Browsing by Issue Date, starting with "2012-12"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Cartografia, imagologia e mapas antropomórficos : a imagem geográfica como ponto de encontro entre ciência e imaginárioPublication . Dias, Isabel de BarrosEstudo que começa por considerar a cartografia enquanto espaço polifónico, misto de Ciência e de Imaginário, passível de integrar e de veicular uma ampla e variada profundidade semântica. Num segundo momento é ponderada a representação de figuras humanas em mapas, o que inclui, tanto as imagens estereotipadas e estandardizadas - especialmente significativas em termos imagológicos -, como o nível mais idiossincrático da iconografia dos chamados «mapas antropomórficos». Defende-se que a sobreposição de figuras humanas a mapas deve ser entendida no domínio mais alargado de uma estrutura do Imaginário dominada pela noção de «terra-mãe» e no quadro dos múltiplos vetores que refletem esta ideia profundamente arreigada na mente humana.
- As TIC no contexto educativo portuguêsPublication . Henriques, Susana; Moreira, J. António; Fombona, Javier; Barros, Daniela Melaré VieiraConhecer e compreender o percurso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo português torna-se necessário para facilitar a compreensão e as tendências de uso das TIC como proposta pedagógica. Esta foi a principal questão que orientou a organização deste artigo. Este estudo teórico enquadra-se no Projeto Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação, PETI, projeto de uma das linhas de investigação no âmbito do doutoramento em Educação da Universidade Aberta em Lisboa. O texto é uma visão panorâmica e ampla da situação atual do tema em Portugal, cujo objetivo passa por deixar à comunidade acadêmica indicações sobre o desenvolvimento das TIC na educação escolar portuguesa, além de fundamentar um espaço de discussão de alguns dos projetos de investigação de mestrado em desenvolvimento dentro do projeto PETI. Este artigo encontra-se estruturado a partir da clarificação de conceitos e da caracterização e evolução panorâmica das TIC no contexto educativo português para, seguidamente, se problematizarem os seus aspetos e impactos sociais. No sentido de procurar evidência empírica acerca da relevância desta problemática apresentamos neste estudo teórico, análise realizada aos trabalhos acadêmicos disponíveis em repositórios abertos de universidades portuguesas. Esta análise teve como enfoque os trabalhos centrados no estudo destas temáticas.
- Redes sociais e escola : antagonismo ou convergência?Publication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaEsta comunicação insere-se numa investigação que procura estudar a influência que uma comunidade de aprendizagem online, para alunos e professores do ensino secundário, em Portugal, pode ter enquanto elemento facilitador da aprendizagem dos alunos, com efeitos na formação de aprendentes ao longo da vida. Analisamos os dados recolhidos num questionário online, enviado a todos os membros. Emergem como determinantes na sustentação destas comunidades factores relacionados com o enriquecimento pessoal, expressos na valorização do acesso a oportunidades de aprendizagem únicas, assentes na curiosidade científica dos membros. A comunidade constitui-se como espaço de aprendizagem adequado para o desenvolvimento e cultivo do gosto por comunicar em torno de conteúdo científico e, por essa via, adequada para a formação de aprendentes ao longo da vida; dimensão essencial e que, do nosso ponto de vista, a escola não cumpre.
- Recensão crítica : Transports : mélanges offerts à Joël ThomasPublication . Dias, Isabel de Barros
- A construção da ordem interaccional na rádio : contributos para uma análise linguística do discurso em interacções verbaisPublication . Almeida, Carla Aurélia deA partir da mobilização do acervo teórico que, no domínio da Linguística, tem vindo a ser construído para conhecer a organização estrutural e as estratégias discursivas que configuram diferentes relações interlocutivas e interactivas, o presente livro propõe-se desenvolver uma análise linguística de interacções verbais na rádio, tomando por referência um conjunto alargado de trocas discursivas entre locutores e ouvintes de cinco programas de rádio nocturnos portugueses. Cruzando os olhares característicos da Linguística com as propostas que os especialistas da Comunicação e da Sociologia têm vindo a desenvolver para o estudo das práticas discursivas, este livro fornece um caminho analítico que poderá interessar a todos aqueles que procuram compreender as interacções verbais. Para esse efeito, o livro salienta as questões teórico-metodológicas subjacentes ao estudo da linguagem em funcionamento, caracteriza as coordenadas genéricas do discurso institucional de rádio, identifica o modo como se constrói a ritualização das práticas discursivas e procede ao estudo das interacções nos seus momentos principais, considerando as sequências de actos de discurso, os rituais verbais e as estratégias discursivas que organizam o fluxo temático das interacções.
- Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário onlinePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, VaniO presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.
- Introdução ao direito administrativo: aula finalPublication . Fontes, José
- Introdução ao direito administrativo: aula de apresentação 1Publication . Fontes, José
- As interações na tutoria: um estudo de casoPublication . Cavaco, Teotónio Paulo de Jesus; Morgado, LinaO nosso tempo é caracterizado por um acelerado processo de transformações e de mudanças, algumas com profundas incidências sobre a existência e sobre o futuro, não só da pessoa humana, como das sociedades, em geral. O conceito de mudança surge-nos como fundamental para a interpretação do mundo em que vivemos, no qual a imprevisibilidade (por vezes o caos) e a globalização, a partir de uma nova ordem científica e tecnológica, implicam necessariamente novas abordagens, sobretudo ao nível do âmbito relacional e social. Afigura-se-nos assim essencial estudarmos a necessidade de adaptação da educação e da formação a estas novas realidades, aquilatarmos como os novos contextos de comunicação e interação obrigam a reequacionar e a adaptar papéis e funções de diferentes atores, assim como utilizar algumas variáveis, tais como “espaço” e “tempo”, no sentido de procurarmos (re)definir as funções do Tutor. Acreditamos no enorme potencial da Tutoria para a melhoria, quer do processo de ensino e aprendizagem, quer da prática relacional em ambientes educacionais, bem como na definição de uma nova cultura escolar/cultura de escola. Assim, a partir de um estudo de caso, procurámos definir o perfil do Tutor em contextos educativos diversos, na especificidade desses contextos e na diversidade dos seus intervenientes, através do conhecimento das principais dificuldades sentidas e registadas. Além da identificação dos papéis e funções que correspondem ao desempenho do Tutor, foi nossa intenção relevar o estudo das interações desenvolvidas, através das diferentes práticas tutoriais identificadas.
- A festa a Nossa Senhora dos Altos Céus e as danças tradicionais da Lousa : o valor da cultura de um povo, a força da sua identidade, coesão social e economia da cultura perante a era da globalizaçãoPublication . Francisco, Helena Maria de Matos Gregório Vicente; Ribeiro, José da SilvaO grande objetivo deste trabalho, do ponto de vista antropológico, consiste em fazer chegar a um público geral o resultado de todas as investigações relacionadas com o conjunto de práticas performativas e comportamentos rituais próprios da aldeia da Lousa no distrito de Castelo Branco. Estudamos, por isso, um contexto específico, uma festa realizada todos os terceiros domingos de Maio, condição premente desde a data a que remonta uma lenda que justifica a sua realização. Neste caso específico de estudo, a vida quotidiana da Lousa apresenta-se à margem destes rituais que congregam o corpo comunitário uma vez por ano. Essa festa envolve um conjunto de práticas distintas de carácter religioso e pagão. Estes dois elementos fundem-se num só, onde o objetivo primeiro é presentear a Santa padroeira por um favor concedido em tempos áureos relacionado com a referida lenda. Todas estas práticas pautam-se por um tom profundamente religioso e ritualista pouco usual no nosso país. A tese relata a experiência prática de um grupo de cidadãos que teimam em manter viva a tradição, seguindo fielmente o que lhes foi ensinado e transmitido através do tempo, estabelecendo, assim, uma relação entre o seu padrão identitário, e a valorização da sua cultura, que passa por uma perspetiva espontânea e natural, por assim dizer, para uma perspectiva Cultural. Estudar estes rituais é perceber a comunidade na sua essência e fora dos padrões comuns, é entendê-la associada a um modo de vida mais puro que existiu e que ainda teima em subsistir. Assim, consideramos pertinente referir que a nossa preocupação passa por colocar em evidência para futura reflexão o risco de se perderem estas práticas locais, face a um pensamento dominante e homogéneo. Atravessamos, assim, uma fase profundamente materialista fazendo com que os interesses economicistas dominem todas as tendências existencialistas e todos os setores sejam, inevitavelmente, afetados por este novo modo de pensar, nomeadamente a cultura.