helena Araújo e; Ambrósio, Susana; Alexandre, Andrea; Almeida, Bárbara; Almenar, Ana; Basílio, Daniel; Bastos, Mónica; Batoréo, Hanna; Cardoso, Inês; Carinhas, Raquel; Carlos, Timóteo; Neves, Alexandra; Doval, Jimena; Faustino, Inês; Ferrari, Lúcia; Freitas, Helena; Gomes, Maria Agostinha; Gonçalves, Maria de Lurdes; Gonçalves, Maria Jacinta; Graça, Luciana; Marialva, Marta; Melo, Sónia Rita; Melo-Pfeifer, Sílvia; Mendes, Pedro; Monteiro, Ana Catarina; Morais, Sónia; Moreira, Elisabete Vaz; Naturra, Barroso Paulo Roque Afonso; Nhacarize, Olga; Oliveira, Álvaro; Pereira, Cristina Baptista; Rodrigues, Brigite; Sila, Teresa; Ussene, AbacarAtravés da rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) ao nível do ensino básico, secundário e superior sob a tutela do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) – pretende assegurar-se o objectivo da promoção da língua portuguesa enquanto desígnio inscrito nas grandes opções estratégicas da política externa portuguesa. A rede interage com comunidades portuguesas e luso-descendentes em diversos países na Europa, na América e em África, proporcionando o acesso à língua e à cultura portuguesa por parte de crianças e jovens e dinamizando, desse modo, comunidades escolares. O livro pretende reflectir sobre as vertentes de investigação e acção nas áreas abrangidas, reunindo 21 testemunhos provenientes de diversas partes do mundo liusófono.