Browsing by Issue Date, starting with "2012-12-10"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As interações na tutoria: um estudo de casoPublication . Cavaco, Teotónio Paulo de Jesus; Morgado, LinaO nosso tempo é caracterizado por um acelerado processo de transformações e de mudanças, algumas com profundas incidências sobre a existência e sobre o futuro, não só da pessoa humana, como das sociedades, em geral. O conceito de mudança surge-nos como fundamental para a interpretação do mundo em que vivemos, no qual a imprevisibilidade (por vezes o caos) e a globalização, a partir de uma nova ordem científica e tecnológica, implicam necessariamente novas abordagens, sobretudo ao nível do âmbito relacional e social. Afigura-se-nos assim essencial estudarmos a necessidade de adaptação da educação e da formação a estas novas realidades, aquilatarmos como os novos contextos de comunicação e interação obrigam a reequacionar e a adaptar papéis e funções de diferentes atores, assim como utilizar algumas variáveis, tais como “espaço” e “tempo”, no sentido de procurarmos (re)definir as funções do Tutor. Acreditamos no enorme potencial da Tutoria para a melhoria, quer do processo de ensino e aprendizagem, quer da prática relacional em ambientes educacionais, bem como na definição de uma nova cultura escolar/cultura de escola. Assim, a partir de um estudo de caso, procurámos definir o perfil do Tutor em contextos educativos diversos, na especificidade desses contextos e na diversidade dos seus intervenientes, através do conhecimento das principais dificuldades sentidas e registadas. Além da identificação dos papéis e funções que correspondem ao desempenho do Tutor, foi nossa intenção relevar o estudo das interações desenvolvidas, através das diferentes práticas tutoriais identificadas.